Saiba qual é a diferença entre proteção veicular e seguro auto

0

Muitas pessoas podem ficar em dúvida na hora de contratar uma cobertura para acidentes e sinistros veiculares. Existem hoje no mercado duas alternativas que oferecem apoio financeiro para fazer reparos no automóvel ou prestar auxílio quando seja necessário. Estas opções são o Seguro Auto ou a Proteção Veicular.

O seguro auto fornece uma série de benefícios a mais que a proteção veicular. Por isso explicamos qual é a diferença entre elas e porque o Seguro Auto pode ser o melhor para você! Continue lendo para descobrir!

Saiba qual é a diferença entre proteção veicular e seguro auto

Como funciona a Proteção Veicular

A proteção veicular funciona com associações cooperativas, onde os associados pagam uma mensalidade para contribuir a um fundo mútuo e compartilham os riscos de todo o grupo. Quando algum dos associados sofre um acidente ou algum sinistro com o seu veículo, os recursos para reparo e cobertura de danos são retirados deste fundo. Caso não haja dinheiro suficiente no fundo para a cobertura dos danos, o dinheiro faltante será cobrado dos associados até que os gastos sejam totalmente saldados. Portanto, o tempo para a solução dos danos no veículo pode ser bem demorado.

Esta alternativa pode ser mais barata do que um seguro auto, mas a cobertura incluída pode não ser tão completa como no plano contratado em uma seguradora. Além disso, a proteção veicular é regulamentada apenas pelo Código Civil Brasileiro e a Organização de Cooperativas Brasileiras, o que pode tornar a resolução de qualquer problema que possa surgir com a associação mais demorada e burocrática.

Como funciona o Seguro Auto

No Seguro Auto, a apólice de cobertura contra sinistros veiculares é contratada diretamente com uma seguradora. Neste caso, é a seguradora quem assume os riscos e entrega uma indenização em casos de acidentes, roubos e furtos, danos causados por fenômenos naturais, entre outros sinistros que estejam previstos na apólice. Além disso, o Seguro Auto também entrega serviços extras de assistência 24 horas, carros reservas, guinchos, entre outras coberturas que você pode incluir no plano para garantir uma proteção ainda mais completa para o seu veículo.

Antes de contratar o seguro auto é importante ter certeza de que a corretora ou a seguradora estão regulamentados pela SUSEP – Superintendência de Seguros Privados e pela CNSP – Conselho Nacional de Seguros Privados.

As principais diferenças entre proteção veicular e seguro auto

Ou seja, as principais diferenças entre as duas alternativas de cobertura contra sinistros veiculares são:

  • A proteção veicular entrega cobertura para sinistros mais comuns como batidas, incêndios ou fenômenos naturais, mas não oferece indenizações e depende do fundo mútuo para cobrir os danos do veículo.
  • A proteção veicular não conta com uma equipe especializada para auxiliar com documentações ou outros temas que às vezes são mais difíceis de lidar, principalmente em um momento de estresse como depois de um acidente.
  • O seguro auto tem várias opções de coberturas, incluindo as básicas como incêndios e batidas, sendo que você pode adicionar outros serviços extras e montar a apólice ideal para as suas necessidades. Você paga uma mensalidade que cabe no seu bolso, e a seguradora é quem assume todos os riscos de oferecer a cobertura para o seu veículo.
  • Na proteção veicular, quem assume os riscos de oferecer uma cobertura para o veículo é você, junto aos demais associados. O dinheiro do fundo mútuo é uma espécie de economia feita entre várias pessoas, e se não for suficiente para cobrir os gastos de reparos, será preciso pagar extra o valor que faltar. 
  • Quando o serviço é fechado com uma seguradora, esta faz uma inspeção inicial no seu carro, uma vistoria para verificar que está tudo certo e que está seguindo as exigências de segurança do padrão original. Na proteção veicular não há essa inspeção completa, o que significa menos segurança e mais possibilidades de fraudes.
  • Ao contratar um seguro auto você terá acesso a uma apólice onde estarão descritos todas as coberturas incluídas no seu plano. Já na proteção veícular não há uma apólice, mas sim um contrato de compromisso com a associação. Isso faz com que seja mais difícil saber qual é exatamente a cobertura de uma proteção veicular, e você pode ser deixado/a na mão quando mais necessitar. O seguro auto entrega toda a informação detalhada para a sua maior tranquilidade, e você sempre sabe exatamente o que está contratando.
Conclusão

Agora que você já sabe quais são as principais diferenças entre Proteção Veicular e Seguro Auto, percebeu que com o Seguro Auto você tem maior proteção e tranquilidade, afinal ao contratar um seguro você quer solução, não problemas, não é?

Para contratar um Seguro Auto de confiança a um preço que cabe no seu bolso, você pode contar com os planos oferecidos pela Carboni Corretora. Clique aqui para simular o seu Seguro Auto com todas as coberturas que você precisa! 

Para mais notícias e informações, inscreva-se grátis na Newsletter do Blog da Carboni e receba as próximas atualizações direto na caixa de entrada do seu e-mail. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *