Municípios já podem solicitar ônibus Iveco pelo programa Caminhos da Escola

0

O programa Caminhos da Escola, do Governo Federal, anunciou os resultados da licitação para entrega de veículos de mobilização escolar para todo o território nacional. O pregão foi organizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, e entre as empresas vencedoras desta licitação está a Iveco, que entregará 1.200 unidades do Ônibus Escolar Rural Médio (ORE2) com chassi do modelo 10-190.

Municípios já podem solicitar ônibus Iveco pelo programa Caminhos da Escola POST IVECO BUS

Os veículos vão transportar diariamente cerca de 50 mil alunos em regiões rurais em todo o país. O programa Caminhos da Escola tem o objetivo de fornecer para municípios e estados os meios de transporte como ônibus, lanchas ou até bicicletas que permitam aos estudantes, principalmente os que vivem em áreas rurais e ribeirinhas, chegar até as escolas com segurança. Os veículos são 0km e a sua aquisição conta com preços reduzidos especialmente para o programa.

A Iveco é uma empresa que projeta, fabrica e comercializa ônibus e caminhões leves, médios e pesados, tanto para rodovia como fora de estrada, incluindo veículos de grande porte para aplicações específicas como minería, construção, entre outros. Na linha de caminhões estão os modelos Daily, Tector, Hi-Road e HI-Way. Ao redor do mundo são 4.200 pontos de atendimento da marca, e em Santa Catarina e Rio Grande do Sul a rede de concessionárias Carboni Iveco é responsável por 8 destes pontos estratégicos, com suporte técnico especializado para todos os veículos da marca Iveco.

Como aderir ao programa

Existem três formas para estados e municípios aderirem ao programa Caminho da Escola:

  1. Via Recursos Próprios;
  2. Via assistência financeira do FNDE no âmbito do Plano de Ações Articuladas (PAR), conforme disponibilidade orçamentária consignada na Lei Orçamentária Anual;
  3. Por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que disponibiliza linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero-quilômetro e de embarcações novas.

Atenção: de qualquer forma, o interessado deverá aderir e/ou acompanhar a solicitação de adesão à ata respectiva no Sistema de Gerenciamento de Atas de Registro de Preços – SIGARP.

Como solicitar a adesão à ata de registro de preços no SIGARP:

  1. Acesse http://www.fnde.gov.br/sigarpweb/index.php/
  2. Entre com usuário e senha (caso o município ainda não tenha o cadastro, é necessário solicitar);
  3. Clique em “Início” > “Adesão” > “Solicitar” > Pesquise então o campo “No Pregão” como sendo “11/2019” e, logo após, “pesquisar”;
  4. Clique em “Ações” e, logo após, leia a declaração constante na tela e selecione a opção que condiz com a finalidade do uso do veículo;
  5. No Item no 4 – ORE 2, digite a quantidade a ser adquirida e, logo após, clique em “próximo”;
  6. Nesta tela, selecione a forma de pagamento e clique em confirmar.

Pronto! A sua solicitação de adesão foi realizada. O próximo passo agora é aguardar a anuência do fornecedor e a autorização do FNDE para a sua solicitação. Posteriormente será possível gerar o contrato dentro do próprio sistema SIGARP!

Sendo gerado(s) o(s) contrato(s), o futuro contratante deverá imprimir três vias do contrato e nos enviar as vias assinadas para o seguinte endereço: CNH Industrial Brasil Ltda. Aos cuidados de Thaina Freitas ou Igor Fernandes Rua Senador Milton Campos, 175, 2o andar Vila da Serra – Nova Lima (MG) – 34006-050.

Como solicitar um ônibus Iveco para o município

Municípios já podem solicitar ônibus Iveco pelo programa Caminhos da Escola ilustracao

Para que um município possa solicitar um dos ônibus disponibilizados pela Iveco para o programa Caminhos da Escola, as prefeituras deverão aderir-se ao pregão organizado pelo Governo Federal/MEC. Para facilitar a oportunidade, foi criada uma linha de crédito especial para os municípios que não possuam recursos próprios e desejem participar do processo.

A Iveco criou um site dedicado ao programa, onde estão reunidas as informações sobre o pregão, valores e prazos, além de detalhes do ônibus rural escolar da Iveco. Portanto, a prefeitura poderá entrar no site ivecobus.com.br/ore2 e solicitar a sua adesão para adquirir um dos veículos. É possível participar por uma ou mais unidades do ônibus preenchendo os dados solicitados ou entrando em contato pelos telefones disponibilizados pela Iveco: (31) 3888-7258 ou (31) 3888-7348.

Em um passo a passo resumido, o processo de aquisição do veículo é o seguinte:

  • A prefeitura deve preencher a solicitação e enviar as informações solicitadas ao Governo Federal. Depois de contratar o bem, é possível acompanhar o pedido através do registro no SIGARP;
  • O contrato será emitido via sistema. O prefeito deve assinar e carimbar, e logo o documento deve ser encaminhado à Iveco do Brasil;
  • A Iveco entregará o veículo para a prefeitura em um prazo máximo de 110 dias;
  • A prefeitura anexa ao processo a NF comprovando a aquisição do veículo;
  • Quem pagará a Iveco através do programa Caminhos da Escola será o Governo Federal.

Detalhes sobre o ônibus escolar 10-190 da Iveco

O chassi 10-190 foi submetido a rigorosos testes de qualidade para comprovar que o produto é capaz de atender todas as especificações exigidas pelo Governo Federal para participar do programa Caminhos da Escola. Além da segurança, o conforto e qualidade do transporte também são características importantes para o programa.

O ônibus da Iveco tem um PBT de 10 toneladas e foi projetado e fabricado no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas/MG. O veículo tem capacidade para transportar 44 alunos sentados, e inclui um dispositivo especial para portadores de deficiência e pessoas com mobilidade reduzida. O dispositivo é uma Poltrona Móvel, que se projeta para o lado de fora do ônibus no momento do embarque. Assim, o passageiro pode entrar e sair do veículo com muito mais facilidade, e viajará com muito mais conforto que em outros modelos de ônibus disponíveis no mercado.

Municípios já podem solicitar ônibus Iveco pelo programa Caminhos da Escola IVECO BUS chassi 10 190

O motor do chassi 10-190 é um NEF 4 ID com 190cv de potência, a maior da categoria. O tanque de combustível tem capacidade para 150 litros. A transmissão é manual de seis marchas, com escalonamento compatível tanto para operações rurais como urbanas. Um bloqueio de diferencial automático foi incluído para facilitar ao motorista passar por atoleiros e pistas de terra molhada. Os pneus são de uso misto e a suspensão do chassi é elevada e reforçada, o que permite transitar com maior segurança em terrenos acidentados. Para ajudar a manobrar e estacionar, o ônibus escolar Iveco vem equipado com sensor de marcha à ré.

Dentro do ônibus os alunos contarão com porta-mochila no teto e rede atrás dos assentos para colocar o material escolar. Tudo no ônibus rural escolar 10-190 foi pensado para a qualidade, conforto e eficiência no transporte dos alunos para as suas respectivas escolas, apoiando a educação e a segurança das crianças e adolescentes.

Para saber mais, acesse o site ivecobus.com.br/ore2 e revise todas as informações para inscrever o município no programa Caminhos da Escola. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *