O que você pode fazer para um trânsito mais seguro?

Trânsito

O trânsito é um ambiente coletivo. Milhares de pessoas cruzam entre si nas rodovias e estradas do país, dentro e fora das cidades. Por isso, cuidar de você mesmo/a e do outro é tão importante para fazer a diferença.

Cada um é responsável por mudar a maneira que atua no trânsito, usando a direção defensiva para prevenir ao máximo os acidentes que podem ser evitados. Todos devem fazer a sua parte, motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas.

Para conservar a sua vida e da sua família no trânsito, aplique a Direção Defensiva no seu dia a dia. Assim, você pode evitar acidentes em qualquer situação, inclusive nas condições mais adversas como em pistas molhadas ou mal conservadas. Algumas das principais dicas de Direção Defensiva que você deve começar aplicar ainda hoje são:

  • Ter o seu veículo com a manutenção preventiva em dia. Além de fazer as revisões de motores, filtros, freios ou parte elétrica, também é importante cuidar dos pneus, checar o funcionamento dos cintos de segurança e airbags, entre outros componentes. Assim, você garante que o seu automóvel está em bom estado e detecta com antecipação as falhas que poderiam causar acidentes. 
  • Dirigir sempre bem descansado/a, em uma boa postura para ter a melhor visualização da via, do painel do carro e dos retrovisores, que devem estar bem ajustados de acordo com cada motorista.
  • Jamais utilizar o celular enquanto dirige, já que desviar a atenção da pista por poucos segundos pode ser fatal.
  • Nunca dirigir alcoolizado/a nem drogado/a.
  • Evitar as discussões e brigas de trânsito. Procure manter o nível de estresse baixo, permaneça bem focado/a na pista e no que acontece ao seu redor. Antecipe as manobras dos outros veículos, ciclistas, motociclistas e pedestres para frear lentamente, desviar e evitar acidentes. 
  • Conhecer bem as regras de trânsito e a sinalização. Obedeça os sinais, as faixas de pedestre, os semáforos, o limite de velocidade e todos os demais alertas que aparecerem na pista. Quem faz um trânsito mais seguro é você! 
  • Dirigir com as luzes acesas e redobrar os cuidados em condições adversas como chuva e neblina. 
  • Manter a distância segura do veículo à sua frente. 
  • Ultrapasse apenas em locais permitidos, e quando tiver total segurança. 
  • Usar sempre o cinto de segurança, e cobrar o mesmo dos passageiros que vão com você. 
  • Se você estiver circulando como pedestre, use sempre a faixa para atravessar. 
  • Se você for ciclista, use a roupa adequada, capacetes e luzes de sinalização, e circule apenas pela beira da pista ou, quando houver, pela ciclovia. 
  • Como motociclista, use sempre o capacete, procure usar roupa de proteção, obedeça a sinalização de trânsito e não pilote acima da velocidade permitida.
  • Valorize a sua vida e a vida de todos. Não viaje mais rápido, viaje com segurança!           

A educação no trânsito é um hábito constante que deve ser sempre reforçado, começando desde a infância. Como motorista, sempre é preciso se atualizar sobre as leis de trânsito, já que elas podem mudar.

Quem faz o trânsito mais seguro é você

E aí, que tal começar hoje mesmo a melhorar o jeito de dirigir para fazer a sua parte nesta luta? É fácil, e com ações simples você faz uma grande diferença para transformar o Brasil em um país com trânsito mais seguro. Na estrada, ao proteger a sua própria vida você também protege a das pessoas ao seu redor.

Vamos trabalhar juntos para melhorar o trânsito? Participe desta campanha e compartilhe este artigo com os seus contatos! 

Para mais notícias e informações, inscreva-se grátis na Newsletter do Blog da Carboni e receba as próximas atualizações direto no seu e-mail. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *