Janeiro Branco: O mundo pede saúde mental!

Janeiro Branco: O mundo pede saúde mental! RELEASE CORRETORA
Janeiro Branco

Desde o começo da pandemia do Covid-19, uma das principais questões discutidas tanto nas rodas de conversa como em espaços profissionais tem sido a saúde mental das pessoas. Em um recente estudo realizado pela FIOCRUZ e outras seis universidades nacionais, enquanto 40% da população brasileira apresentavam sentimentos frequentes de tristeza e de depressão, outros 50% da mesma população apresentavam frequentes sentimentos de ansiedade e nervosismo. Os isolamentos, o trabalho à distância e muitas outras coisas das quais a pandemia nos privou fez com que os cuidados psicológicos se tornassem um ponto de atenção para todos nós.

Neste 2022, a campanha Janeiro Branco, que já está na sua 9ª edição, reforça a mensagem da importância de cuidar da nossa saúde mental. Este ano, a ação destaca como o papel de todas as pessoas é fundamental para quebrar o tabu sobre a necessidade de cuidados psicológicos, e nos convida a falar mais sobre o assunto, reunir família e amigos para abrir o coração e a mente, e também procurar ou recomendar ajuda profissional sempre que acharmos que é preciso.

Todos podemos ajudar por uma humanidade mentalmente saudável

Com a campanha Janeiro Branco, que é realizada no Brasil desde 2014 e também atua em outros países ao redor do mundo, a ideia é conscientizar as pessoas sobre a importância de contar com um círculo de relações saudáveis tanto na vida pessoal como na vida profissional. Ter vínculos profundos com pessoas, criar confiança e poder conversar já é um passo muito importante para começar a melhorar o estado da mente quando nos sentimos tristes ou angustiados(as).

Além disso, ser partícipes desta ação e divulgar os benefícios de prestar atenção à saúde mental também é muito importante. Ao calar, não ajudamos a melhorar nem a nossa situação, nem a dos outros ao nosso redor.

Portanto, o convite é procurar espaços para compreender mais sobre os cuidados psicológicos, entender o que podemos fazer por nós e pelos outros, além de aprender a identificar sinais de que alguém (ou você) precisa de ajuda. Alguns destes sinais podem ser: cansaço extremo, sentimentos de tristeza, vontade de estar sozinhos, pensamentos negativos, entre outros.

Janeiro Branco: O mundo pede saúde mental!

Cuide de você e de quem está ao seu redor

A ação Janeiro Branco também deixa uma recomendação de 10 atitudes para um mundo com mais saúde mental. Começa pela necessidade de políticas públicas que foquem nessa questão, e segue com as dicas de praticar exercícios físicos ou hobbies terapêuticos, buscar o autoconhecimento, buscar uma boa qualidade de vida de acordo com o seu ideal, gerar vínculos sociais profundos, estar abertos a novos conhecimentos, manter uma espiritualidade saudável, ter contato com a natureza, ter autonomia e possuir sentidos de vida próprios.

Se você ou alguém do seu círculo apresenta sinais de desânimo ou angústia, recomenda-se procurar ajuda profissional. Uma forma de encontrar assistência é no CRAS da sua cidade, ou em clínicas psicológicas. Siga em frente sem medo: a saúde mental é para todos!

Fique por dentro!

Para mais notícias e informações, inscreva-se grátis na Newsletter do Blog da Carboni e receba as próximas atualizações direto na caixa de entrada do seu e-mail. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *