Reduza os custos com pneus com estas dicas!

Reduza os custos com pneus com estas dicas!
Reduza os custos com pneus com estas dicas!

Manter a frota em bom estado é uma tarefa que exige organização, atenção e, é claro, investimento. Tem que ficar de olho em motor, parte elétrica, troca de óleos e filtros, freios e outros itens importantes, como os pneus. Ao rodar com bastante carga por longas distâncias ou por estradas mal conservadas, os pneus acabam se desgastando rapidamente.

Fazer a troca ou manutenção dos pneus é fundamental para continuar viajando com segurança, mas sabemos que isso também acaba pesando no bolso de todo transportador. Por isso, deixamos abaixo algumas dicas para te ajudar a diminuir um pouco os custos com os pneus e ter mais rendimento na sua operação de transporte de cargas. Veja:

1- Use os tipos certos de pneu e escolha uma marca preferida

Escolher os pneus errados para o modelo do caminhão e o tipo de transporte que você faz pode trazer ainda mais prejuízos para o seu bolso. É muito importante saber qual é o pneu certo levando em consideração diferentes fatores como carga e roteiro de viagem, indo muito além de decidir apenas pelo preço do produto.

E não só preste bastante atenção na escolha, procure também que o conjunto de pneus de cada caminhão seja de uma só marca. É porque os modelos de pneu podem mudar um pouco de uma marca para outra, o que pode deixar o eixo desigual e causar desgastes antecipados que poderiam ser evitados, além de ser perigoso.

2- Tenha uma rotina de calibragem

Uma das formas mais eficientes de preservar os pneus é fazendo a calibragem na hora certa e do jeito certo. Ter os pneus calibrados faz com que a banda de rodagem tenha o atrito e a pressão ideais, evitando o desgaste prematuro e irregular. 

Além do mais, a calibragem também pode te ajudar a economizar em combustível já que seu bruto estará rodando com os pneus bem regulados, rendendo melhor na estrada. Para saber qual é a calibragem certa para o seu pneu, revise sempre o manual do fabricante.

3- Faça o alinhamento e balanceamento do caminhão

Às vezes por falta de tempo ou só por deixar o detalhe de lado mesmo, muitos motoristas e transportadores não fazem o balanceamento e alinhamento do caminhão no tempo certo. Por mais simples e básico que pareça, fazer esse serviço é uma forma de manter não só os seus pneus por mais tempo, mas também muitas outras peças do caminhão.

Para saber a hora de balancear o seu bruto, tente perceber se há algum tipo de vibração ou se o caminhão trepida quando você acelera um pouco mais. Também verifique se o volante vira para a direita ou para a esquerda quando deveria ir em linha reta. Se isso acontecer, vá até a oficina o quantos antes para fazer o alinhamento e balanceamento do veículo.

4- Faça o rodízio de pneus

Fazer o rodízio dos pneus serve para equilibrar o uso e o desgaste de cada um deles. Um veículo com diferente tração pode forçar de maneira distinta os pneus traseiros que os dianteiros, e por isso é uma boa ideia trocar a posição deles no máximo a cada 10 mil quilômetros rodados para ter mais durabilidade.

Uma dica extra é sempre colocar os pneus novos nos eixos de trás do caminhão, porque assim você terá mais estabilidade e controle do veículo com o volante e freios se os pneus com mais desgaste ficarem nos eixos dianteiros.

5- Planeje a rota de viagem

Nem sempre a estrada mais curta é a melhor, e você já deve saber disso. Ao decidir qual vai ser o roteiro da próxima entrega, procure investigar bem qual é o trajeto melhor conservado, com menos buracos e obstáculos na estrada. Se não tiver muita opção, dirija com atenção redobrada e desvie o máximo que puder de buracos ou outras falhas do caminho.

6- Melhore a amarração da carga e controle o peso

Não trafegue com mais peso do que o recomendado para o seu caminhão, já que isso vai afetar em muitos componentes do seu bruto, incluindo os pneus. Tire todo o peso extra desnecessário do veículo antes de partir viagem, porque isso ajuda a manter a tração correta durante o trajeto.

Quando for hora de carregar a mercadoria que vai ser transportada, assegure-se de que a carga está bem equilibrada em todos os eixos do caminhão. Assim, o veículo vai estar bem alinhado e a carga não vai fazer muita pressão em um só eixo, evitando causar desgastes irregulares.

7- Otimize seu jeito de dirigir

E é claro que o jeito que o motorista dirige o caminhão também vai afetar na durabilidade das peças. Ao aplicar as regras da direção defensiva e econômica, você poderá conservar melhor o seu bruto e economizar em diferentes itens a médio e longo prazos. Evite freadas bruscas e manobras arriscadas, e transite sempre dentro dos limites de velocidade recomendados de acordo com a carga que você transporta.

Reduza os custos com pneus com estas dicas!

Reduza os custos com pneus na sua frota

Tomando essas medidas simples e eficazes você vai notar que o tempo entre as trocas de pneus vai ser um pouco maior, trazendo mais rendimento para a sua frota. Isso vai causar um grande impacto nos seus gastos com manutenção e reparos, ajudando a sua empresa a economizar nos custos de operação.

Precisa fazer uma revisão nos pneus da sua frota? Entre em contato com o pós-vendas da Carboni Iveco pelo Whatsapp (49) 3533-8811 e agende a sua visita na concessionária mais próxima.

Se você curtiu essas dicas, compartilhe nas redes sociais e assine a Newsletter do Blog da Carboni para receber novas atualizações direto no seu e-mail. Não perca mais nenhuma informação importante e aproveite as ofertas da Carboni em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *