Gerente de serviços da Carboni Case e comandante dos Bombeiros orientam produtores sobre formas de prevenir sinistros durante a colheita

Gerente de serviços da Carboni Case e comandante dos Bombeiros orientam produtores sobre formas de prevenir sinistros durante a colheita colhedeira colheitadeira case ih 9250 1024x768 1

Safra a todo vapor e os produtores aproveitam o clima para colher. São muitas horas com máquinas e homens trabalhando nas lavouras. Os incêndios em máquinas até aqui têm sido controlados em Campos Novos, seja pelos produtores, seja pelos Bombeiros, mas toda a atenção é importante para não se alastrar para a lavoura. O comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Francisco Clemente Scharf Filho, orienta os produtores e operadores de colheitadeiras sobre os principais fatores que contribuem para ocorrência de incêndio.

De acordo com o tenente Scharf, no último final de semana três ocorrências de incêndio foram registrados na região. Uma em Videira, uma em Campos Novos e uma em Vargem. Na noite de segunda-feira (12), mais uma ocorrência foi registrada em Campos Novos.

Segundo o tenente, durante a colheita o acúmulo de resíduos em torno do motor, do sistema de exaustão, entre polias e correias podem iniciar um incêndio.

Para diminuir a possibilidade de incêndio com máquinas agrícolas a regra geral é fazer a manutenção preventiva. Manter a área em torno do motor e de partes quentes da máquina livre do acúmulo de palha e poeira. É importante que as máquinas possuam extintores compatíveis para conter um princípio incêndio, pontua o tenente.

Francisco Scharf Filho fala ainda sobre as dificuldades enfrentadas pelos Bombeiros para o combate a essas ocorrências.

Nós procuramos o gerente de serviços do grupo Carboni Case Agrícola, Adriano Alves Fagundes para falar mais  sobre os cuidados que o produtor precisa ter para evitar esses acidentes. Na entrevista, Adriano também pontua o valor das colheitadeiras que podem chegar a R$ 2 milhões e ressalta a alta tecnologia dessas máquinas.

Escute o audio da entrevista aqui. 

A produção não pode parar: aposte em um seguro para o seu maquinário

A Carboni Corretora de Seguros oferece seguro para para proteger equipamentos e maquinários utilizados nas propriedades rurais, evitando prejuízos inesperados.

O seguro abrange uma ampla variedade de máquinas agrícolas e, além de cobrir possíveis danos físicos causados aos equipamentos, oferece coberturas adicionais como danos elétricos, roubo, entre outras.

Fonte: Rádio Cultura Campos Novos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *