O ano passado terminou com boas notícias para a IVECO, que registrou um crescimento em vendas de 30% em um mercado que teve queda de 11%. Agora, 2021 segue o mesmo ritmo e apresenta resultados positivos no primeiro trimestre com a marca liderando o segmento de leves (chassi-cabine) com market share de 36%. Ainda no segmento de leves, a montadora cresceu 20% enquanto o mercado cresceu 11% e, se considerarmos apenas o segmento de 3,5 toneladas, o crescimento foi de 6% contra 3% do mercado.
“A linha Daily atravessa um período extremamente positivo em vendas, beneficiada pelo crescimento da distribuição urbana e do e-commerce. A versão campeã de vendas foi a 35-150 chassi cabine do Novo IVECO Daily, que chegou ao mercado no início de 2020 alinhada com o design europeu da marca, proporcionando tecnologia e segurança de ponta como itens de série, conforto de automóvel, robustez de caminhão e baixo custo operacional. A Daily continua sendo o principal competidor na categoria em que atua”, diz Bernardo Pereira, diretor de Marketing da IVECO para a América do Sul.
Para Márcio Querichelli, líder da IVECO na América do Sul, esse é o resultado do ‘novo momento’ que a marca atravessa no país, fruto de um trabalho estratégico, com foco total no cliente, que inclui fortes investimentos em produtos e serviços. “Estamos otimistas com 2021 e, em breve, apresentaremos novidades para o setor de transporte de cargas no Brasil.”
Para dar suporte aos clientes da Daily, e das linhas Tector, Hi-Road e Hi-Way, a IVECO conta com uma rede de 77 pontos de atendimento, de norte a sul do Brasil. Além disso, a montadora disponibiliza cinco opções de planos de manutenção, dos leves aos extrapesados, que têm como vantagem a previsibilidade de custos, com parcelas fixas mensais, o alto padrão de atendimento nas concessionárias da marca e a disponibilidade de peças genuínas e NEXPRO.
Novo IVECO Daily
A Daily segue o desenho da linha europeia da marca, e se destaca pela modernidade das linhas da cabine, arrojadas e com atributos aerodinâmicos, como a nova grade frontal (preta ou cromada), carroceria redesenhada, novo farol, novas luzes de posição e farol de neblina. O visual também foi projetado com foco na operação do cliente, o novo para-choque dianteiro é agora tripartido, o que reduz os custos de reparo em caso de colisões leves.
Já o novo interior foi totalmente pensado para privilegiar a ergonomia e incluir um novo ‘pacote tecnológico’ digno de um automóvel premium. Conforto, organização e funcionalidade se destacam como um conjunto de componentes que colocam a Daily como a melhor opção do segmento.
O novo painel de instrumentos tem funções como controle de cruzeiro, limitador de velocidade, mensagens de feedback e manutenção. O motorista conta ainda com a comodidade do sensor de ré, para facilitar as manobras nos furgões e vans, e volante com comando de telefone e voz. Destaque para o sistema multimídia, com tela de sete polegadas, que amplia a integração ‘homem/máquina’ com funções ativadas pelo reconhecimento de voz, tela touchscreen, Android Auto e Apple Car Play e para o novo ar-condicionado automático digital.
As novidades da cabine não param por aí: novo ângulo de inclinação do para-brisa para melhorar a visibilidade, direção com coluna ajustável para proporcionar mais conforto e segurança, diminuição do tamanho do volante para gerar a sensação de que o motorista está dirigindo um automóvel, melhor isolamento acústico e porta-objetos na cabine pensados no motorista que vive seu dia-a-dia dentro do caminhão.
Para impulsionar esse campeão de vendas a IVECO mantém a consagrada linha de motores da FPT Industrial, com os modelos F1A e F1C, de 130, 150 e 170 cavalos. São motores modernos, que combinam alta performance com baixo consumo de combustível.
A versão furgão tem novas dimensões de chassi com aumento do entre-eixos e do comprimento total, com um centro de gravidade e manobrabilidade aprimorados. As mudanças estruturais na versão furgão permitiram novas configurações de metragem cúbica que agora vão de 7,3 a 18 m³.
Novas tecnologias estão à disposição do cliente, mas na versão chassi-cabine a resistência do chassi com longarinas em perfil “C” de 5mm, e o robusto conjunto suspensivo da Daily, continuam fazendo parte desse modelo que se destaca no segmento.
No quesito consumo de combustível, a tecnologia também se mostra presente. A novidade fica por conta do EcoSwitch, um botão projetado para reduzir o consumo de diesel. O sistema altera o mapeamento da calibração do motor reduzindo ainda mais o consumo de combustível. O conjunto torna a nova Daily ainda melhor que a versão anterior, que já era considerada ‘a melhor’ na categoria.
A segurança fica por conta de uma série de itens que tornam a viagem mais segura para o motorista, ajudantes e passageiros:
-
Assistente de estabilidade eletrônica = atua no controle do torque do motor e nos freios, freando cada roda individualmente quando veículo se torna instável.
-
Assistente de freio hidráulico = aumenta a pressão do freio quando o pedal é acionado de forma rápida reduzindo a distância de parada.
-
Compensação hidráulica de frenagem = detecta condição anormal do sistema de freio e aumenta a pressão do circuito até a intervenção do ABS.
-
Performance Hidráulica do freio traseiro = no caso de uma frenagem de emergência, quando os freios dianteiros já estão em controle de ABS, aumenta a pressão nos freios traseiros, maximizando a eficiência total da frenagem.
-
Controle estendido de estabilidade = no caso de o veículo perder aderência das rodas dianteiras atua intervindo no torque e no freio aumentando a capacidade de manobra.
-
Intervenção do movimento de rolagem = suaviza situações de rolagem perigosa durante a condução altamente dinâmica.
-
Mitigação de capotagem = suaviza situações de rolagem perigosa durante situações de parada.
-
Mitigação do balanço do reboque = mitigação da instabilidade do trailer.
-
Modo de controle adaptativo de carga = controle adaptativo de carga.
Controle de partida em subidas = mantém a pressão nos freios por dois ou três segundos, auxiliando na partida do veículo em rampas.
Nova Daily/line-up
Chassi-cabine: 30-130 City / 35-150 / 45-170 / 55-170 / 65-170
* com exceção das versões de 3,5 toneladas (30-130 e 35-150), as outras versões podem ter cabine dupla.
Furgão: 30- 130 (7,3 / 9 / 10,8 / 12m³) / 45-170 (12 m³) / 55-170 (12 a 18 m³)
Minibus: 45-170 / 50-170
Motor-Home: 70-170