Polo Automotivo de Betim completa 45 anos e avança para produzir nova geração de veículos

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O Polo Automotivo de Betim completa 45 anos de operação nesta sexta-feira, 9 de julho de 2021

O Polo Automotivo de Betim completa 45 anos de operação nesta sexta-feira, 9 de julho de 2021. É uma das maiores fábricas de automóveis do mundo e está em processo permanente de modernização, recebendo contínuos investimentos para continuar a ser uma referência em tecnologia automotiva.

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Novas áreas de desenvolvimento de veículos foram implantadas simultaneamente à modernização de instalações, equipamentos, processos e sistemas a partir do conceito da Indústria 4.0, no maior ciclo de investimentos realizado no Polo Automotivo de Betim, que possui plena capacitação para desenvolver, desenhar, projetar, testar e produzir veículos de classe mundial.

Desta fábrica saem os modelos de veículos que estão entre os mais vendidos no Brasil – a picape Fiat Strada, líder absoluta de vendas no país, além do Argo e Mobi, entre outros modelos. Em breve, de suas linhas de produção sairá também o Fiat Pulse, primeiro SUV desenvolvido e fabricado em Betim. O sucesso destes modelos fez da Fiat a marca líder do mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves.

A comemoração dos 45 anos coincide com a volta da marca ao topo do mercado. No primeiro semestre do ano, a Fiat foi a marca mais vendida, com 22,1% de participação de mercado acumulada. Também é a marca líder na América do Sul no período, com 14,8% de participação nas vendas totais.

“Temos muito orgulho de nossas raízes mineiras. Há 45 anos, a Fiat iniciou suas operações aqui em Betim e começou a produzir automóveis que agradaram o consumidor de todo o Brasil. Investimos muito, inovamos sempre e impulsionamos a instalação de dezenas de fornecedores no entorno de nossa fábrica”, disse o presidente da Stellantis para a América do Sul, Antonio Filosa. “Como resultado, consolidamos um extenso e diversificado parque industrial automotivo, conquistamos a liderança do mercado brasileiro e sul-americano e empregamos milhares de pessoas que desenvolveram seus talentos e são hoje nosso grande diferencial”, acrescentou.

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O Polo Automotivo, além de ser uma fábrica moderna e um centro completo de desenvolvimento de veículos de classe mundial, é também a sede da Stellantis para a América do Sul. A empresa, constituída em janeiro deste ano, é resultado da fusão da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) com o Groupe PSA. É um dos maiores grupos automotivos do mundo, detentor de 14 marcas icônicas e líder mundial no desenvolvimento da mobilidade sustentável.

O Polo Automotivo de Betim também é o maior centro de produção de powertrain da América Latina, com capacidade para produzir 1,3 milhão de motores e transmissões por ano. São produzidas três famílias de motores: Fire, Firefly e GSE Turbo.

Uma marca líder

A Fiat é a marca líder do mercado brasileiro. Fechou o mês de junho na liderança de mercado pelo sexto mês consecutivo, com 26,1% de participação de mercado, no melhor resultado em 14 anos. De cada quatro carros vendidos no Brasil no mês passado, um foi da marca Fiat.

No acumulado do primeiro semestre, a Fiat também lidera com 22,1% de participação de mercado. A marca também é líder na Argentina e na América do Sul, onde o Fiat Strada é o modelo mais vendido. Sem dúvida, é um momento de grande sucesso.

Mas para voltar ao topo do pódio, a Fiat teve que superar grandes desafios. Hugo Domingues, gerente do Brand Fiat para a América Latina, lembra que a participação de mercado da marca entrou em processo de retração a partir de 2012, devido a uma combinação de fatores. A ausência de um SUV em seu portfólio no momento em que este segmento se expandia e quatro anos seguidos sem lançamentos de novos modelos afetaram as possibilidades de crescimento da marca naquele período. A participação de mercado da marca caiu a 13,2%, praticamente a metade do que a Fiat atingiu no mês passado.

A partir de 2016 os lançamentos foram retomados, mas percebeu-se também que era preciso fazer mais para reconectar-se com o consumidor. “Seria preciso rever toda a jornada do consumidor, mapeando todos os pontos de contato dele com a Fiat e promover um reposicionamento completo da marca. Assim, depois de 12 meses de diagnóstico e de planejamento sobre produto, experiência do consumidor e comunicação, lançamos o rebranding da Fiat em 2020”, explica Hugo Domingues. Com um plano de lançamento de produtos já estabelecido, o trabalho de reposicionamento e revitalização da marca teve muito foco na experiência do consumidor e na comunicação, que foram gatilhos importantes para promover o sucesso da Fiat alcançado nos últimos meses.

“Buscamos transmitir em todos os nossos pontos de contato uma mensagem contínua e consistente ao consumidor, para ser digno de sua confiança. É isto que realmente muda a imagem da marca”, detalha Domingues.

Foi um processo de reaproximação com os consumidores, que aprimorou o atendimento nas 520 concessionárias distribuídas pelo Brasil, ampliou os canais de atendimento digital, lançou ações totalmente inovadoras de varejo, valorizou diferenciais como seu caráter ítalo-brasileiro e sua identidade pop, encantadora e espontânea, tanto nos seus produtos quanto nas plataformas de comunicação.

Com essa estratégia traçada e um trabalho muito articulado de várias áreas da empresa e das concessionárias, o índice de satisfação do cliente reagiu na mesma velocidade que as vendas, saltando várias posições no ranking.

O sucesso alcançado até aqui é só uma etapa do processo de fortalecimento da marca. Em breve chega ao mercado o Fiat Pulse, primeiro SUV da marca desenvolvido e produzido no Brasil. O novo modelo será lançado no momento em que o plano de rebranding está muito mais consolidado.

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“Estamos novamente mais próximos do consumidor, em conexão com ele. A Fiat é de novo uma marca emocional e apaixonada, que surpreende com um design único, inovações tecnológicas e uma rede de concessionárias muito mais preparada”, assinala Domingues. “É por isto que podemos dizer com convicção: FIAT. A PAIXÃO MOVE 

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