Janeiro Branco: para preservar a saúde mental, todo cuidado conta

0

Um novo ano se inicia e, neste primeiro mês de 2021, o lembrete principal é sobre os cuidados com a saúde mental. É um fato cultural que, durante janeiro, as pessoas normalmente estão propensas a pensar em suas vidas, analisar o presente e fazer planos para o futuro. É nesse momento que podem surgir dúvidas ou inseguranças que serão questionadas por cada um de maneiras diferentes. 

É importante passar por essa etapa com a mente saudável e estar preparado/a para seguir em frente com determinação. Por isso, neste mês é realizada no Brasil e em outros países ao redor do mundo a campanha Janeiro Branco, com o objetivo de reforçar ações relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas. 

Muitas decisões que são tomadas durante a vida são diretamente influenciadas pela saúde mental. Entender profundamente os seus pensamentos e os seus sentimentos frente às mais variadas situações é uma maneira de cuidar de si mesmo/a em corpo e mente. Nos dias de hoje e, principalmente, depois de um ano tão difícil como 2020, é normal sentir-se com muito estresse, cansaço ou desânimo. Mas é possível tomar atitudes para sair desses estados mentais e viver uma vida mais feliz.

Janeiro Branco: para preservar a saúde mental, todo cuidado conta capa de release

O que fazer para cuidar da sua saúde mental?

Se você tem pensamentos negativos, é importante procurar ajuda imediatamente. Encontre alguém com quem possa conversar sobre os seus sentimentos, pois o diálogo sempre é um grande apoio nessas situações. Pode ser um familiar, um amigo, ou um profissional como um psicólogo ou terapeuta.   

A meditação e os exercícios físicos também ajudam a subir o ânimo das pessoas. Em 2021, faça o esforço para inserir atividades físicas na sua rotina, já que a conexão com corpo e mente é muito poderosa. Para sentir-se bem, todo cuidado conta!

Além de cuidar da sua própria saúde mental, preste atenção à saúde das pessoas que estão ao seu redor, seja em casa, no trabalho, ou até mesmo na rua. A saúde mental é uma cultura que precisa ser praticada, e cada pequena ação faz muita diferença quando se trata de ajudar a que outras pessoas se sintam tranquilas, felizes e realizadas. 

Vamos juntos no Pacto pela Saúde Mental?

É importante que todas as pessoas dêem mais atenção à sua própria saúde mental e à dos seus seres queridos. Vamos juntos nessa ação? Reserve um momento no seu dia para reflexionar sobre as suas emoções e crie uma rotina semanal para cuidar da sua mente. Sem saúde mental, não há saúde. Compartilhe essa ideia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *