Por quê é tão importante trocar o óleo, filtros e pastilhas no carro?

0

Com certeza você sempre presta atenção no nível do combustível do seu carro, né? É claro que sem combustível, o carro não anda. Mas você sabia que o óleo do motor, os filtros e as pastilhas de freio são tão importantes para o funcionamento do carro quanto a gasolina ou diesel? Continue lendo para saber o motivo!

Mantenha em dia a troca de óleo do motor

Com certeza você sempre presta atenção no nível do combustível do seu carro, né? É claro que sem combustível, o carro não anda. Mas você sabia que o óleo do motor, os filtros e as pastilhas de freio são tão importantes para o funcionamento do carro quanto a gasolina ou diesel? Continue lendo para saber o motivo!

O óleo de motor funciona como um lubrificante de todo o sistema de aceleração e queima de combustível no seu carro. O seu papel é muito importante, já que previne o desgaste das peças metálicas que estão sempre em contato e em movimento. Além disso, o óleo também ajuda a controlar a temperatura interna do motor.

Com o uso, o óleo vai reunindo várias impurezas como poeira e resíduos, o que prejudica a eficácia da lubrificação. Além disso, se não for substituído o óleo começa a oxidar e engrossar, aumentando o atrito entre as peças. Portanto, é muito importante fazer a troca periódica desse líquido lubrificante para prevenir maiores problemas a longo prazo, que podem incluir até mesmo a fundição do motor do carro.

Existem vários fatores que devem ser considerados para saber quando trocar o óleo, como o uso severo do carro (estradas de terra, circulação em engarrafamentos, etc.), as distâncias percorridas e o tempo passado depois da última troca. Para manter o óleo sempre em dia, confira as recomendações da fabricante do veículo no manual do seu carro. Para carros de passeio usados em condições normais, a Fiat recomenda que a troca seja feita entre os 10 mil e os 20 mil quilômetros rodados, ou depois de um ano de uso, o que vier primeiro.

Sempre que possível, confira também o nível do óleo, que é medido por uma vareta. É importante que, na hora de fazer essa checagem, o motor esteja frio e o veículo esteja estacionado em um lugar plano. Vale lembrar que rodar com pouco óleo pode prejudicar o funcionamento do sistema, e colocar óleo acima do nível recomendado pode causar o vazamento do líquido e gerar acúmulo de material nos componentes do motor.

Outro detalhe fundamental é sempre trocar o filtro de óleo quando for feita a troca do lubrificante, já que manter o filtro sujo pode contaminar o óleo novo e causar danos precoces no motor.

Garanta a revisão das pastilhas de freio

O freio é um dos itens de segurança mais importantes do carro. As pastilhas de freio são peças chave que garantem o bom funcionamento do sistema, reduzindo a velocidade do automóvel através do atrito gerado ao pressionar o disco de freio, localizado na roda do carro. Por isso, é fundamental sempre checar o estado das pastilhas durante as revisões do seu veículo.

Para saber quando é a hora certa de trocar as pastilhas de freio, é preciso conferir a espessura da peça. Se estiver menor do que 5mm, é necessário fazer a troca imediatamente. Uma boa notícia é que se você seguir à risca o calendário de revisões programadas para o seu veículo e levar o carro na oficina da Carboni Fiat mais próxima, pode ficar tranquilo/a! É porque as pastilhas de freio sempre são conferidas durante essas revisões e, se for necessário fazer a troca, você será informado/a imediatamente.

Substitua os filtros periodicamente

O carro possui vários filtros que evitam a entrada de impurezas no sistema mecânico. Os principais são os filtros de ar, de óleo e de combustível, fundamentais para o bom funcionamento de todos os componentes do veículo. Todos estes filtros devem ser verificados nas revisões periódicas e o momento da troca vai depender de vários fatores como o uso do veículo, onde circula (estradas de chão, por exemplo), e o tempo que passou desde a última troca.

O filtro de combustível, que fica entre o tanque e o motor para evitar entrada de sujeira na bomba e no bico injetor, deve ser trocado em média entre os 10 mil e os 15 mil quilômetros.

O filtro de ar do carro impede a entrada de partículas presentes no ar aspiradas pelo motor. Assim, a câmara de combustão recebe apenas ar limpo, evitando o desgaste prematuro de peças. A troca é recomendada cerca dos 10 mil quilômetros, variando de acordo com a fabricante do veículo. Se não for feita a troca, o carro pode passar a queimar mais combustível, já que o propulsor terá que fazer mais força para puxar o ar no motor, com menos eficácia.

Em carros com ar condicionado, também é necessário fazer a substituição periódica do filtro deste componente. A troca da peça evita mau cheiro e garante que você e a sua família respirem ar limpo durante as viagens dentro do carro. O período de troca vai depender do uso do carro, por isso é fundamental fazer as checagens durante a revisão programada.

Conclusão

Viu só? Respeitar as revisões programadas do seu carro é importantíssimo! É nesse momento que todas essas checagens são feitas, evitando que possam surgir problemas maiores (e mais caros) mais adiante. Além disso, é uma grande medida de segurança para as suas viagens.

Confira o calendário de revisões no manual do seu veículo e agende a manutenção na concessionária Carboni Fiat mais próxima! Vale lembrar que usar apenas produtos recomendados pela fabricante e instalar só peças genuínas garante mais eficiência para o seu carro, além de aumentar a vida útil dos componentes.

Conte com a Carboni Fiat para manter o seu carro sempre em dia! Agende sua revisão direto pelo Whatsapp (49) 99134-7874.

Fique por dentro!

Para mais notícias e informações, inscreva-se grátis na Newsletter do Blog da Carboni e receba as próximas atualizações direto no seu e-mail. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *