Na Carboni temos um grande histórico de apoio a atletas catarinenses vencedores em diferentes tipos de esportes. Desta vez, estamos muito orgulhosos em ser patrocinadores, junto com a Continental Pneus, dos atletas da AVEA – Associação Videirense de Esporte Adaptado, que realiza treinos e práticas de esportes de Paradesporto e Surdo Desporto para pessoas com deficiência física, intelectual ou visual.
A AVEA atua desde 2012 promovendo, incluindo, incentivando atletas com deficiência a desenvolver as suas capacidades esportivas através de práticas adaptadas à sua condição e potencialidades. Entre as ações da associação estão rotinas de treinamento, palestras, participação em jogos e competições paratléticas, e também outros incentivos como preparação para o mundo do trabalho, inclusão social e desenvolvimento dos atletas em todos os âmbitos, ajudando-os a ser mais independentes e realizados.
Entre os esportes oferecidos pela AVEA para crianças, adolescentes, adultos e idosos estão Atletismo, Bocha, Rafa Vollo, Bocha paralímpica, Natação, Tênis de Mesa e Futsal, e novas modalidades serão adicionadas no futuro. Com estas ações, a entidade busca gerar qualidade de vida, saúde e bem estar aos atletas, além de ajudar a levá-los para competições paradesportivas em todo o Brasil e também em outros países. Por exemplo, em 2017 os atletas da AVEA participaram da Surdo Olimpíada, na Turquia.
Gustavo Costenaro Brandalise, um dos precursores do projeto AVEA e professor de atividades adaptadas da FMEV (Fundação Municipal de Esportes de Videira), comenta que o esporte é uma ferramenta de transformação social. “O esporte faz com que os atletas tenham uma motivação maior para levantar da cama e realizar suas tarefas diárias, além da felicidade e empolgação na busca de ser cada vez melhor. Muitos deles eram dependentes e através do esporte e do convívio com os demais, se tornaram mais independentes e têm mais autonomia nas atividades”, diz.
A presidente da AVEA, Luci Maria Bavaresco Devens, agrega que o esporte traz autoestima, oportunidades de inclusão e qualidade de vida. “Nós vemos no semblante deles o desenvolvimento global que a prática do esporte proporciona. Quando eles vão para competições e conquistam lugares é uma grande alegria, além de uma grande representatividade para o município”, afirma.
A AVEA coleciona prêmios. Em 2017, um grupo de 50 atletas da associação levou para casa 40 medalhas no Parajasc (Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina), realizado em Criciúma. E em 2022, três atletas mirins conquistaram medalhas durante o Parajesc (Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina), levando três ouros, duas pratas e um bronze nas modalidades arremesso de peso, corrida e salto em distância.
É por estas conquistas e pelas que ainda estão por vir que para nós da Carboni é muito gratificante poder fazer parte dessa história e ver as equipes alcançando grandes resultados. Agradecemos também pela parceria da Continental, que apoia e acredita nesse grande projeto junto conosco.
Confira o vídeo e conheça mais sobre essa associação campeã:
Assine a nossa Newsletter gratuita e acompanhe as novidades em primeira mão direto no seu e-mail.