Semana Nacional do Trânsito reforça importância do Respeito e Responsabilidade na estrada

Semana do Trânsito reforça importância do Respeito e Responsabilidade na estrada

Entre os dias 18 e 25 de setembro acontece a Semana do Trânsito, uma ação que ocorre todos os anos para incentivar aos condutores, pedestres e ciclistas para que colaboremos juntos por um trânsito mais seguro. A campanha deste ano reforça a importância do respeito e da responsabilidade na estrada, algo que nós da Carboni também vemos como fundamental para a segurança de todos.

Semana do Trânsito

Com ações simples de cada um de nós, é possível proteger milhares de vidas que são perdidas prematuramente no trânsito brasileiro, sendo hoje uma das principais causas de morte no país. Dirigir de maneira defensiva, respeitando a todas as pessoas que também estão na estrada, é fundamental para gerar um impacto positivo na segurança do trânsito.

Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito.

Não é nada complicado fazer a sua parte para apoiar essa ação. Basta seguir algumas orientações simples para gerar um trânsito mais seguro ao seu redor. Veja:

  1.   Não usar o celular ao volante: infelizmente, ainda tem muita gente que usa o celular enquanto dirige. Vários estudos apontam que o uso do telefone distrai o motorista por vários segundos, aumentando muito as chances de acidentes. Ao não prestar atenção na estrada, a pessoa demora muito para reagir aos imprevistos, e isso pode ser fatal. É importante destacar que o uso do celular pelos ciclistas e pelos pedestres enquanto caminham ou atravessam a rua também deve ser evitado.
  2.   Manter uma distância segura do veículo da frente: essa é uma das principais regras da Direção Defensiva. A distância do seu veículo para o que vai na sua frente na estrada deve ser de, no mínimo, 2 segundos. Para calcular, basta ter um ponto de referência no caminho. Quando o veículo da frente passar por esse ponto, conte dois segundos até que você também passe por ali. Se o tempo for menor, tire o pé do acelerador e aumente a distância. Esse espaço de segurança é importante para garantir que você consiga frear a tempo caso o veículo da frente faça manobras bruscas.
  3. Use o cinto de segurança: é obrigatório! E além disso, usar o cinto é um ato de responsabilidade com a sua própria vida. Sempre exija que todos os passageiros que viajam com você também o utilizem. Apesar de sempre confiarmos que nossas viagens serão tranquilas, os imprevistos acontecem, e o cinto de segurança é uma maneira de prevenir fatalidades.
  4.   Evite dirigir com sono: se o cansaço bater, dê uma paradinha para descansar. Nunca inicie ou siga uma viagem com sono, pois o cérebro nessa situação não reage tão rapidamente quanto o de uma pessoa bem alerta. Para os motoristas de caminhão, a jornada de trabalho e as paradas de descanso devem ser respeitadas, garantindo assim viagens mais seguras.
  1.   Não faça ultrapassagens perigosas: nunca ultrapasse em curvas, em faixas contínuas e evite ultrapassar dentro da cidade. É muito importante respeitar a sinalização de trânsito que aponta quando é uma área segura para realizar esse tipo de manobras. Sempre garanta que você tenha uma boa visibilidade da estrada para ultrapassar, e só entre na pista quando tiver certeza de que dá tempo de voltar para a sua mão com segurança. Dê atenção também para veículos que estão estacionados ou parados no acostamento, que podem entrar na estrada sem perceber que você está ultrapassando. Em neblina ou com muita chuva, prefira esperar.
Juntos por um trânsito seguro no Brasil

Essas atitudes simples fazem toda a diferença no dia a dia da estrada. Se todas as pessoas que participam do trânsito atuarem com respeito e responsabilidade, com certeza será gerado um impacto positivo para um trânsito mais seguro. Faça a sua parte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *