Stellantis e Iveco manterão a produção durante o carnaval

Stellantis e Iveco manterão a produção durante o carnaval 5831montadoras paralisarao producao durante o carnaval 2ee7b8dc830369593f725e4aaa253067

São Paulo – Ao menos cinco fábricas de veículos instaladas no Brasil passarão o feriado do carnaval, de 28 de fevereiro a 1º de março, com produção normal. Betim, MG, Goiana, PE, e Porto Real, RJ, da Stellantis, e Sete Lagoas, MG, da Iveco, seguirão operando normalmente, segundo informaram após consulta da Agência AutoData. A General Motors em São Caetano do Sul, SP, também trabalhará, mas por opção dos seus funcionários. 

A maior parte das empresas, porém, concederá o feriado aos seus trabalhadores – e algumas emendarão a parada por toda a semana, retomando a produção apenas na segunda-feira, 7 de março.

Os funcionários das fábricas da Volkswagen em São Bernardo do Campo e Taubaté, SP, e de São José dos Pinhais, PR, estarão de folga na segunda-feira, 28, e na terça-feira, 1o, retornando aos postos de trabalho na quarta-feira, 2. Na unidade de São Carlos, SP, responsável pela produção de motores, o cronograma não estava definido até a publicação desta reportagem.

Na Toyota as unidades de São Bernardo do Campo, Sorocaba e Indaiatuba, SP, estarão paradas até o dia 2. A de Porto Feliz, SP, responsável pela produção de motores, será a única em operação, incluindo o sábado, 26, mas não todo o seu conjunto, de acordo com a empresa. 

Na maior parte das fábricas da General Motors a situação é parecida com a da Toyota, com paralisação programada para 28 de fevereiro e 1o de março nas unidades de Joinville, SC, e de São José dos Campos, com retorno previsto para o dia 2. A fábrica de São Caetano do Sul, SP, trabalhará normalmente na semana que vem: os trabalhadores tiveram a opção de folgar e compensar com dois sábados de trabalho ou manter os turnos na segunda e terça-feira de carnaval. Em assembleia, optaram por seguir trabalhando. Gravataí, RS, entrou em férias coletivas na segunda-feira, 21.

Os trabalhadores da Renault terão folga concedida pela empresa na segunda e na terça-feira de carnaval, retornando aos trabalhos na quarta-feira. Mesmo caso da Honda, que concederá recesso aos trabalhadores das fábricas de Sumaré e Itirapina, SP, no mesmo período. A Hyundai também seguirá essa programação na fábrica de Piracicaba, SP, e informou que essa folga já estava acordada com funcionários, que compensarão os dois dias futuramente. 

Os metalúrgicos da Mercedes-Benz das unidades de São Bernardo do Campo, SP, e Juiz de Fora, MG, não trabalharão durante o carnaval, permanecendo em casa em 28 de fevereiro e 1o de março. 

Das montadoras de veículos leves a Nissan é a que ficará mais tempo parada, pois emendará a semana toda do carnaval, paralisando as linhas na sexta-feira, 25, e retomando a produção em Resende, RJ, na segunda-feira, 7.

Na Volvo, em Curitiba, PR, o descanso será prolongado e a pausa na produção se estenderá por toda a semana, com emenda de 28 de fevereiro até 4 de março. O mesmo esquema será adotado pela Scania, em São Bernardo do Campo, SP. Além disso a fábrica também terá suas atividades interrompidas na véspera do carnaval, na sexta-feira, 25, em virtude da antecipação da ponte do feriado de Corpus Christi, celebrado em 16 de junho. Segundo a montadora a parada prolongada se deve ao cenário da crise global de semicondutores. Linhas de ônibus e motores, no entanto, operam normalmente nesse período.  

Até a publicação desta reportagem não divulgaram o cronograma para o carnaval Caoa Chery, DAF e Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Fonte: AutoData

Fique por dentro!

Para mais notícias e informações, inscreva-se grátis na Newsletter do Blog da Carboni e receba as próximas atualizações direto na caixa de entrada do seu e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *