Quer ter férias tranquilas? Então não deixe a revisão de final de ano para última hora!

Revisão de férias: carro revisado para um final de ano tranquilo!

Você já está se programando para as férias de verão? Se o seu plano é viajar de carro, não esqueça do item mais importante na lista dos preparativos: a revisão de final de ano!

Essa revisão, também conhecida como revisão de férias, deve ser feita sempre antes de partir para a estrada com a sua família. Não importa se você fez uma manutenção neste mesmo ano, ou se o seu carro é praticamente novo. Levar o veículo para a oficina antes das férias é uma maneira de garantir um passeio seguro, tranquilo e econômico.

Econômico, sim! Ao fazer a revisão de férias, você garante que o seu carro está em excelentes condições e detecta qualquer problema a tempo, antes de ficar em pane no meio da estrada. Pagar um conserto ou uma peça nova é muito mais caro do que fazer uma revisão preventiva.

Assim você garante menos gastos com o carro e pode guardar dinheiro para pagar as contas de início de ano como IPTU, matrículas, materiais escolares, e toda essa barra pesada que vem depois das férias!

Faça a revisão de férias sem importar o ano de fabricação ou quilometragem do carro

É importante fazer a revisão de férias mesmo que o seu carro já tenha passado por manutenção recentemente. Às vezes, o uso do veículo e o tipo de estrada por onde ele roda podem trazer desgastes prematuros em algumas peças. Por isso, o check-up antes das férias deve ser o mais completo possível. Se necessário, avise o mecânico sobre barulhos ou vibrações estranhas, e aponte se tem alguma peça que deseja que seja revisada com mais atenção.

Planeje-se bem para levar o carro na oficina a tempo

Agende a revisão de final de ano com antecipação, porque é possível que você não encontre horário disponível na oficina se deixar para a última hora. Além disso, reserve pelo menos uma semana para fazer a checagem completa do carro.

Procure também levar o seu veículo sempre em uma oficina de extrema confiança. Dê preferência para o próprio serviço de pós-venda da sua concessionária, como na Carboni Fiat por exemplo, já que assim você garante que a revisão será feita do jeito certo por uma equipe de especialistas no modelo do seu carro.

Assegure-se de que os componentes fundamentais do carro foram checados

Algumas peças devem ser checadas obrigatoriamente na revisão de final de ano. As principais são:

  • Freios

Os freios são muito importantes para a segurança de qualquer viagem. Ainda que você tenha as revisões programadas em dia, antes de partir para as férias é fundamental revisar o nível de óleo de freio, a situação das mangueiras, os discos, as pastilhas e todos os componentes do sistema. Assim, você garante que se precisar frear lento ou bruscamente, o carro vai te responder!

  • Pneus

Outro item que não deve ser deixado de lado são os pneus, a única parte do veículo que faz contato com o solo. A boa aderência é muito importante para a estabilidade do carro em curvas e frenagens mais seguras.

Rodar com os pneus bem calibrados ajuda com o amortecimento do veículo e faz o carro render mais na estrada. Lembre de calibrar com os pneus frios e de acordo as recomendações do fabricante do veículo, considerando se o carro vai estar bem carregado ou não.  Se você calibrar com os pneus quentes, o ar expandido tende a perder pressão assim que esfriar.

Na revisão, com os pneus frios, é importante checar se não estão carecas (ou quase), e ver se as laterais da banda de rodagem não apresentam bolhas. Em qualquer um dos dois casos, é preciso substituí-los imediatamente!

  • Sistema de arrefecimento

O sistema do arrefecimento é o que ajuda no resfriamento do motor. Para que funcione bem, é importante trocar o líquido no tempo certo, aproximadamente a cada dois anos, e inspecionar bem as peças para ver se não há sinal de desgaste ou corrosão. Verifique também o nível de água e fique de olho no indicador de temperatura do motor, no painel do carro, durante a viagem.

  • Suspensão

Uma suspensão bem alinhada e balanceada vai garantir uma viagem mais segura para você e a sua família. São parte deste sistema os pneus, o amortecedor, a mola, o braço oscilante, o pivô e a barra estabilizadora. Fazer o alinhamento é garantir que todos estes componentes estejam equilibrados e sem folgas. Falhas neste sistema podem causar a perda do controle do carro, além do desgaste prematuro de outras partes do veículo.

  • Sistema elétrico

Uma pane elétrica no carro durante a viagem pode te deixar parado/a na estrada. Por isso, antes de sair de férias revise o sistema elétrico, principalmente a bateria, cabos, alternador e sistemas de iluminação (inclusive limpeza e alinhamento das lanternas dianteiras). Rodar com luzes fracas e desalinhadas é perigoso, além de muito estressante para o motorista.

Também confira o estado do estepe, do triângulo, do macaco hidráulico e da chave de roda para o caso de uma emergência. Além disso, faça uma limpeza geral no veículo, principalmente no ar-condicionado, nos vidros e espelhos retrovisores, para garantir total visibilidade, segurança e conforto durante a viagem. Falando em vidros, revise também a condição dos limpadores de para-brisa. Se estiverem secos ou tortos, prefira comprar novos.

Não deixe a revisão de férias de final de ano de lado

Fazer a revisão de final de ano no seu carro é um ato de cuidado e responsabilidade. Saber que o seu veículo está em boas condições para pegar a estrada é um motivo a mais para viajar com tranquilidade e conforto, curtindo as férias com a sua família em segurança.

Evite surpresas desagradáveis no meio da viagem, como enfrentar uma chuva forte com limpadores defeituosos, ou atravessar neblina com os faróis desalinhados. Cuidar bem do seu carro é cuidar da sua vida e da sua família, além de uma maneira de conservar melhor o veículo para manter um bom valor de revenda!

Esse tipo de revisão deve ser bem completo, mas não é algo complicado nem muito demorado de se fazer. Programe-se com tempo e não deixe de lado essa etapa do seu planejamento de férias.

Conclusão

Viu só? A revisão de final de ano exige muita atenção aos detalhes para evitar surpresas desagradáveis no meio das suas férias. Além disso, passar a virada com o seu carro impecável é outro motivo para poder relaxar e começar 2021 com tudo!

Confira nossas ofertas para seu carro viajar seguro! 
Agende a sua revisão!

Agende a revisão de férias do seu Fiat com antecipação na Carboni mais próxima. Fale conosco direto pelo Whatsapp clicando aqui ou visite nosso site.

Fique por dentro!

Para mais notícias e informações, inscreva-se grátis na Newsletter do Blog da Carboni e receba as próximas atualizações direto no seu e-mail. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *