Qual é o tempo ideal para trocar de carro?

Qual é o tempo ideal para trocar de carro?

Você está pensando em trocar de carro, mas não sabe exatamente se é o momento certo para fazer um bom negócio? Vender seu veículo usado ou seminovo é uma decisão que precisa ser tomada com cautela, já que há alguns fatores importantes que vão influenciar no preço de revenda do carro. Quer saber quais são eles? Então continue a leitura.

Considere o tempo de uso para trocar de carro

Uma das principais características consideradas para saber se é hora de trocar de carro é o tempo de uso desde que ele foi comprado zero quilômetro. Normalmente, um carro com 3 a 5 anos de uso já vai ser um bom candidato para troca, já que depois desse período o modelo já não desvaloriza tanto no mercado.

A desvalorização nos primeiros anos pode chegar a 15% ou 20%, dependendo do modelo do veículo, e se estabiliza no terceiro ou quarto ano. Mas cuidado, porque se você deixar passar muito tempo, pode ser que novas gerações do modelo sejam lançadas, causando maiores desvalorizações e fazendo com que já não seja muito vantajoso revender o veículo depois disso.

Além disso, a garantia também pode influenciar na decisão, já que a maioria dos carros vendidos no Brasil contam com garantias de 3 a 5 anos. Depois que o período termina, muitas pessoas preferem optar pela troca.

Controle a quilometragem

O segundo fator que você precisa levar em conta para trocar de carro é a quantidade de quilômetros rodados. Se o veículo chegar aos 100 mil quilômetros, é melhor prestar atenção para a necessidade de trocar, já que quanto maior a quilometragem, maior é o desgaste de peças, que podem ir ficando mais caras em cada revisão, como nos 50 mil e 60 mil km, quando é necessário começar a repor itens como amortecedores, correia dentada, pneus, etc.

Claro que também vai depender bastante do tipo de estrada pela qual você mais rodou com o carro, já que rodovias e asfaltos em bom estado causam menor desgaste que estradas mal conservadas.

Fique de olho na manutenção

Fazer todas as manutenções no prazo correto é muito importante para ter o carro melhor conservado. Além disso, conduzir com cuidado, preocupando-se com o desgaste do veículo, também vai contar pontos positivos na hora da troca. Se você perceber que está precisando fazer mais manutenções que o normal, e que estas estão ficando muito caras, talvez seja a hora de comprar um carro novo.

Confira o seguro

O valor do seguro também deve ser considerado, porque a cobertura da apólice pode mudar de acordo com a categoria, modelo, marca e ano do automóvel. Por isso, fique de olho na variação de preços e indenizações do seu seguro e se você começar a perceber que já não é possível contar com uma boa cobertura, talvez seja melhor trocar de carro.

Preste atenção no mercado de automóveis

Os carros também sofrem desvalorização de acordo com as mudanças no mercado de automóveis. Quando algum modelo é renovado e ganha uma nova geração, normalmente a versão anterior vai ficar mais desvalorizada no mercado de seminovos. Por isso, procure se informar para saber se há alguma previsão de atualização da montadora para o carro que você tem, e antecipe-se para conseguir uma melhor negociação na revenda.

Descobriu o tempo ideal para trocar de carro?

Agora que você já sabe qual é o melhor momento para trocar o seu carro, só falta encontrar uma boa concessionária para fazer a negociação, não é? Na Carboni Fiat, você pode deixar o seu usado como parte do financiamento para comprar um carro novo, e a nossa equipe está comprometida em entregar a melhor proposta para que o negócio seja o melhor possível! Entregamos opções para financiamento via CDC ou também a compra programada via consórcio, você decide qual prefere!

Qual é o tempo ideal para trocar de carro?

Que tal sair de carro novo ainda nesta semana? Fale com a equipe da Carboni Fiat no nosso site para saber mais. 

Para mais notícias e informações, inscreva-se grátis na Newsletter do Blog da Carboni e receba as próximas atualizações direto no seu e-mail. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *