O quê significam as luzes no painel do seu FIAT?

O quê significam as luzes no painel do seu carro?

Você está dirigindo tranquilamente quando, de repente, percebe uma luz acesa no painel do carro e não sabe exatamente o que ela significa? Então confira esse artigo para descobrir quais são os alertas que estas luzes no painel dão, desde a cor até o desenho de cada sinal, e saber exatamente o que fazer caso alguma delas apareça. Veja:

As luzes no painel são sinais de alerta

Se a luz estiver acesa em verde ou azul, pode ficar tranquilo/a, pois isso significa que o equipamento está ligado e funcionando normalmente, como no caso dos faróis, por exemplo. Já se alguma das luzes no painel do seu carro acender em vermelho ou amarelo, é sinal que tem algum problema impedindo o bom-funcionamento do seu veículo.

Mas não se assuste: alguns desses alertas são referentes à sua segurança, como o aviso de que o motorista e passageiros não colocaram o cinto ou de que alguma porta está mal fechada, por exemplo.

Todos os veículos têm como padrão as luzes no painel. Os significados principais são:

Luz de freio: indicada por um círculo com um O quê significam as luzes no painel do carro?ponto de exclamação, um “P” ou a palavra “Brake”. Essa luz na cor vermelha indica que o freio de mão está acionado e, se acender com o freio desativado ou na cor amarela, é porque existe algum problema no sistema ou que o nível de fluído do freio está baixo.

 

O quê significam as luzes no painel do seu FIAT? testeLuz de injeção: essa luz acende sempre que você dá a partida no carro, e deve apagar imediatamente. Se ficar acesa, é porque tem algum defeito no motor, que pode ser nos bicos injetores ou catalisador, o que pode causar excesso de consumo de combustível ou até falha na ignição, sendo necessário ir ao mecânico com urgência. Um dado importante é que se essa luz acende depois de ter abastecido o carro, é sinal de que o combustível pode estar adulterado.

O quê significam as luzes no painel do seu FIAT? CapturarLuz de bateria: essa luz avisa quando a bateria do carro está descarregada, ou aponta algum mau funcionamento do sistema elétrico do carro. O alerta inclui problemas na bateria, no alternador, na correia, nos fios ou em outras peças do sistema, o que pode impedir a partida no carro. Por isso, quando essa luz acende é preciso ir até a oficina antes de ficar em pane na estrada.

O quê significam as luzes no painel do seu FIAT? gasoLuz de combustível: geralmente na cor laranja, pode ser uma bola ou o símbolo de uma bomba de combustível. Essa luz vai acender para indicar quando tem pouco combustível no tanque, avisando que é preciso abastecer. Se depois de abastecer ela continuar acesa, é porque pode existir algum problema na boia ou no sensor do tanque.

O quê significam as luzes no painel do seu FIAT? abertasLuz de portas abertas: indica que alguma porta não foi bem fechada, incluindo o porta-malas ou o capô. Se você certificar que tudo está bem fechado e a luz continuar acesa, pode ser sinal de uma falha nos sensores ou na trava das portas.

 

 

LO quê significam as luzes no painel do seu FIAT? Sinto de segurancauz de cinto de segurança: essa luz, no formato de uma pessoa com cinto, acenderá em alguns carros quando o motorista e o passageiro do banco dianteiro não estiverem usando o cinto de segurança com o veículo em movimento.

 

 

O quê significam as luzes no painel do seu FIAT? 333Luz de temperatura do líquido de refrigeração: essa luz indica quando a temperatura do líquido de refrigeração do motor está muito alta, o que pode ser causado pela falta de água ou por falhas no sistema de ventilação. Se ela acender, existe perigo de superaquecimento do motor, o que é muito perigoso. Por isso, ao perceber essa luz no painel, pare o carro, espere o motor esfriar e siga direto para uma oficina.

O quê significam as luzes no painel do seu FIAT? oleoLuz do óleo: quando acesa, essa luz aponta falhas no sistema de lubrificação do motor. O problema pode ser a falta de óleo ou a presença de sedimentos. Se esse aviso aparecer, é importante ir a uma oficina imediatamente porque se o motor funcionar sem lubrificação, poderá fundir.  

 

O quê significam as luzes no painel do seu FIAT? alertaaLuz do pisca-alerta: na forma de um triângulo com um ponto de interrogação. Normalmente essa luz fica no próprio botão de acionamento do pisca-alerta, e acenderá quando este for ligado.

 

 

 

O quê significam as luzes no painel do seu FIAT? Luz de seta

Luz de seta: acenderá de acordo com o comando dado pelo condutor do carro, diferenciando-se em esquerda ou direita. As setas também acendem e piscam ao mesmo tempo quando o pisca-alerta for ativado.

 

 

O quê significam as luzes no painel do seu FIAT? Luz de farol 2

Luz de farol: essas luzes indicam quando o farol está ligado, diferenciando-se de acordo com o tipo. Por exemplo, faróis de neblina, luzes diurnas, faróis baixos e faróis altos

 

 

 

O quê significam as luzes no painel do seu FIAT? Luz de desembacador de para brisa

Luz de desembaçador de para-brisa: indica que essa função foi acionada, podendo ser no vidro traseiro ou dianteiro. Essa luz pode aparecer tanto no painel como no próprio botão do desembaçador. Se ela acender com a função desligada, pode estar apontando uma falha nos circuitos elétricos do sistema.

 

O quê significam as luzes no painel do seu FIAT? Air bagLuz de airbag: se essa luz acender, pode estar indicando algum problema nos airbags do carro. Leve o veículo para uma oficina para garantir a sua segurança no caso de acidentes.

 

 

 

O quê significam as luzes no painel do seu FIAT? ABSLuz de ABS: quando essa luz se acende, significa que o ABS deixou de funcionar por alguma falha no sistema, mas os freios comuns do carro continuam ativos. Esse problema, no entanto, pode aumentar as chances de derrapagens e perda do controle do veículo, o que é bastante perigoso. Faça uma revisão dos freios o quanto antes para evitar acidentes.

 

O quê significam as luzes no painel do seu FIAT? EPC CARROLuz de EPC: essa luz adverte sobre o Controle Eletrônico de Energia do carro, o que indica problemas com o sistema de aceleração como o pedal, o corpo do acelerador, o controle de tração ou o controle de cruzeiro. Se acender, é preciso ir ao mecânico imediatamente.

 

O quê significam as luzes no painel do seu FIAT? EPSLuz de EPS: essa luz indica que a direção elétrica está ativa, acendendo-se e apagando-se imediatamente quando o carro é ligado. Se ficar acesa, indica defeito na direção elétrica, que pode ser causado pelo desregulamento do volante ou danos na caixa de direção.

 

O quê significam as luzes no painel do seu FIAT? pngwing.comLuz do ESC: essa é a luz que indica o Controle Eletrônico de Estabilidade, presente em alguns modelos de veículo. Quando acesa, indica que o sistema está funcionando para controlar a estabilidade do carro e, se não se apagar, pode indicar algum defeito. Em alguns modelos é possível ativar e desativar essa função, aparecendo com um aviso de “OFF” no painel para diferenciar quando o ESC está ligado ou não.

Conclusão

Agora que você já sabe o significado das luzes no painel do seu FIAT, preste atenção para ver se alguma delas acende! Dependendo do tipo de alerta que o seu carro está apontando, é importante agendar uma revisão imediatamente para corrigir o problema.

Leve o seu FIAT na concessionária Carboni mais próxima, onde uma equipe especializada indicará a melhor solução para cada caso.

Marque a revisão do seu FIAT na Carboni direto pelo Whatsapp (49) 99134-7874 ou visite o nosso site para conferir qual é a concessionária mais perto de você.

Para receber mais notícias da Carboni direto no seu e-mail, assine gratuitamente a nossa Newsletter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *