Iveco participa de estudo para criar comboios de caminhões autônomos na Europa

Iveco participa de estudo para criar comboios de caminhões autônomos na Europa platooning iveco

Objetivando desenvolver, testar e validar a tecnologia de platooning, que são comboios de caminhões semi-autônomos, a Iveco trabalhou com a União Europeia, com a TNO, uma organização de investigação da Holanda, e também com outras montadoras, para demostrar que a tecnologia é viável em condições reais de tráfego.

O projeto foi iniciado em 2018, com a criação de uma tecnologia multimarcas, que foi desenvolvida após um acordo entre as maiores fabricantes de caminhões da Europa. Com isso, os caminhões “conversam”, e repetem os movimentos do caminhão da frente, mantendo o foco no trânsito, independente do tipo de via.

Testes realizados no trânsito real da cidade de Barcelona, na Espanha, no ano passado, mostraram que a tecnologia é viável. Sete caminhões foram preparados e viajaram em um comboio, que obteve êxito total nos testes.

O desenvolvimento e testes foram feitos dentro do projeto ENSEMBLE, que também definiu duas funções de platooning de caminhões: Platooning as Support Function (PSF), baseado em tecnologia testada e capaz de lidar com todos os casos de uso encontrados no tráfego real, e Platooning as Autonomous Function (PAF), o passo intermediário para um caminhão totalmente autônomo, que neste momento só foi definido em termos teóricos.

Fonte: Rafael Brusque – Blog do Caminhoneiro

Fique por dentro    

Assine a newsletter gratuita do Blog da Carboni para receber direto no seu e-mail as nossas notícias, dicas e ofertas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *