Como saber se uma pessoa falecida conta com Seguro de Vida?

Como saber se uma pessoa falecida conta com Seguro de Vida?

Ao perder uma pessoa querida, às vezes os familiares e responsáveis pela burocracia do funeral e outros trâmites procuram resolver esses temas o antes possível, sem saber realmente como proceder ou sem checar algumas informações importantes como, por exemplo, se a pessoa falecida possuía um seguro de vida contratado.

É comum que essa informação passe batida em algumas situações, sendo que pode ocorrer que a própria pessoa segurada ignore o fato de contar com um seguro contratado, porque este está sendo pago pela empresa empregadora, por exemplo. Mas então, como saber se existe uma apólice de seguro de vida válida para uma pessoa falecida?

Para saber se a sua pessoa querida que já faleceu conta com um Seguro de Vida, você pode seguir algum destes passos:
  • Fale com um corretor de seguros do seu círculo social

Se você conhece algum corretor de seguros que faz parte do círculo social da pessoa falecida, entre em contato para perguntar se algum seguro de vida foi contratado com ele.

  • Confira os movimentos financeiros da pessoa

Você poderá conferir algumas informações como as folhas de pagamento da pessoa falecida para ver se estava sendo descontado algum valor correspondente a uma parcela de seguro de vida. Outra dica é conversar com o setor de Recursos Humanos da empresa onde a pessoa trabalhava para saber se o contrato incluía um seguro de vida como benefício.

Se for necessário, também é possível ver os movimentos de débito na conta bancária da pessoa para checar se estava sendo paga alguma mensalidade referente ao seguro.

  • Confira o registro no Susep

Outra maneira de saber se a pessoa falecida contava com Seguro de Vida é consultando com o CPF e documentação correspondente na Susep (Superintendência de Seguros Privados) mais próxima. Se houver algum seguro registrado no nome da pessoa, a superintendência poderá informar.

Como ativar o seguro e como funciona a indenização?

Logo de estar informado/a sobre a existência de um seguro de vida da pessoa falecida e saber qual é a seguradora contratada, você poderá entrar em contato para acionar o seguro. A seguradora entregará todas as informações necessárias com os passos a seguir para que seja ativada a cobertura, de acordo com o que estiver estipulado na apólice.

As coberturas de seguro de vida podem incluir diferentes serviços como assistência funeral, traslados, assistência com documentações e também uma indenização para beneficiários (normalmente os familiares da pessoa falecida). É um auxílio para que as famílias possam superar com mais estabilidade os momentos mais difíceis depois da perda de um parente querido.

Se a apólice não contar com uma indicação dos nomes dos beneficiários, automaticamente o valor da indenização do seguro será dividido entre o cônjuge e os herdeiros legais da pessoa falecida.

Ter um Seguro de Vida é proteger você e a sua família

Superar a perda de um familiar é muito difícil, e a pressão de lidar com documentações e trâmites burocráticos nesse momento pode ser ainda mais estressante. Ao acionar o seguro de vida, você pode contar com assistência no passo a passo para despedir a pessoa amada com mais tranquilidade e estabilidade financeira. Assim, você e a sua família podem se concentrar nas homenagens e recordações, fazendo deste um processo um pouco mais leve para todos.

Além disso, o seguro de vida conta com coberturas que também podem ser acionadas em vida, funcionando como um auxílio para todos os momentos de necessidade junto à sua família. Ter um seguro de vida é estar protegido sempre! Entre em contato com a Carboni Corretora para saber mais e solicitar a sua proposta. Fale conosco direto pelo WhatsApp 49 3533-8838.

Fique por dentro!

Para mais notícias e informações, inscreva-se grátis na Newsletter do Blog da Carboni e receba as próximas atualizações direto na caixa de entrada do seu e-mail.

Fonte: CQCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *