Novembro Azul: um lembrete para o cuidado da saúde do homem

Novembro Azul
No mês de novembro acontece a campanha do Novembro Azul, uma ação trabalhada em mais de 20 países com o objetivo de reforçar a importância dos cuidados com a saúde masculina.

Os homens costumam ir menos ao médico e fazer exames de rotina que as mulheres, e por isso podem acabar não detectando doenças graves que poderiam ser curadas se diagnosticadas a tempo. Uma dessas doenças é o câncer de próstata.

Novembro Azul

Segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer, em 2020 a estimativa é que mais de 65 mil homens sejam diagnosticados com câncer de próstata no Brasil, sendo o segundo tipo de câncer mais comum no sexo masculino. Em média, um homem morre a cada 38 minutos no país por causa desta doença. Por isso a importância de incentivar o acompanhamento médico e os cuidados com a saúde masculina.

O que é a próstata e como se detecta o câncer?

A próstata é uma glândula que só os homens possuem. Localizada na frente do reto e abaixo da bexiga, sua função é produzir um líquido que nutre e protege os espermatozoides no sêmen. Em homens jovens a próstata tem o tamanho aproximado de uma ameixa, mas vai crescendo ao longo dos anos.

Para detectar um câncer de próstata, é necessário fazer exames médicos de rotina. Estes exames devem ser periódicos em homens com mais de 45 anos, já que essa é a idade de maior risco para contrair a doença. Os principais exames feitos para diagnosticar esse câncer são o exame de toque e o PSA (exame de sangue). Ambos são oferecidos gratuitamente pelo SUS.

No exame de toque retal, o médico avalia o tamanho, forma e textura da próstata, já que a presença de caroços pode indicar tumor. Já no exame de sangue é medida a quantidade de Antígeno Prostático Específico – PSA, uma proteína que em altos níveis pode indicar câncer ou outras doenças. Caso apareça alguma indicação de que o paciente possa ter câncer de próstata, o médico deve solicitar uma biópsia para confirmar o diagnóstico.

O câncer de próstata apresenta sintomas?

Em suas fases iniciais o câncer de próstata não apresenta muitos sintomas, mas em alguns casos podem surgir. Os mais comuns são a dificuldade e demora em urinar, a presença de sangue na urina, a diminuição do jato da urina, e a necessidade de urinar muitas vezes durante o dia. É importante ter em mente que mesmo sem ter sintomas, o exame preventivo é necessário para detectar a doença já nos seus primeiros estágios, quando a chance de cura é maior.

Quando localizado nas fases iniciais, o câncer de próstata pode ser tratado com cirurgia oncológica, radioterapia ou com observação constante do médico, dependendo do caso. Se o câncer já tiver feito metástase (quando se espalha para outros órgãos), será tratado com radioterapia, tratamento hormonal e outros tratamentos paliativos.

Os principais fatores de risco do câncer de próstata são o histórico familiar da doença, a idade avançada (mais de 50 anos), a cor da pele (homens negros têm mais incidência deste câncer), e a obesidade.

Homem, mantenha os cuidados com a saúde em dia

Além do exame para detectar câncer de próstata, é fundamental que você também faça exames médicos de rotina para prevenir outras doenças. Verifique periodicamente a sua pressão arterial, glicemia, faça testes de urina e hemograma completo para ter certeza que está tudo bem com a sua saúde. Também verifique o seu perímetro abdominal e faça um teste de IMC, já que manter o controle do seu peso ajuda a prevenir o câncer e muitas outras doenças.

Para garantir uma vida mais saudável, procure fazer exercícios físicos e melhorar a alimentação, diminuindo o consumo de gorduras e bebidas alcoólicas, por exemplo. Deixar maus hábitos e vícios como fumar também é uma forma de cuidar melhor de você mesmo.

Outra maneira de autocuidar-se é garantir uma proteção frente a qualquer situação através de um seguro de vida. Um bom seguro pode te ajudar nos momentos mais difíceis, prestando auxílio financeiro e burocrático para vários tipos de tratamentos de saúde, ou também em caso de morte. É uma segurança a mais para o seu bem-estar e o da sua família! Saiba mais clicando aqui.

Então você já sabe, cuidar da sua saúde é tão importante como cuidar de outros aspectos da sua vida. Faça exames de rotina e se cuide sempre, não apenas no Novembro Azul!

Fique por dentro!

Para mais notícias e informações, inscreva-se grátis na Newsletter do Blog da Carboni e receba as próximas atualizações direto no seu e-mail. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *