Proteger o Meio Ambiente é um dos compromissos da Carboni

Proteger o Meio Ambiente é um dos compromissos da Carboni Preservacao do Meio Ambiente

Esta semana se celebra a Semana Mundial do Meio Ambiente, e a Carboni realiza ações para reforçar a importância de que cada um faça a sua parte para proteger a natureza e garantir um futuro sustentável para todos. A Carboni conta com vários programas de proteção do Meio Ambiente. Conheça alguns deles neste artigo!

Ações da Agropecuária Carboni para a preservação do meio ambiente

Na Agropecuária Carboni, por exemplo, uma das principais preocupações é a destinação final do dejeto dos suínos produzidos nas granjas, já que o dejeto manejado da forma errada tem um grande impacto na poluição do meio ambiente. A solução encontrada pela empresa foi a compostagem e a deposição do dejeto líquido, maturado, em áreas usadas para agricultura. Dessa forma, o dejeto se transforma em um adubo orgânico muito eficaz para manter as plantações saudáveis e mais produtivas.

Proteger o Meio Ambiente é um dos compromissos da Carboni DJI 0023 scaled

Para a compostagem, foi implementada a Unidade Mecanizada e Automatizada de Compostagem dos Dejetos Líquidos de Suínos, que realiza um tratamento através de bactérias aeróbias (que utilizam oxigênio), desenvolvidas durante o processo de fermentação dos dejetos junto com serragem ou maravalha em uma leira de compostagem. Esse processo, realizado com ajuda da unidade mecanizada, realiza a degradação da matéria orgânica com produção de calor e o desprendimento de gás carbônico e água. Assim, a água presente no dejeto suíno é evaporada, restando apenas os nutrientes incorporados na leira de compostagem.

O resultado é um composto orgânico rico em nutrientes, que é usado como adubo para o solo. Aproveitando esta solução, a Agropecuária Carboni agora comercializa este condicionador de solo proveniente da compostagem do dejeto suíno, que pode ser usado para o plantio de flores e plantas em casa ou até em grandes plantações. O produto possui registro junto ao Ministério da Agricultura – MAPA, e conta com todas as garantias de qualidade exigidas pelo órgão.

Outras granjas da empresa possuem o sistema de distribuição do dejeto líquido em áreas agricultáveis. Esse processo inicia com a deposição do dejeto por um período mínimo de 120 dias para que ocorra a sua maturação e estabilização. Depois desse tempo, os nutrientes e compostos presentes já podem ser utilizados no solo, transformando-o em adubo orgânico líquido.

Com o conceito de utilização do dejeto de suínos como um subproduto da suinocultura e não como um problema, a empresa consegue manter uma alta produtividade nos mais de 300 hectares de cultivo em lavoura e mais de 460 hectares de pastagem perene, com altos índices de aproveitamento do solo e menos uso de adubação química.

A Agropecuária Carboni também vem investindo na construção de biodigestores que, além de estabilizar o dejeto suíno para reaproveitá-lo em áreas cultivadas, permite o aproveitamento do biogás gerado no aquecimento das granjas. Futuramente, este biogás também será usado para produção de energia elétrica ou na transformação de veículos a biogás.

A empresa conta, ainda, com cisternas para captação de água da chuva, que é reaproveitada para o consumo animal. Este sistema aliado com o plano de prevenção e manutenção na parte hidráulica evita desperdício de água nas instalações da Agropecuária Carboni.

Rodoviário Monte Sereno conta com sistema de reaproveitamento de água

Proteger o Meio Ambiente é um dos compromissos da Carboni IMG 5617 scaled

A transportadora Rodoviário Monte Sereno também implementou algumas soluções para garantir uma operação mais limpa e que contribui para a preservação do meio ambiente.

Na matriz da empresa, em Videira/SC, foi instalada uma rampa para lavação dos caminhões, onde toda a água utilizada é captada e enviada para um sistema de filtragem. Neste processo ocorre a separação da água residual e dos materiais sólidos. A água recém filtrada retorna para o sistema e é reaproveitada, enquanto os materiais sólidos são destinados para uma empresa que faz a gestão destes resíduos seguindo as normas ambientais vigentes.

Este sistema sofre um pouco de perda de água por causa da evaporação. Para repor o volume perdido, foi implementado um sistema de coleta de água nos telhados da empresa, usando um sistema de calhas que enviam a água da chuva para grandes reservatórios.

Conclusão

Com estas soluções, a Carboni procura fazer o possível para evitar desperdícios e a poluição do meio ambiente. O reaproveitamento da água, do biogás e dos dejetos suínos são apenas algumas das ações realizadas pela empresa para preservar a natureza e ajudar a entregar um futuro saudável para as próximas gerações.

Conte para a gente quais são as ações que você realiza para ajudar a preservar o meio ambiente! E para receber mais notícias sobre as empresas Carboni, assine a nossa Newsletter gratuita e tenha acesso às atualizações do blog em primeira mão. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *