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Carboni é destaque na Convenção Iveco 2024

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As equipes de Vendas e de Marketing da Carboni Iveco trazem cada vez mais orgulho para a empresa. Desta vez, a razão foram os reconhecimentos recebidos durante a Convenção de Vendas e Marketing IVECO 2024. 

A convenção que reúne as equipes de todas as concessionárias Iveco do Brasil aconteceu entre os dias 10 e 12 de julho em Belo Horizonte. O time da Carboni foi representado pelos gerentes de vendas de todas as concessionárias Carboni, acompanhados pelo Luiz Fernando Carboni, diretor comercial da Carboni e Rafael Carboni, gestor de marketing do grupo. 

No evento, foram realizados encontros para alinhamento de planejamento da rede, além de análise de resultados de vendas e adiantamento de novidades da marca. Entre os pontos altos da convenção esteve a entrega de premiações do Dealer Standards e prêmios por vendas do Consórcio Iveco. 

A Carboni teve um excelente desempenho nestes prêmios. Recebemos as premiações Ouro e Prata do Dealer Standards, reconhecimento por vendas da Iveco, e também ganhamos prêmios por volume de vendas de consórcio. Um dos números mais interessantes que foram apresentados na convenção é que a cada 4 pesados da Iveco vendidos no Brasil, 1 é vendido pela Carboni. Este resultado é muito importante, e uma motivação extra para todo o esforço e dedicação das equipes de vendas de toda a rede Carboni Iveco. 

Rafael comenta sobre a importância deste evento para a continuidade do trabalho na Carboni: “A convenção de marketing e vendas da Iveco foi uma ótima oportunidade para alinhar as estratégias e objetivos da fábrica e rede, sempre colocando o cliente como centro das atenções. Tivemos oportunidade de ouvir clientes de diferentes perfis que relataram a evolução dos produtos, aumentando a autoconfiança do time sobre a marca Iveco. Também houve reconhecimento pelas boas performances e práticas, revelando o potencial da rede de concessionários e da competitividade da marca no mercado.”

Deixamos aqui o nosso agradecimento aos clientes que confiam na marca Iveco e na Carboni para garantir o melhor rendimento nas suas operações. Também damos parabéns para toda a equipe da Carboni Iveco que coleciona excelentes resultados ano após ano! 

Iveco se prepara para aumentar as vendas de caminhões a gás no Brasil

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Com mais de 1 mil caminhões a gás vendidos no Brasil desde 2019, a Scania domina totalmente esse mercado. Além da marca sueca, apenas a Iveco tem um produto disponível para concorrer, mas ainda apresenta performance tímida, com 28 unidades comercializadas para o Grupo Cetric, em março deste ano. O modelo S-Way NG, movido a gás natural e biometano, foi apresentado pela primeira vez na Fenatran 2022, é equipado com motor FPT FPT Cursor 13, de 460cv, e tem capacidade total de 960 litros.

Porém, o objetivo da montadora é reverter esse cenário a partir de 2025. O presidente da Iveco para a América Latina, Marcio Querichelli, disse à reportagem do portal Transporte Moderno que em 2025 o mercado será maior e haverá possibilidades de mais contratos. Conforme o executivo, a empresa já tem bastante prospecções para o próximo ano, sem revelar um número aproximado de novos negócios que podem ser fechados. Contudo, ele relembra que o Grupo Cetric, por exemplo, compraria mais unidades, caso houvesse mais disponibilidade à época. Esse cliente já conta com uma frota de 250 caminhões a diesel da Iveco, desde leves até pesados.

Querichelli diz que, durante o segundo semestre deste ano, a Iveco está com foco total nas vendas da versão elétrica do Daily recém-lançado no Brasil. Por isso, somente a partir de 2025 pretende avançar nas comercializações de caminhões a gás. Segundo o presidente da montadora, a fábrica de Sete Lagoas, em Minas Gerais, tem disponibilidade para uma alta escala de produção de caminhões a gás, um veículo que não é feito para estoque, mas para atender a pedidos. A principio, a empresa tem à disposição do mercado brasileiro o S-Way NG, mas também há probabilidade de vender o Tector NG que é produzido em Córdoba, na Argentina.

Para um planejamento de longo prazo, o objetivo da Iveco é ter no Brasil uma participação de vendas de caminhões e ônibus a gás similar ao que tem na Europa, em torno de 80%, com mais de 50 mil veículos em operação.

Locação ajudará na estratégia

Para aumentar a frota de veículos a gás e elétricos no Brasil, a empresa não descarta criar uma área dedicada ao aluguel de veículos. Segundo Quercihelli, a empresa está buscando parceiros para desenvolver um projeto de locação. “Estamos explorando uma startup que possa viabilizar o uso de veículos elétricos e a gás, ampliando nosso portfólio de produtos sustentáveis.”

Conforme Querichelli, na Europa, a empresa tem um departamento especializado em locação. “Aqui, a ideia é criar uma divisão dedicada à locação e financiamento, adaptada às necessidades legais locais. Embora as exigências legais sejam diferentes, nosso foco é na sustentabilidade e na busca por um equilíbrio entre rentabilidade e responsabilidade ambiental”, revela. Ele conta que a Iveco criou um grupo dentro da companhia dedicado a estruturar um processo para entender melhor a operação de locação. “Este grupo tem a missão de explorar e identificar oportunidades no mercado, visando uma atuação mais eficiente e alinhada com nossas metas de sustentabilidade.”

 

Fonte: transportemoderno.com.br

Fiat celebra 125 anos de história e tradição

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O dia 11 de julho de 1899 entrou para a história da indústria automotiva. Nesta data, no Palazzo Bricherasio, em Turim, foi fundada a Società Anonima Fabbrica Italiana di Automobili – Torino, posteriormente simplificada para Fabbrica Italiana Automobili Torino – e conhecida por todos por seu acrônimo: FIAT. A marca expandiu para além das fronteiras italianas e se tornou uma das maiores do setor automotivo no mundo. Hoje, a Fiat celebra 125 anos de história e tradição, marcados por inovação, pioneirismo e carros memoráveis.

Do primeiro carro, o 4 HP, passando por ícones como o S61, S76, Topolino, Nuovo 500, 600, 127, 147, Panda, Uno, Tempra, Tipo, Palio, entre tantos outros, até chegar na gama atual, a Fiat construiu uma trajetória de sucesso baseada na inovação, acessibilidade e design. Cada um desses modelos marcou uma era distinta e contribuiu para a consolidação da marca no mercado global. Vale ressaltar que a Fiat é uma das marcas automotivas em operação há mais tempo no mundo. Só no Brasil, já produziu mais de 18 milhões de veículos e ao longo dos anos, estabelecendo fortes vínculos no país, construindo o que hoje é umas das maiores redes de concessionários, mais de 500, espalhados por todo território nacional e consolidando-se como líder do mercado há 3 anos consecutivos.

“Ao longo de sua trajetória, a Fiat protagonizou momentos decisivos que moldaram a indústria automotiva. Mais do que desenvolver carros, construiu sonhos e oportunidades. Completar 125 anos é um feito que apenas uma marca com verdadeira tradição pode alcançar. Vale destacar que a América Latina é um importante capítulo nessa trajetória, com a Argentina e seus mais de 100 anos de história, e o Brasil desempenhando um papel essencial como um dos principais mercados da Fiat, onde foram desenvolvidos e produzidos diferentes modelos icônicos que fazem parte da vida de milhões de latino-americanos”, destaca Alexandre Aquino, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.

No ano de sua criação, a marca começou a fabricar o 4 HP, também conhecido como 3,5 CV. No início do século XX, aproveitando a febre da velocidade que se espalhava pelo mundo, surgiu o Fiat S61, um carro de corrida de dois lugares, em um cenário de intensa emoção esportiva, assim como o S76, conhecido como a “Besta de Turim”, com seu incrível motor de 28,5 litros. Nas décadas seguintes, modelos como o Topolino, o Fiat 500 e o Fiat 600 se tornaram ícones de design e democratizaram o acesso ao automóvel na Europa.

Em paralelo, em 1903, a Fiat atravessou as fronteiras do continente europeu e chegou à América, escolhendo a Argentina como primeiro destino de internacionalização. Com a visão de expandir a marca além da Europa, essa decisão estratégica abriu caminho para que a Fiat se tornasse uma referência na indústria automotiva argentina. No início, vendia modelos importados da Itália, e algumas décadas depois, a marca começou a investir na industrialização no país.

Tanto é que a marca construiu uma planta em Caseros dedicada à produção de automóveis, e em abril de 1960, saiu das linhas de montagem o Fiat 600D, o primeiro automóvel da marca fabricado na Argentina. Além de contribuir para o desenvolvimento industrial, a Fiat também foi uma escola de formação e treinamento de profissionais e técnicos, chegando a ser o principal empregador privado do país.

Na década seguinte chegou a vez da marca desembarcar no Brasil. Mais especificamente em 1973 foi celebrado um acordo de interesse entre Fiat SpA e o Governo de Minas Gerais e, em 9 de julho de 1976, era inaugurada a fábrica da Fiat Automóveis, em Betim, para a fabricação do 147.

Mezzo brasileira e meio italiana 

“Mezzo brasileira e meio italiana”, conceito utilizado no rebranding da marca, traduz bem a relação que a Fiat possui com o país. Afinal, o Brasil desempenha um papel fundamental na história da Fiat. Desde a chegada ao país, a marca se tornou parte da cultura e do cotidiano dos brasileiros, sendo responsável por diversos pioneirismos e inovações técnicas no mercado brasileiro.

A marca foi percussora na produção nacional em alguns segmentos como de picapes e furgões leves. Além disso, entre as conquistas, destacam-se o lançamento do primeiro carro brasileiro com computador de bordo (Prêmio), o pioneiro com motor turbo de fábrica no país (Uno Turbo) e o primeiro equipado com airbags no Brasil (Tipo). Também foi a primeira empresa a possibilitar a compra de um automóvel pela internet (Brava).

O primeiro modelo a sair da linha de montagem foi o Fiat 147, um carro moderno e inovador para a época dentro do mercado nacional. Em 1979, o carro ganhava sua versão movida a etanol, tornando-se o primeiro carro produzido em série no mundo movido com este combustível.

Além disso, a família do 147 também ganhou outras variações como sedãs, peruas, furgões e picapes, inaugurando segmentos que antes não existiam. Já em 1984, 40 anos atrás, foi a vez do Uno fazer história com o conceito “pequeno por fora e grande por dentro”. O modelo, lançado apenas um ano antes na Europa, associava um desenho aerodinâmico e novidades internas – todos os principais comandos sem a necessidade de tirar as mãos do volante – somado a atributos já consagrados do 147, como amplo espaço interno, baixo custo de operação e economia de combustível. Nos quatro anos seguintes, a Fiat apresentou versões de três volumes (Prêmio), perua (Elba) picape e furgão (Fiorino) derivados do Uno.

Na década de 1990, a Fiat continuou a consolidar a presença no mercado brasileiro com importantes lançamentos que marcaram a década. Em 1990, a marca apresentou o Uno Mille, uma versão mais acessível e econômica do Uno, que se tornou um verdadeiro fenômeno de vendas e um dos carros mais populares do Brasil, graças ao baixo custo de manutenção e consumo eficiente de combustível. Na mesma década, o Uno também foi responsável por mais um capítulo importante dentro do cenário nacional dos esportivos. Em fevereiro de 1994, a Fiat lançava pela primeira vez no Brasil, um carro de passeio que saía de fábrica com turbocompressor.

Outro destaque foi o lançamento do Fiat Tempra, um sedã médio lançado em 1991, que trouxe sofisticação e tecnologia avançada para a época, sendo o primeiro sedã de luxo da marca. Também foi o primeiro a trazer a tecnologia de motores de quatro válvulas por cilindro em um carro nacional, em 1994. No ano seguinte, chegava o Tipo, primeiro carro médio importado pela marca.

Em 1996, a Fiat revolucionou o segmento de compactos com o lançamento do Fiat Palio, um modelo global desenvolvido para atender às necessidades dos mercados emergentes. O Palio rapidamente se tornou um sucesso de vendas e gerou uma família de veículos, incluindo a perua Palio Weekend, Siena e mais tarde a picape Strada, que logo se tornou líder de categoria e referenciou a Fiat dentro do segmento de picapes, mais do que isso, nos últimos 3 anos, a Strada é o carro mais vendido do Brasil e é uma das principais responsáveis, juntamente com Ducato, Scudo e Toro, pela liderança em LVC’s.

Os dois últimos anos da década de 1990, foram marcados por muitas tecnologias e lançamentos inovadores. Em 1998 foi lançado o Fiat Marea, o primeiro carro brasileiro com motor 5 cilindros e faróis elípticos, o Siena 6 marchas e a Strada. No ano seguinte, chegava a Strada Cabine Estendida, o Palio Adventure, inaugurando o que se tornaria uma das versões mais reconhecidas da marca, o Palio Citymatic, com sua inovadora embreagem automatizada, além da chegada do Brava, primeiro carro vendido pela internet.

A Fiat não parou de evoluir, a partir dos anos 2000, a família Fiat cresceu, tornou-se mais relevantes dentro do mercado e a marca trouxe modelos completamente novos, como o Doblò, Ducato, Stilo, Idea, Punto e Linea, além de iniciar a importação do icônico Fiat 500. Na mesma década, a marca lançou no mercado o Adventure Locker, sistema de bloqueio do diferencial, também foi a vez de trazer outras novidades, o câmbio automatizado Dualogic, o Siena Tetrafuel e a Strada Cabine Dupla.

A década de 2010 foi marcada por uma explosão de novidades para a Fiat, principalmente no que tange o design e a criatividade brasileira. Logo no início, a marca apresentou a nova geração do Uno, um ícone repaginado para atender às novas demandas do mercado. Também lançou o Freemont, seu primeiro SUV e o primeiro modelo resultante da associação da marca italiana com o grupo Chrysler aqui no Brasil.

Em 2016, A Fiat ousou novamente ao lançar a Toro, o primeiro SUP (Sport Utility Pick-up) do mercado. O conceito exclusivamente pensado para o mercado nacional era um sonho antigo dos engenheiros brasileiros, que combina robustez e versatilidade. No mesmo ano, o Mobi chegou para revolucionar o segmento de compactos, com um design moderno, tampa do porta-malas totalmente em vidro e preço competitivo para o mercado da época.

As inovações continuaram em 2017, quando a Fiat apresentou o Argo, um hatch com visual contemporâneo que refletia o novo momento da marca. Já em 2018, foi lançado o Cronos, sedã importado da Argentina que rapidamente se destacou pela elegância e eficiência.

Nesta década, a Fiat passou por um rebrading, inovou o portifólio, entrou em novos segmentos, retomando liderança do mercado brasileiro. Em 2020, a marca lançou a Nova Strada, uma nova geração da icônica picape que trouxe avanços em design, segurança e que rapidamente se tornou um sucesso. No ano seguinte, a Fiat deu início à eletrificação no Brasil com o lançamento do Fiat 500e, seu primeiro veículo totalmente elétrico. Também apresentou seu primeiro SUV nacional, o Fiat Pulse, que conquistou os consumidores com estilo arrojado e muita tecnologia.

Em 2022, a Fiat continuou a expansão no mercado de veículos comerciais com o lançamento do Scudo, com uma versão elétrica, o e-Scudo. Também ampliou a família com o Fiat Fastback, com um novo conceito de SUV Coupé. Em 2023, a marca trouxe o Novo Ducato, oferecendo mais versatilidade e eficiência, e inovou com a Stradav equipada com motor turbo, tornando-se a primeira picape do segmento a contar com esse tipo de motorização em todo o mundo.

Já neste ano, a marca entrou para o segmento de D-picapes, com a Titano, modelo com maior volume de caçamba e preço mais competitivo da categoria, além de muita tecnologia e robustez. Atualmente, a Fiat ostenta o título de líder de vendas há 42 meses consecutivos, o que equivale a três anos e meio sendo a número um no mercado nacional.

Uma história latino-americana 

Com mais de 100 anos de história na América Latina, a Fiat desembarcou seu primeiro veículo na Argentina em 1903. Já na década de 1920, a empresa instalou seu primeiro salão de exibições em Buenos Aires e criou a primeira assistência técnica para os veículos importados da Itália.

Com o sucesso dos modelos italianos, a empresa inaugurou sua primeira fábrica em 1960, em Caseros, província de Buenos Aires. Naquele mesmo ano, a marca iniciava a produção do Fiat 600D, considerado um dos primeiros automóveis de fabricação em larga escala na Argentina, que foi fabricado até 1982. Milhares de argentinos habitantes no país, aprenderam a dirigir em um “Fitito”, como ficou conhecido.

A evolução foi rápida. Já em 1963 nascia a segunda fábrica da marca em solo argentino, em Ferreyra, Córdoba, para produzir conjuntos mecânicos. Enquanto em Palomar, também província de Buenos Aires, era erguida uma unidade de carrocerias e montagem. No ano seguinte, foi inaugurado o Edifício Mirafiori para ser a sede central. Ainda na década de 1960, o mercado argentino teve carros como o 1100, 1500, 1600 Multicarga e o 125 Sport.

Durante a década de 1970, a expansão da Fiat prosseguiu com a exportação de componentes de montagem de carros no Uruguai, iniciada em 1972. Entre 1971 e 1986, o Fiat 128 marcou época na Argentina, sendo o primeiro carro com tração dianteira fabricado no país. O Veículo apresentava, ainda, motor transversal e foi produzido nas versões básica, L, Familiar, Europa e IAVA.

Do início dos anos 1980 até 1995, a Sevel produziu e vendeu sob licença os automóveis e comerciais da Fiat, mantendo a liderança do mercado argentino. Carros como o Spazio, o Uno e o sedã Regatta tiveram grande aceitação do público.

Em 1995, a Fiat Auto decidiu investir US$ 600 milhões na Argentina para a fabricação de carros da família Palio.  Uma nova fábrica foi construída em Córdoba, incorporando a unidade de motores e caixas de câmbio já existente. Sendo que o controle da marca, por meio da Fiat Auto Argentina S.A., foi retomado oficialmente no dia 1º de julho de 1996. Em dezembro do mesmo ano, iniciava a fabricação dos novos Palio e Siena.

Após os anos 2000, a história da Fiat ficou marcada pelo relançamento do complexo industrial de Ferreyra em 2008; o investimento na planta e preparação para produção do novo Palio em 2012; e a modernização da fábrica de Córdoba com investimento de US$ 500 milhões para produzir um carro de qualidade mundial: o Fiat Cronos.

Lançado em 2017, o Fiat Cronos chegou para revolucionar o mercado de sedãs, fazendo parte da ampla renovação da gama da marca. Recentemente, o modelo alcançou a marca de 400 mil unidades produzidas na planta argentina. Além de estar presente na Argentina e no Brasil, o modelo também é exportado para outros oito países na América Latina.

Iveco S-Way será testado sem motorista na Alemanha

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A Iveco, em parceria com a empresa Plus, irá realizar testes em rodovias com um caminhão S-Way equipado com tecnologia autônoma. Além das duas empresas, que desenvolveram o caminhão, os testes contam com apoio da dm-drogerie markt, maior empresa de varejo de cuidados pessoais e domésticos da Europa, e a DSV, uma das principais provedoras de transporte e logística do mundo.

O caminhão será operado em modo semi-autônomo, e é equipado com a tecnologia PlusDrive, que será avaliado para que seja oferecido como um opcional para os  caminhões Iveco. O caminhão irá rodar entre o centro de distribuição da dm em Waghäusel e o centro de distribuição da DSV em Gernsheim, uma rota com cerca de 80 km de distância.

Na primeira etapa, os caminhões terão dentro da cabine um engenheiro da Iveco e um motorista da DSV em treinamento para, no futuro, poderem operar sozinhos os veículos. O sistema PlusDrive consegue enxergar o mundo por meio de sensores, câmeras e radares, e toma decisões no trânsito rapidamente, assim como um motorista humano conseguiria.

Além disso, as empresas destacam que a tecnologia pode reduzir a fadiga do motorista, melhorar a segurança nas estradas e aumentar a eficiência no consumo de combustível, o que também diminui as emissões de carbono. A Iveco também destaca que isso também leva a uma redução no custo total de propriedade para frotas.

Fonte: Blog do Caminhoneiro

Fiat Pulse supera a marca de 150 mil unidades produzidas no Polo Automotivo de Betim

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Primeiro SUV da Fiat desenvolvido e produzido no Brasil, o Pulse chegou ao mercado brasileiro em outubro de 2021 com o objetivo de ampliar a linha de produtos da marca e fazer com que a Fiat ingressasse na categoria que mais cresce no País. O modelo vem cumprindo bem sua missão e acaba de atingir a marca de 150 mil unidades produzidas no Polo Automotivo de Betim (MG). Além de ser comercializado no Brasil, o veículo é exportado para 12 países da América Latina.

Graças ao seu design contemporâneo e tecnologia de ponta, o Pulse obteve rapidamente a preferência dos consumidores, posicionando-se como um dos B-SUVs mais desejados de sua categoria. Juntamente com o Fastback, contribui significativamente para o aumento das vendas da Fiat no segmento. Em 2024, até maio, a marca está na terceira posição do ranking de SUVs com 10,3% de segment share e 33.319 unidades vendidas.

Com ótima performance em todas as versões, o modelo pode ser equipado com três diferentes motorizações (1.3 Firefly aspirado, 1.0 Turbo 200 e 1.3 Turbo 270), dois tipos de câmbio (manual e automático CVT) e conta com as seguintes versões atualmente: Drive 1.3 MT, Drive 1.3 AT, Audace Turbo 200 AT e Impetus Turbo 200 AT. Vale dizer ainda que o Pulse foi escolhido para ser o primeiro SUV da Abarth no mundo e está disponível também no mercado brasileiro em uma versão sob a marca do escorpião.

Repleto de tecnologia, o Pulse se destaca por seu pacote ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) para mais segurança de seus ocupantes. O modelo conta com funções como a Comutação Automática dos Faróis, Aviso de Mudança de Faixa, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), Controle de Estabilidade e Tração (ESC) e Indicação de Frenagem de Emergência (ESS). Para completar, entre outros itens, traz ainda tela flutuante da central multimídia de 8,4 polegadas e 10,1 polegadas sensível ao toque. Ambas oferecem conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio e recebem o Fiat Connect////Me, a plataforma de serviços conectados da marca.

Reconhecido também pela imprensa especializada, o Fiat Pulse já recebeu várias premiações. Em 2023, o veículo conquistou um troféu na Argentina como Auto/SUV Regional reconhecido pelos jornalistas da PIA (Periodistas de la Industria Automotriz) e no Brasil ganhou como Melhor Revenda pela revista Quatro Rodas e KBB como SUV Compacto, além de ter sido reconhecido como o SUV de Entrada com Maior Valor de Revenda pelo AutoInforme. Logo que foi lançado ainda recebeu prêmios como o Carro do Ano pela Autoesporte; SUV Compacto e Destaque da premiação do UOL Carros; Melhor Carro Nacional pelo Car Awards Brazil e SUV Compacto pelo Carsughi L’Auto Preferita.

Iveco quer CNH B para elétricos com PBT acima de 3,5 t

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Veículos elétricos são mais pesados do que modelos equivalentes com motor a combustão. O motivo é o peso das baterias pode variar de 20% a 30% do peso total do veículo. Assim, em modelos comerciais há perda de capacidade de carga. É o caso dos novos Iveco, nas versões furgão e chassi-cabine, com Peso Bruto Total de 4,2 toneladas. Porém, a Iveco está trabalhando para mudar isso.

Segundo a marca, já há um pedido, feito à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para mudar essa lei. Ou seja, o objetivo é permitir que motoristas com carteira nacional de habilitação de categoria B possam guiar veículos mais pesados, com rodado duplo e 4 t. Não por acaso, recentemente a Iveco lançou eDaily de 4 t no Brasil.

Atualmente, veículos acima de 3,5 t de PBT só podem ser guiados pelos motoristas profissionais. Ou seja, com CNH de categorias C e D, por exemplo. Assim, de acordo com a legislação brasileira, motoristas com CNH B podem guiar apenas veículos de passeio, como automóveis. Bem como modelos comerciais com PBT de até 3,5 t e rodado simples.

Mudança pode incluir veículos elétricos pesados

Segundo a Iveco, as conversas com o governo começaram em fevereiro deste ano. “É uma forma de incentivar o uso do utilitário elétrico na cidade. O empresário já faz um alto investimento no veículo. Porém, se ele tiver que investir em motoristas profissionais, o custo de operação encarece”, diz o presidente da Iveco América Latina, Marcio Querichelli.

Conforme o executivo, o tema também foi discutido com outras empresas por meio da Anfavea, que representa as fabricantes do País. “O tema é uma iniciativa da Iveco. Mas a Anfavea também participa dessa discussão junto ao governo”, afirma Querichelli.

No mesmo sentido, a Volvo pleiteia na Senatran a adição de 2 t no peso do eixo dianteiro dos caminhões elétricos pesados. Segundo a atual lei, esses caminhões têm 6 t de capacidade no eixo dianteiro. Porém, com a mudança será possível transportar quase que a mesma carga de um caminhão a diesel. Na prática, isso serviria como um incentivo para a compra do caminhão elétrico.

Brasil não incentiva veículo elétrico

No Brasil, não há incentivos financeiros para troca da frota com motores a combustão por outra menos poluente. Ou seja, diferentemente do que ocorre em outros países, como na Europa, por exemplo. Seja como for, tudo indica que essa mudança será anunciada em breve. A informação foi revelada ao Estradão pelo Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

De acordo com ele, os testes em simuladores foram concluídos com sucesso. Portanto, o próximo passo é finalizar as avaliações práticas para, em seguida, dar continuidade ao processo de mudança da lei.

Fonte: Estradão

Carboni Iveco é membro Exclusive do Experience Club, programa de benefícios do Banco CNH

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Aqui na Carboni Iveco, trabalhamos com dedicação para oferecer vantagens exclusivas para os nossos clientes e a nossa equipe. Prova disso é a nossa classificação como membro Exclusive do Experience Club do Banco CNH, o banco da Iveco.

Neste ano, conseguimos nos manter na posição mais alta do programa graças aos bons resultados apresentados durante 2023 em quatro critérios de avaliação: Originação de negócios, Participação nos financiamentos, Cycle Time, e Participação em treinamentos. 

Estes critérios são pontuados anualmente pelo Banco CNH, e as concessionárias com os melhores resultados são incluídas em um seleto grupo de membros Exclusive. A Carboni Iveco já era parte deste grupo, e conseguimos manter esta classificação para 2024. 

Vantagens de ser uma concessionária Exclusive 

Este reconhecimento nos permite ter acesso a algumas vantagens de negócios com o Banco CNH e, assim, oferecer aos clientes benefícios exclusivos nas negociações. Por exemplo, contamos com incentivos exclusivos para campanhas de marketing, prioridade nos processos de análise e reanálise de créditos e prioridade nos processos de cadastro e formalização. Assim, podemos entregar mais agilidade nas negociações e oferecer um serviço de maior qualidade. 

A equipe da Carboni Iveco também sai ganhando com esta classificação da concessionária. Entre os benefícios voltados para o negócio interno, podemos contar com  um impacto direto no custo da taxa de Wholesale, além de ter tratamento diferenciado e exclusivo com as áreas de marketing, financeira, jurídica e de operações do Banco CNH, bonificação nas premiações de campanhas de vendas, entre outras vantagens. 

Ser membro Exclusive do Experience Club é um orgulho para a Carboni, já que este grupo representa as concessionárias que mais se dedicam em importantes aspectos do negócio, promovem o crescimento de toda a cadeia Iveco, e buscam superar os desafios com soluções eficientes ano a ano. Esta classificação coloca a Carboni Iveco no topo do ranking, entre as concessionárias de alta performance a nível nacional. 

Estamos muito felizes com este resultado. Esperamos continuar fazendo o melhor trabalho para manter esta posição, e assim oferecer benefícios para o nosso time de vendas e para os nossos clientes, que são quem fazem estes resultados serem possíveis. Continuamos trilhando o caminho do sucesso junto com o Banco CNH, de mãos dadas para o futuro! 

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Daily elétrico recebeu R$100 milhões de investimento da Iveco

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A Iveco destinou R$ 100 milhões para trazer a versão elétrica do Daily para o Brasil. Segundo o presidente da montadora para a América Latina, Márcio Querichelli, os recursos são complementares ao ciclo de investimentos de R$ 1 bilhão em curso na operação e serão aplicados nos testes do novo veículo, na regionalização e capacitação da rede.

“O aporte será gasto de 2024 a 2026 e regionalizaremos o produto. No primeiro momento estarmos importando da Itália. Existe uma expectativa de trazer para o Brasil a produção tanto da bateria, quanto do caminhão.”

Serão três versões do Daily elétrico, uma furgão e duas chassi-cabine neste primeiro momento. Elas serão vendidas a partir de R$ 549 mil, já com o carregador incluso, mas inicialmente apenas nas regiões metropolitanas de São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG).

Com uma plataforma de chassi modular, as versões do eDaily têm peso variando de 4,2 a 7,2 toneladas. Sua tração traseira e baterias escaláveis permitem uma potência de 100 a 140 kW.

O modelo tem autonomia que varia de 110 quilômetros a 300 quilômetros. “As baterias são modulares e há opção de equipar o veículo com uma a três baterias”, disse o diretor marketing e desenvolvimento de rede, Carlos Fraga.

Segundo a Iveco, o e-Daily vem equipado com a tomada de carregamento frontal (carregador on board), que torna possível a utilização de carregadores AC off board. Este conversor inteligente é responsável por transformar a corrente alternada em corrente contínua, alimentando a bateria do veículo. Completam o portfólio o carregador portátil “Cabo”, o carregador de parede “Wallbox” e o carregador rápido “Fast Charger”.

Custos fixos do Daily elétrico como argumento de venda

A bateria, inclusive, é produzida pela FPT e, segundo a montadora, tem uma longevidade de até 10 anos em condições normais de operação do veículo.

“Vamos ter uma garantia de até 200 mil quilômetros para a bateria para veículos com dois a três equipamentos e de 100 mil km, para o modelo com uma bateria.”

Segundo o diretor de pós-vendas da marca, Bernardo Brandão, esse modelo elétrico promete redução de custos de até 65% em relação à versão diesel.

“Os intervalos de manutenção são até duas vezes maior que o Daily com motor de combustão. Além disso, o veículo tem um plano de manutenção de 60 meses”, disse o executivo.

Primeiro lote já foi todo direcionado

O primeiro lote do Iveco Daily elétrico no Brasil, com 26 unidades – dentro da cota isenta do importo de importação -, foi usado para a fase final de validação no país e para atender à demanda de diferentes clientes. No segundo semestre está previsto um novo lote com 24 veículos para totalizar 50 no ano.

TECTOR: O CAMINHÃO IVECO PARA TODAS AS MISSÕES

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Se você está procurando um caminhão capaz de enfrentar os desafios da construção civil, transporte de minérios e até operações canavieiras ou madeireiras, o IVECO Tector se destaca como uma escolha robusta e versátil. Projetado para atender a uma ampla gama de necessidades, esse caminhão combina força e flexibilidade, tornando-o ideal para diferentes finalidades. Com uma reputação estabelecida por sua durabilidade e desempenho confiável, o Tector é um parceiro valioso nos setores mais exigentes.

Recentemente, o IVECO Tector se reapresenta com inovações significativas no segmento de médios e semipesados. As novidades vão desde melhorias no design e conforto da cabine até avanços tecnológicos que aumentam a eficiência e a segurança. Estas atualizações são projetadas para elevar a experiência do usuário e a performance operacional, tornando o Tector ainda mais competitivo em um mercado que demanda veículos que combinem eficácia com sustentabilidade e economia.

Convidamos você a continuar lendo para descobrir mais sobre as características renovadas do Novo IVECO Tector e como ele pode contribuir para a eficiência e sucesso de suas operações. Continue!

DESCUBRA O IVECO TECTOR: ROBUSTEZ E VERSATILIDADE PARA TODOS OS CAMINHOS

O IVECO Tector é mais do que apenas um caminhão; é uma solução multifuncional projetada para atender às exigências de uma variedade de rotinas de trabalho. Seja pelo caos das zonas urbanas, cruzando longas distâncias rodoviárias, enfrentando os desafios de terrenos off-road ou sendo empregado em aplicações vocacionais específicas, o Tector se destaca por sua adaptabilidade. Esta versatilidade faz dele uma escolha excelente para qualquer tipo de missão, demonstrando sua capacidade de lidar com desafios que as estradas ou os caminhos menos percorridos possam apresentar.

O IVECO Tector é construído sobre uma fundação de robustez, conforto e sustentabilidade, integrando tudo o que os profissionais do transporte valorizam: eficiência de motor, facilidade de manutenção, e uma experiência de condução superior que não compromete a segurança. Cada aspecto do Tector foi pensado para apoiar o empreendedorismo e potencializar negócios, tornando-o o parceiro ideal para o dia a dia, especialmente para aqueles que enfrentam longas horas ao volante em condições desafiadoras. Independentemente da tonelagem, o Tector se mostra acessível a todos os públicos, ressaltando a filosofia da IVECO de fornecer um veículo que se adapta não apenas às necessidades empresariais, mas também às exigências pessoais dos motoristas. Este caminhão não apenas atende a diversas demandas operacionais, mas também promove uma condução eficiente e econômica, estabelecendo-se como uma peça fundamental no cenário atual de veículos comerciais.

CONFORTO E DESIGN: A EXPERIÊNCIA APRIMORADA DE DIRIGIR UM TECTOR

O IVECO Tector redefine a experiência de dirigir através de melhorias significativas no conforto e no design interior. Um dos destaques dessa renovação é o novo design dos bancos, que agora incluem espuma de alta qualidade e opções de ajuste de altura, permitindo que cada motorista encontre a posição ideal de condução. Além disso, a nova trava de rebatimento do banco biposto facilita a adaptação do espaço interno, melhorando tanto o conforto quanto a funcionalidade do veículo.

A climatização também recebeu atenção especial no novo Tector. O caminhão agora vem equipado com um climatizador integrado, similar ao encontrado no modelo S-Way, que elimina a necessidade de um reservatório remoto. Este sistema moderno não só melhora a eficiência do ar-condicionado, mas também reduz os custos de manutenção e aumenta a durabilidade do sistema, oferecendo um ambiente sempre agradável, independentemente das condições externas.

O interior do Tector foi igualmente aprimorado com novos revestimentos, disponíveis em opções de teto baixo e alto. O foco foi não apenas em reduzir custos e melhorar a qualidade, como resolver questões anteriores de infiltração de água, mas também em unificar a paleta de cores internas, adotando um tom bege elegante e coeso, similar ao utilizado no S-Way.

Esse esforço para padronizar e elevar a qualidade estética interna também se reflete no novo design dos compartimentos superiores, que oferecem mais espaço e praticidade para os motoristas. Essas atualizações transformam a cabine do Tector num espaço mais funcional e confortável, demonstrando o compromisso da IVECO com a excelência em todos os aspectos de seus caminhões.

ADEQUAÇÕES TÉCNICAS: APRIMORAMENTO EM SEGURANÇA

Para elevar os padrões de segurança e conformidade, o IVECO Tector introduz significativas atualizações técnicas em sua mais recente iteração. Essas mudanças não só atendem às rigorosas normas legislativas, mas também reforçam o compromisso da IVECO nesse quesito e a inovação no design de seus caminhões.

INOVAÇÕES FRONTAIS E ILUMINAÇÃO APRIMORADA

Uma das alterações mais notáveis é a nova grade frontal, que agora inclui o sistema DRL (Farol de Luz Diurna) e defletores laterais. Esse sistema de iluminação é projetado para aumentar a visibilidade do veículo durante o dia, melhorando a segurança para o motorista e outros usuários da estrada.

A nova grade não apenas atende à legislação que entra em vigor a partir de janeiro de 2024, mas também reflete a identidade visual da marca, alinhando-se com as linhas estéticas dos modelos Daily e S-Way. Além disso, o design inclui um defletor lateral especificamente desenvolvido para o Tector, melhorando a aerodinâmica e a eficiência do veículo.

MELHORIAS NO PARA-CHOQUE E ACESSO À CABINE

O Tector também recebeu um novo para-choque adaptado às versões de cabine curta (9t e 11t) e um degrau redesenhado para facilitar o acesso à cabine. Essas melhorias não apenas proporcionam uma estética mais robusta e alinhada ao design geral do caminhão, mas também aumentam a segurança, com tampas de fixação mais resistentes que minimizam riscos de desprendimento em movimento.

O novo degrau, disponível também para a versão de 15t, garante um acesso mais seguro e confortável para o motorista e passageiros, destacando a atenção da IVECO aos detalhes que impactam diretamente na operação diária.

ADIÇÃO DE FAROL DE NEBLINA

Complementando as medidas de segurança, os faróis de neblina foram adicionados às versões de cabine curta, oferecendo melhor visibilidade em condições adversas, como neblina e chuvas intensas. Esses faróis são essenciais para manter a visibilidade e a segurança em situações climáticas desafiadoras, garantindo que o Tector esteja equipado para enfrentar qualquer condição de estrada.

Convidamos você a descobrir pessoalmente como o IVECO Tector pode transformar a eficiência e a segurança das suas operações. Não perca a oportunidade de melhorar sua frota com um caminhão que está na vanguarda da tecnologia e do design.

Entre em contato com um consultor Carboni IVECO hoje mesmo e veja como o Tector pode ser adaptado às suas necessidades específicas, garantindo que você esteja sempre à frente no mercado. Venha explorar todas as possibilidades e iniciar uma nova jornada de sucesso com o IVECO Tector.

Fiat Fastback recebe prêmio de Menor Custo de Uso em SUVs Compactos pela Quatro Rodas

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A Fiat é responsável pelos modelos mais comercializados do país em diferentes segmentos. E não é somente pelo resultado de vendas que os veículos da marca são reconhecidos, destacando-se também quando o assunto é custo de posse. O Prêmio Menor Custo de Uso 2024, realizado pela Quatro Rodas, apontou quatro produtos da Fiat entre os melhores de suas categorias em um levantamento que considera combustível, manutenção e seguro anual.

Campeão entre os SUVs compactos, o Fiat Fastback T200 Flex adiciona este reconhecimento aos detalhes que faz do modelo um verdadeiro sucesso: a melhor combinação de design, performance, segurança e tecnologia em um SUV coupé.

Referência no segmento de picapes, a Fiat foi reconhecida com a Strada, veículo mais vendido do Brasil, e a Toro, que ocuparam a segunda e a terceira colocação na categoria de Picapes com a Strada Endurance 1.3 CP e Toro Freedom 1.3 Turbo Flex, respectivamente. Líderes de segmento as picapes demonstram também a competitividade no custo de manutenção.

Para completar, o Fiat Mobi, hatch da marca que figura entre os 10 veículos mais vendidos do país, foi considerado como um dos modelos com menor custo de uso na categoria em sua versão Like 1.0. Desde 2016, o Mobi é um exemplo de carro democrático e isso se aplica também nos quesitos avaliados pela publicação para a premiação.

Criado em 2017 pela Quatro Rodas, o Prêmio Menor Custo de Uso surgiu a partir de uma reportagem baseada na pesquisa sobre quais carros pesam menos na renda do brasileiro, e segue reconhecendo diferentes modelos ao longo dos anos.