Respeito e responsabilidade transformam o trânsito em um lugar mais seguro

Respeito e responsabilidade transformam o trânsito em um lugar mais seguro directory 2713360 1920 1710x855 1

Reforçar a empatia e a responsabilidade social em todos os nossos momentos de convivência é muito importante, pois assim é possível evitar brigas, desentendimentos e atitudes negativas entre as pessoas. O mesmo vale no trânsito, quando muitos dos acidentes acontecem por falta de respeito ou de responsabilidade das pessoas envolvidas.

Basta que apenas um pedestre, motorista, ciclista, motociclista e passageiro desrespeite as regras de trânsito para que todos ao seu redor passem a estar em risco. A falta de responsabilidade no trânsito pode causar graves acidentes, terminando inclusive em morte. De acordo com a ONU/OMS, cerca de 1,35 milhão de pessoas perdem a vida a cada ano no mundo devido a acidentes de trânsito. Dados do Ministério da Saúde apontam que no Brasil, 31.945 pessoas morreram no trânsito em 2019.

Com o objetivo de chamar a atenção e reforçar a importância de que cada um faça a sua parte para a redução de acidentes, anualmente é realizada a campanha internacional Maio Amarelo. A ação é realizada durante Maio pois foi nesse mês, em 2011, que a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, com a meta de poupar ao menos 5 milhões de vidas durante o período. A cor Amarela representa a atenção, sendo a sinalização de advertência no trânsito.

O tema da campanha neste ano é Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito. A ideia é conscientizar sobre o papel de cada um para um trânsito mais seguro para todos. Para isso, existem algumas atitudes que todos podemos tomar para fazer a nossa parte, como:

– Respeitar à risca a sinalização de trânsito.

– Nunca ultrapassar em lugares não permitidos.

– Respeitar os limites de velocidade nas diferentes vias transitadas.

– Usar cinto de segurança, incluindo motorista e passageiros.

– Ter paciência e empatia com as outras pessoas circulando no trânsito ao seu redor.

– Procurar sempre atravessar a rua usando a faixa de segurança, e observar bem os dois lados da via antes de cruzar. É importante ver também se há ciclistas se aproximando.

– Ao circular de bicicleta, usar sinalização para avisar aos motoristas quando for dobrar em alguma esquina ou cruzar a rua. Sempre ocupar equipamento de segurança como capacete e luzes refletivas.

– Nunca dirigir após tomar álcool ou qualquer outra substância entorpecente, como remédios ou drogas ilícitas.

– Procurar dirigir sempre bem descansado/a e, sempre que possível, iniciar o trajeto com tempo de sobra para possíveis imprevistos.

– Mantenha o seu automóvel, motocicleta ou bicicleta com a manutenção em dia para evitar panes ou incidentes.

Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito

Com estas atitudes, todos podemos fazer do trânsito um lugar mais seguro. Faça a sua parte respeitando ao próximo e sendo responsável com as suas próprias ações.

Gostou deste artigo? Assine a Newsletter gratuita do Blog da Carboni para receber mais notícias e informações em primeira mão. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *