Score de crédito: o que é e como usá-lo

Score de crédito: o que é e como usá-lo O que %C3%A9 score de cr%C3%A9dito Saiba porque ele %C3%A9 importante 1280x720 1

Você certamente já ouviu o termo “score de crédito”, “Serasa score” ou algo parecido. Mas você sabe o que ele significa ou como ele funciona? Quando você solicita aquele tão sonhado cartão de crédito que vai te dar acesso a salas vip e gerar muitas milhas, a administradora do cartão pode aceitar ou recusar seu pedido. Entenda como isso é feito e veja como aumentar as suas chances de ser aprovado neste post.

O que é o Score de crédito?

O score é uma pontuação que varia entre 0 e 1.000 que indica a probabilidade de um consumidor pagar suas contas em dia. Essa métrica é utilizada por órgãos de proteção ao crédito que auxiliam as instituições financeiras a traçarem o perfil de risco de um determinado cliente. No Brasil, as principais empresas autorizadas pelo Banco Central a fazerem essa análise de dados são Serasa Experian e Boa Vista SCPC.

Em termos práticos, o score é como se fosse uma nota da sua vida financeira. Quanto maior for o seu score, maiores são as chances de você honrar seus compromissos financeiros. E, quanto menor ele for, maior será a probabilidade de você não cumpri-los. Mas calma, se o seu score estiver baixo, isso não quer dizer que você seja caloteiro ou algo desse tipo, mas a empresa pode ver você como um devedor de maior risco e lhe impor juros mais altos.

Como o Score de crédito é calculado?

Existem muitos mitos na internet sobre como a Serasa e a Boa Vista SCPC calculam o score das pessoas. A verdade é que a pontuação é um cálculo estatístico que se baseia nas informações que cada órgão possui sobre o consumidor como dados cadastrais e comportamentais. É importante saber que cada órgão utiliza fórmulas estatísticas e bancos de dados distintos, então é normal que o seu score na Serasa seja diferente do que score na Boa Vista, por exemplo.

Dentre as informações comportamentais, são levadas em consideração os hábitos financeiros do consumidor tais como regularidade dos pagamentos dentro da data de vencimento, grau de relacionamento com o mercado, número de serviços financeiros contratados, participação societária em empresas e outros fatores.

As empresas não informam ao consumidor em detalhes como calculam as notas, mas relatam os critérios que são considerados. Em caso de score baixo, por exemplo, o usuário pode questionar se é devido a uma dívida em aberto, frequência de pagamentos feitos com atraso ou ausência de mais dados positivos.

Como consulto o meu Score de crédito?

A consulta ao seu score de crédito é grátis e pode ser feita mediante um cadastro simples nos sites da Serasa Consumidor e da Boa Vista SCPC. Além dos sites, é possível também consultar pelos respectivos aplicativos para celular dos órgãos. É importante saber que não há cobrança para consultar o score e tampouco é possível aumentá-lo mediante pagamento. Caso receba algum e-mail ou SMS com informações nesse sentido, desconsidere pois trata-se de uma tentativa de fraude.

O score é dinâmico e leva em consideração os dados disponíveis na base de dados das empresas no momento da consulta. Caso você tenha dívidas em seu nome e tenha o hábito de pagar suas contas com atraso, uma mudança em seu comportamento financeiro não irá refletir de imediato em seu score. A evolução acontece de forma gradual na medida em que o mercado financeiro volta a confiar no seu compromisso em honrar seus pagamentos em dia.

Score de crédito: o que é e como usá-lo Aumentar Score de cr%C3%A9dito 2019

No Brasil, a pontuação do score é dividido em três faixas:

Score entre 701 e 1.000 pontos: Baixo risco de inadimplência

Score entre 301 e 700 pontos: Médio risco de inadimplência

Score entre 0 e 300 pontos: Alto risco de inadimplência

E aí, quer saber como ter um bom score de crédito? Clique aqui e confira 7 dias

Fonte: Melhores destinos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *