Faça a sua parte: manutenção preventiva contribui para a segurança no trânsito

0
Manutenção preventiva contribui para a segurança no trânsito

Esta semana de 18 a 25 de setembro é a Semana Nacional do Trânsito, uma ação feita anualmente para dar destaque às campanhas de alerta sobre a importância de ter mais cuidado na estrada. No Brasil morrem, em média, 5 pessoas por hora vítimas de acidentes de trânsito. É um dos índices mais altos do mundo, ocupando o 4º lugar na lista de países com o trânsito mais perigoso.

Um estudo apontou que de todos os acidentes que acontecem no país, 90% tem como principal motivo o erro humano. Dos 10% restantes, 5% é culpa da má conservação das estradas brasileiras, e outros 5% é culpa de falhas mecânicas do veículo. Destas falhas, a grande maioria poderia ser evitada se os motoristas e proprietários de veículos mantivessem a manutenção preventiva em dia.

Evite falhas, cuide do seu carro ou caminhão!

Ao respeitar os calendários de manutenção preventiva, você consegue detectar possíveis problemas no veículo a tempo e fazer reparos antes de que a falha realmente aconteça. Os desgastes de peças e fluidos do veículo acontecem e, se não corrigidos a tempo, podem causar graves acidentes.

Normalmente, as manutenções devem ser feitas de acordo com os quilômetros rodados ou após o primeiro ano de uso, o que vier primeiro. Para saber exatamente quando agendar a manutenção do seu carro ou caminhão, revise o manual do veículo. Nestas revisões, são conferidos os componentes do motor, freios, óleo e filtros, componentes elétricos, pneus, acessórios como os limpadores de para-brisa,  enfim, todos os detalhes que devem estar em ótimo estado para garantir viagens mais seguras.

Essa é uma responsabilidade sua, que deve prestar atenção no hodômetro (marcador de quilometragem) ou no calendário de manutenção do seu veículo para agendar a manutenção preventiva  na hora certa. Além disso, também é fundamental que você fique atento a  barulhos, vibrações e ao consumo de combustível para identificar se existe algum problema. Caso notar algo diferente, evite seguir viagem e marque uma revisão na concessionária ou oficina autorizada.

Para prevenir desgastes antecipados, abasteça o tanque na medida certa e usando apenas combustíveis originais sem adulteração. O mesmo vale para o óleo do motor, cuja troca deverá ser feita com regularidade. Aplicar as regras de Direção Defensiva e Econômica também é uma maneira de conservar melhor os componentes do seu veículo.

Confira o seu carro ou caminhão e agende a manutenção preventiva

E aí, você entendeu a grande importância de fazer manutenção preventiva? Então faça a sua parte. Vai lá conferir quando precisa fazer a próxima revisão e agende uma visita na oficina Carboni Fiat ou da Carboni Iveco mais próxima.

Para mais notícias e informações, inscreva-se grátis na Newsletter do Blog da Carboni e receba as próximas atualizações direto no seu e-mail. 

Elimine o perigo de falhas mecânicas na sua viagem e proteja a vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *