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Fiat Fastback recebe prêmio de Menor Custo de Uso em SUVs Compactos pela Quatro Rodas

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A Fiat é responsável pelos modelos mais comercializados do país em diferentes segmentos. E não é somente pelo resultado de vendas que os veículos da marca são reconhecidos, destacando-se também quando o assunto é custo de posse. O Prêmio Menor Custo de Uso 2024, realizado pela Quatro Rodas, apontou quatro produtos da Fiat entre os melhores de suas categorias em um levantamento que considera combustível, manutenção e seguro anual.

Campeão entre os SUVs compactos, o Fiat Fastback T200 Flex adiciona este reconhecimento aos detalhes que faz do modelo um verdadeiro sucesso: a melhor combinação de design, performance, segurança e tecnologia em um SUV coupé.

Referência no segmento de picapes, a Fiat foi reconhecida com a Strada, veículo mais vendido do Brasil, e a Toro, que ocuparam a segunda e a terceira colocação na categoria de Picapes com a Strada Endurance 1.3 CP e Toro Freedom 1.3 Turbo Flex, respectivamente. Líderes de segmento as picapes demonstram também a competitividade no custo de manutenção.

Para completar, o Fiat Mobi, hatch da marca que figura entre os 10 veículos mais vendidos do país, foi considerado como um dos modelos com menor custo de uso na categoria em sua versão Like 1.0. Desde 2016, o Mobi é um exemplo de carro democrático e isso se aplica também nos quesitos avaliados pela publicação para a premiação.

Criado em 2017 pela Quatro Rodas, o Prêmio Menor Custo de Uso surgiu a partir de uma reportagem baseada na pesquisa sobre quais carros pesam menos na renda do brasileiro, e segue reconhecendo diferentes modelos ao longo dos anos.

Iveco Daily Vetrato: conforto, durabilidade e versatilidade para o seu negócio

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O Iveco Daily Vetrato é a van da Iveco com mais vantagens da categoria. Aliando conforto, versatilidade de implementação, potência de motor, economia, durabilidade e acessibilidade, este modelo é a opção certa para levar o seu negócio adiante, seja em transporte de passageiros ou outros serviços.

O modelo está disponível em duas versões: Daily Vetrato 45-160 e Daily Vetrato 50-180. Confira abaixo as suas principais características. 

Iveco Daily Vetrato 45-160: versatilidade e potência de motor 

O Daily Vetrato 45-160 Vetrato é um veículo único, que combina a robustez de um caminhão, com o conforto de uma van. O modelo traz a maior potência da categoria, com 170 cv e 400 Nm de torque. O motor é um FPT de 3L Turbo Intercooler a diesel, que entrega maior força, e uma faixa de torque de 1250 rpm a 2900 rpm. 

A transmissão é manual de seis marchas, que aliado ao motor exige menos troca de marchas e menos giros para movimentar o veículo. Junto ao design ergonômico da cabine, o Daily Vetrato entrega o mesmo conforto de estar dirigindo um automóvel.

Além disso, esta versão do Daily Vetrato traz um PBT de 4,3 toneladas, o maior da categoria. Em relação ao design, o modelo é ergonômico, confortável e espaçoso, com um salão alto e largo. 

Uma característica importante é que quando implementado para o transporte de passageiros, o Daily Vetrato traz um recurso único de acessibilidade: a poltrona móvel. Com este recurso, os passageiros com necessidades especiais ou mobilidade reduzida podem embarcar na van com mais segurança e conforto.

Iveco Daily Vetrato 50-180: maior espaço e capacidade de carga

Esta é a versão Minibus do Daily Vetrato. O motor de 170cv é mantido, mas este modelo traz maior espaço interno, maior capacidade de carga útil e maior PBT técnico, com 5,3 toneladas. 

O salão é mais alto e largo, com um volume de 16m³, permitindo transportar mais pessoas, ou implementar outras configurações de acordo com a necessidade da sua empresa. Em relação às funcionalidades e conforto, traz todos os mesmos recursos que o Daily Vetrato 45-180, incluindo a possibilidade de instalação da poltrona móvel.

As duas versões vêm com janelas no formato van ou Minibus e têm predisposição para serem implementadas para o transporte de pessoas, com capacidade homologada total de 17 a 20 passageiros, além do motorista. Porém, o espaço interno também pode ser configurado como você preferir, como serviços de ambulância, postos de atendimento móveis, entre outras aplicações. 

Versatilidade para a sua empresa

Como já comentamos, o Daily Vetrato vem preparado para ser implementado como uma van, mas não vem equipado de fábrica. Isto permite que você tenha total liberdade para configurar a parte interna do veículo como quiser para as operações da sua empresa. O modelo oferece uma grande diversidade de configurações e versatilidade para você personalizar e customizar como o seu negócio pede.

Quanto aos recursos de conforto, durabilidade e segurança, o Daily Vetrato tem tração traseira e carroceria sobre chassi, o que garante uma maior vida útil do veículo. Também vem equipado com air bag, trio elétrico, ABS + EBD, alternador de 210A, e sistema pronto para ar-condicionado. Quanto à tecnologia, os dois modelos trazem computador de bordo e piloto automático de fábrica, além de teto alto e janelas corrediças no salão. 

Conheça o Iveco Daily Vetrato de perto 

A linha Iveco Daily Vetrato é garantia de conforto, versatilidade, lucro para o operador, e praticidade e segurança para os passageiros. Quer saber mais? Venha conhecer o Daily Vetrato na Carboni Iveco mais perto de você, ou fale com a gente direto pelo Whatsapp

Foton e Iveco anunciam exploração conjunta de futuras sinergias

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Em 4 de junho de 2024, a Foton e o Grupo Iveco assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) em Pequim, China, para explorar a cooperação no campo de veículos elétricos e componentes, com o objetivo de expandir conjuntamente para os mercados europeu e sul-americano.

A cerimônia de assinatura foi acompanhada pelo presidente da Foton, Chang Rui, e pelo CEO do Grupo Iveco, Gerrit Marx.

Exploração conjunta de novos empreendimentos

Como uma das principais fabricantes de veículos comerciais da China, a Foton tem o compromisso de promover a inovação e o desenvolvimento no setor automotivo.

Essa parceria fará com que as duas partes explorem conjuntamente a comercialização de um furgão elétrico para a Europa e a América do Sul, na categoria mais leve de até 3,5 toneladas de peso bruto, utilizando os canais de vendas da Iveco.

A expectativa é que a van tenha um impacto positivo nas cadeias de suprimentos regionais e locais nesses mercados.

A Iveco, a marca de veículos comerciais do Grupo Iveco, é especializada no projeto, fabricação e venda de caminhões pesados, médios e leves.

Para o Grupo Iveco, a promoção da eletrificação de veículos comerciais leves e o aumento da gama de veículos elétricos com GVW de até 3,5 toneladas é uma estratégia importante, e a colaboração com a Foton garantirá a disponibilidade de um modelo de furgão dentro dessa gama de veículos.

A assinatura do MOU também abre as portas para novas discussões sobre colaboração entre as duas partes. Isso inclui a possível localização de atividades na Europa e na América do Sul, a ser avaliada futuramente.

As oportunidades de suprimento entre o Grupo Iveco e a Foton, inclusive por meio da marca de trem de força do Grupo Iveco, a FPT Industrial, também serão discutidas.

Fiat segue líder de mercado e Strada retoma posição de veículo mais vendido do Brasil em maio

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Em mais um mês, a Fiat liderou o mercado brasileiro. Em maio, a marca conquistou 21% de market share e 38.686 veículos emplacados, o que corresponde a 11 mil unidades a mais do que o segundo colocado. A marca ainda apresentou um crescimento de 0,9 p.p. em participação de mercado comparado ao mês anterior. Como se não bastasse, a Strada também garantiu a posição número um do pódio no quinto mês do ano com 6,0% de market share, retomando a liderança.

A Fiat encerrou o mês com três modelos entre os dez mais vendidos. Em primeiríssimo lugar, a Strada registrou 10.973 veículos vendidos. O Mobi ficou na sexta colocação, com 6.148 emplacamentos, enquanto o Argo alcançou a nona posição, com 5.552 unidades comercializadas. Vale destacar ainda o resultado da Fiat Toro em maio. A SUP (Sport Utility Pick-Up) da Fiat garantiu a maior participação no mercado em geral desde agosto de 2023, com 2,3%, e em seu segmento desde setembro do mesmo ano, com 44,2%, e ainda liderou entre as C e D picapes com 4.313 unidades vendidas.

Entre os diferentes segmentos, a marca também obteve destaque, conquistando a liderança em três deles: o de picapes com 15.546 unidades vendidas e 42,6% de segment share; o de vans com 1.274 veículos comercializados e 31,3% da fatia do segmento e o de hatches com 11.704 emplacamentos e 24,5% de participação.

“A retomada da liderança pela Strada tanto no mês quanto no ano mostra a força da Fiat e reforça toda a tradição e qualidades da picape que é tão desejada pelo mercado. Também seguimos nos destacando em diversos segmentos. Para completar, a marca manteve o topo do pódio em maio e no acumulado do ano. Ocupamos o primeiro lugar em 2021, 2022 e 2023 e queremos manter essa posição também este ano”, comenta Herlander Zola, vice-presidente sênior de Operações Comerciais da Stellantis no Brasil e de Veículos Comerciais Leves (LCV) para América do Sul.

Acumulado do ano

Quando o assunto é acumulado do ano, a marca também faz bonito e repete o sucesso. Com 20,8% de market share e mais de 182.294 veículos emplacados, a Fiat garante a liderança absoluta do mercado brasileiro em 2024. Além disso, segue com três modelos no ranking dos dez mais vendidos do ano, com Strada na liderança com 49.050 veículos comercializados, Argo na quinta posição com 32.204 emplacamentos e Mobi, logo em seguida, na sexta colocação com 26.233 unidades vendidas.  Vale dizer ainda que a marca é a número um em diferentes segmentos, como o de hatches, com 23,5% deste mercado, picapes com 39,4% de segment share e vans com a fatia de e 38,6%.

O Futuro Sustentável do Transporte: A Ascensão dos Caminhões Eco-Friendly

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Fala, amigo(a) do trecho! Nos últimos anos, temos acompanhado as diversas mudanças do setor de transportes, sobretudo em relação a práticas mais sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente. Por isso, hoje vamos falar sobre os chamados caminhões eco-friendly, que vêm ganhando destaque como uma solução que promete tornar o transporte de cargas mais verde e eficiente. Já ouviu falar nesse termo?

Então vem com a gente que, no texto de hoje, vamos aprender mais sobre a importância dessa novidade do mercado, seus benefícios ambientais e econômicos, o papel das tecnologias na logística e o futuro do transporte de cargas sustentável. Então, embarque nessa jornada para aprender mais sobre essa novidade.

O QUE SÃO CAMINHÕES ECO-FRIENDLY E POR QUE SÃO TÃO IMPORTANTES?

O nome em inglês pode parecer estranho para algumas pessoas, mas o termo eco-friendly nada mais é do que uma coisa que é amigável ao meio ambiente, em tradução literal. Ou seja, algo que é sustentável, “verde”, ecológico e consciente.

Sabendo desse contexto, fica mais fácil de entender o que são os caminhões eco-friendly. Eles também são conhecidos como veículos ecológicos e projetados para minimizar o impacto ambiental durante sua operação.

Essa nova categoria de brutos é equipada com motores elétricos ou até mesmo outras fontes de energia renovável, como gás ou célula de hidrogênio. Isso ajuda a reduzir significativamente as emissões de gases poluentes em comparação com os veículos tradicionais movidos a combustíveis fósseis, como diesel e gasolina. Além disso, os caminhões eco-friendly geralmente incorporam tecnologias avançadas de eficiência energética e aerodinâmica para maximizar sua economia de combustível.

QUAIS OS BENEFÍCIOS AMBIENTAIS?

Uma das principais vantagens dos caminhões eco-friendly é o impacto positivo na redução da emissão de gases poluentes. Alguns dos “vilões” da qualidade do ar são o dióxido de carbono (CO2) e óxidos de nitrogênio (NOx) que, apesar da legislação que incentiva o uso da tecnologia para sua redução, e até o uso do Arla 32, ainda são um grande problema para a população.

Essas emissões são uma das principais causas do aquecimento global e da poluição do ar, contribuindo para problemas de saúde pública e danos ambientais. Por isso, ao optar por caminhões eco-friendly, as empresas de transporte podem ajudar a minimizar esses impactos negativos e promover um ambiente mais limpo e sustentável para todo mundo.

ECONOMIA QUE VAI ALÉM DA SUSTENTABILIDADE

E não é só a natureza que aproveita os benefícios dessa tecnologia! Afinal, o bolso também agradece, já que esse tipo de caminhão também pode oferecer vantagens econômicas significativas.

Embora o custo inicial de aquisição possa ser mais alto do que o dos veículos tradicionais, os caminhões ecológicos geralmente têm custos operacionais mais baixos a longo prazo, além da diferença de valor entre os combustíveis “verdes” em comparação ao diesel. Isso acontece principalmente por causa da economia de combustível, uma vez que esses veículos têm custos de energia mais baixos em comparação com os combustíveis fósseis.

Outro ponto que vale a pena ser destacado é que os motores elétricos possuem menos peças móveis e exigem menos manutenções preventivas e corretivas em comparação aos motores a diesel, reduzindo os custos com reparos e peças de reposição.

O PAPEL DAS TECNOLOGIAS VERDES NO TRANSPORTE SUSTENTÁVEL

Em um país como o Brasil, no qual o principal meio de transporte é o rodoviário, sobretudo para a distribuição e logística, os caminhões eco-friendly são uma aposta ainda mais interessante.

Neste cenário, as tecnologias verdes desempenham um papel fundamental na transformação do setor de transportes em direção a práticas mais sustentáveis que terão impacto direto sobre o meio ambiente e as pessoas.

Entre as inovações mais promissoras estão os veículos a gás natural e, principalmente, os sistemas de propulsão elétrica e híbrida, que permitem que os caminhões funcionem com energia limpa e renovável.

Além disso, também é importante pensar em outras soluções de logística verde, como rotas otimizadas e veículos compartilhados. Essas alternativas podem reduzir ainda mais as emissões e os custos operacionais. Com isso, as empresas não só melhoram sua eficiência operacional, como também reduzem seus impactos, a chamada “pegada ambiental”.

O FUTURO DO TRANSPORTE DE CARGAS COM CAMINHÕES ECO-FRIENDLY

Quando pensamos no futuro do transporte, sobretudo quando falamos em cargas, ele parece cada vez mais verde e sustentável, com os caminhões eco-friendly desempenhando um papel central nessa transformação

Principalmente porque grandes empresas têm buscado soluções mais sustentáveis para transportar sua produção e minimizar seu impacto no meio ambiente em toda a cadeia produtiva. E quanto mais a demanda por soluções de transporte sustentável cresce, mais vamos ver os avanços no desenvolvimento desses veículos, como por exemplo:

  • Melhorias na autonomia da bateria;
  • Tempos de recarga mais rápidos;
  • Desenvolvimento de infraestrutura de carregamento mais ampla.

Outro ponto importante para que essa novidade fique cada vez mais comum e acessível no mercado, é a implementação de políticas governamentais e projetos de lei favoráveis que estimulem a adoção de caminhões eco-friendly, como incentivos fiscais e subsídios.

AS SOLUÇÕES ECO-FRIENDLY DA IVECO

De olho no transporte do futuro, a IVECO está investindo na criação, desenvolvimento e produção de veículos eco-friendlys. Dentre os nossos veículos sustentáveis sustentáveis com combustíveis alternativos, apresentados na última Fenatran, está um caminhão pesado movido a gás natural.

Estamos falando do S-Way NG 460, que tem autonomia de 500 quilômetros em um único abastecimento e redução de até 95% das emissões de CO2.

Para o segmento de leves, foi apresentado o e-Daily. O caminhão de pequeno porte é o primeiro a ser movido totalmente a eletricidade. Seu rendimento depende do número de células de bateria e do peso da carga transportada. Atualmente, nossa meta é que até o ano de 2040 possamos oferecer veículos zero carbono em todo o mundo.

NOVOS CAMINHOS, POR UM FUTURO MELHOR 

Como vimos no texto de hoje, os caminhões eco-friendly representam o futuro do transporte de cargas sustentável e a IVECO está saindo na frente, como a única montadora a oferecer um portfólio 100% verde, dos leves aos pesados.

Com seus benefícios ambientais, econômicos e tecnológicos, esses veículos estão se tornando uma escolha cada vez mais interessante não só para empresas de transporte, mas também para os próprios caminhoneiros e o meio ambiente.
Os caminhões eco-friendly ajudam a reduzir sua pegada ambiental, economizar dinheiro e promover um futuro mais limpo e saudável para todos. E você, o que acha dessa tecnologia? Compartilhe com a gente!

 

Fonte: Blog da Iveco

IVECO BUS faz a turnê M72 do Metallica na Europa mais sustentável

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A IVECO BUS fornecerá três veículos de baixo impacto para essa turnê com responsabilidade ambiental: dois micro-ônibus elétricos eDaily e um ônibus EVADYS compatível com XTL – soluções perfeitas da oferta sustentável da marca.

Os veículos exibem um design especial criado pelo Centro Stile do Iveco Group e inspirado nas cores do álbum 72 Seasons do Metallica.

A IVECO BUS fornecerá uma frota sustentável para o transporte da equipe nos locais dos shows em todo o trecho europeu da turnê M72 da banda Metallica. Serão utilizados dois micro-ônibus elétricos eDaily e um ônibus EVADYS com motor de última geração compatível com combustível alternativo XTL, para garantir o conforto e a sustentabilidade dos deslocamentos do staff.

“A turnê M72 do Metallica combina perfeitamente com a IVECO BUS, pioneira e especializada em veículos de energia alternativa”, disse Domenico Nucera, presidente da Unidade de Negócios Ônibus do Iveco Group: “Essa turnê foi organizada com base em princípios de sustentabilidade e responsabilidade social e está atraindo uma grande audiência internacional. Ela é a plataforma ideal para apresentar nosso portfólio de soluções sustentáveis para todas as demandas. Nossos veículos de baixo impacto ambiental oferecidos à turnê demonstram que podemos atender aos mais diversos requisitos sem deixar de respeitar os recursos naturais, o meio ambiente e a saúde pública.”

A frota sustentável da IVECO BUS, que será usada pela equipe da banda durante o trecho europeu da turnê, é formada por dois micro-ônibus elétricos eDaily e um ônibus EVADYS. Para essa ocasião, um design especial, inspirado nas cores do álbum 72 Seasons do Metallica, foi criado pelo Centro Stile do Iveco Group.

Os dois micro-ônibus eDaily têm capacidade para acomodar 19 e 22 passageiros, respectivamente. Eles vêm equipados com três baterias que oferecem capacidade total de 111 kWh, além de um motor elétrico síncrono que entrega uma potência máxima de 140 kW (torque máximo de 400 Nm). O modo de carregamento flexível possibilita que a carga de até 80 kW seja feita com rapidez em estações públicas de carregamento, tomadas industriais e tomadas domésticas. Os micro-ônibus eDaily oferecem autonomia de 200 km, o que possibilita que atendam a uma ampla gama de demandas: serviço de transporte, de deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida e de transporte escolar com zero emissão local.

O EVADYS é um veículo com 13 metros de comprimento e motor Cursor 9 de 400 hp (294 kW) compatível com XTL e em conformidade com a norma EURO VI-e. Ele pode acomodar 63 pessoas sentadas. Para garantir as melhores condições de conforto e segurança aos passageiros, o veículo está equipado com tomadas USB, oferece cerca de 12 m3 de espaço para bagagem e incorpora os novos dispositivos ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) em conformidade com a GSR (General Safety Regulation). O EVADYS é um veículo versátil e multitarefa e pode atender a qualquer demanda: desde o serviço de transporte até o uso por operadoras de turismo, desde ônibus de excursão até transporte em rotas regulares.

A turnê fará paradas em nove cidades europeias entre 24 de maio e 14 de julho: Munique, Milão, Viena, Helsinki, Copenhagen, Oslo, Clisson, Varsóvia e Madrid.

Fiat Cronos chega às 200 mil unidades comercializadas no Brasil

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Lançado há seis anos, o Fiat Cronos conquistou o coração dos brasileiros. O sedã acaba de atingir a marca de 200 mil unidades comercializadas no País. O modelo teve o melhor mês do ano em abril, chegando a cerca de 3.400 carros vendidos com 17,6% de segment share entre os B-Sedãs. No acumulado de 2024 já são mais de 9.800 veículos. Em 2023 o modelo teve um aumento de 22% nas vendas em relação ao ano anterior.

Vendido em dez países na América Latina, o modelo tem design arrojado, interior espaçoso com ótimo acabamento e o maior porta-malas do segmento (525 litros). Ele conta, por exemplo, com central multimídia de 7″ Touchscreen com Android Auto e Apple Car Play em todas as quatro versões e bancos em couro ecológico de série na Precision 1.3 AT. Já para as versões Drive 1.3 é possível incluir o pack S-Design que traz itens como faróis de neblina dianteiros, ar-condicionado automático digital, retrovisores externos elétricos com Tilt Down, câmera de ré, rodas de liga leve com acabamento escurecido e interior escurecido com acabamento exclusivo.

Importante ressaltar ainda que o Cronos é o sedã automático mais econômico do Brasil em uso urbano com câmbio CVT aliado ao motor Firefly 1.3. É também o sedã com motor 1.0 aspirado mais econômico do país em uso urbano com o consagrado motor Firefly.

Aclamado não só pelos consumidores, o Fiat Cronos também foi premiado pela imprensa. Recentemente recebeu o reconhecimento da Premiação Mobilidade Estadão 2023 na categoria Melhor Sedã Compacto. Já foi eleito também a “Melhor Compra” em sua categoria pela revista Quatro Rodas. No guia de compras de veículos zero-km do site Motor1 venceu como o carro com o “Melhor Custo-Benefício” em seu segmento e no prêmio Abiauto como “Carro Nacional 1,2 até 1,6l”.

Iveco Tector ganha atualização visual e aprimoramento em conforto

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A Iveco promoveu mudanças estéticas e funcionais na linha Tector, gama de caminhões para necessidades de 9 a 27 toneladas de peso bruto total (PBT). Na aparência, a cabine tem agora uma nova grade dianteira alinhada com identidade global da marca. Também recebeu faróis de luz diurna (DRL) e defletores laterais de ar em vista a melhorar a eficiência aerodinâmica.

Nas versões de 9 e 11 toneladas com cabine curta, o para-choque foi redesenhado para aperfeiçoar sistema fixação. A engenharia aproveitou e adicionou à mudança novo degrau que tornou mais seguro e confortável o acesso ao habitáculo, novidade que chegou também a opção de 15 toneladas. Os três modelos ainda passaram a sair de fábrica com faróis de neblina.

Por fim, o interior recebeu revestimento mais resistente para mais durabilidade e climatizador. Os bancos ganharam atenção com nova espuma e ajustes ergonômicos. As cabines do tipo leito ainda herdaram a mesma espuma utilizada na cama do pesado S-Way.

REMAN IVECO amplia oferta de transmissões e motores

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Com foco total no cliente, a IVECO investe em um amplo portfólio de peças para atender às diferentes demandas de autônomos e transportadores por meio da linha de Peças Genuínas, NEXPRO e Linha REMAN. Para o leque de peças remanufaturadas, a montadora terá o incremento de transmissões e motores neste ano.

A estratégia de ampliação do line-up visa ofertar componentes que aliam qualidade, garantia e preço competitivo, segundo Simone Santana, Gerente de Marketing de Produto de Peças da IVECO.

“Entre 2023 e 2022 crescemos mais de 500% nas vendas da linha REMAN, e vamos continuar expandindo o nosso portfólio na Rede de Concessionárias em 2024. Seguimos em destaque no segmento de Caminhões e Ônibus na comercialização de peças remanufaturadas”, diz a executiva.

Atualmente, a linha REMAN conta com itens como embreagem, bico injetor e bomba injetora que podem ser adquiridos em qualquer uma das concessionárias IVECO, posicionadas em 100% do território nacional, e têm garantia de 12 meses se instalados em uma das oficinas da Rede.

Ricardo Cardozo, diretor de Marketing de Peças da IVECO para a América Latina, afirma que para promover segurança e qualidade dos itens, são realizados rigorosos processos de remanufatura onde os núcleos são examinados, refeitos e testados de acordo com as especificações de desempenho original.

“Com garantias de qualidade incorporadas em todos os processos e garantias idênticas às peças genuínas, os produtos proporcionam aos clientes ótimo custo-benefício e desempenho. Destaco também a importância da sustentabilidade, um dos pilares globais do nosso grupo, nesse processo por conta da reutilização de componentes”, completa Cardozo.

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FPT vai produzir motor elétrico em Sete Lagoas

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A FPT prepara a fábrica de Sete Lagoas em Minas Gerais, para receber a produção do novo motor elétrico da companhia. Segundo o seu novo presidente, Carlos Tavares, a empresa deve habilitar o projeto junto ao programa Mover para adaptar as linhas de produção da unidade.

“Os investimentos iniciais serão de preparação da fábrica e, ao longo deste ano, devemos buscar as aprovações e habilitação da linha para começarmos a produzir o motor elétrico. Como é um produto que já temos em nosso portfólio no mundo, não teremos que investir no desenvolvimento”, disse Tavares em entrevista à Automotive Business.

O executivo não revelou quanto será investido na adaptação da fábrica mineira, mas ressaltou que a produção do motor elétrico deve se iniciar em 2026.

“Ao longo deste ano e do outro devemos colocar o projeto na rua com todas as homologações e aprovações e isso leva um tempo. É provável que esse motor entre em fabricação em 2026”, afirmou Tavares. A companhia, no entanto, informou que o projeto do motor elétrico ainda não tem data para sair do papel.

Além do motor elétrico em Sete Lagoas, o executivo adiantou que a FPT também vai começar a produzir o motor a gás de menor porte na Argentina, o N67. Atualmente, esses motores são importados da fábrica de Turim, na Itália.

Com a expectativa de avanço desses equipamentos na América Latina, a ideia da FPT é trazer essa produção para mais perto da demanda.

Em Córdoba, FPT vai produzir motor a gás

A fábrica de Sete Lagoas disputava essa nova linha de powertrain, mas a decisão da companhia por Córdoba foi concentrar a produção de motores a gás nesta unidade.

“A produção deve se iniciar no ano que vem. É necessário somente uma adaptação da linha de montagem. Existem discussões de exportação desse motor, principalmente para a  África, mas ainda são conversas, nada oficial”, disse Tavares.

“O certo é que esse propulsor deve ser exportado para os países do Mercosul, para ser usado em geradores.”

Para o Brasil, segundo ele, a FPT já tem preparada uma solução para o uso de biogás neste motor em pequenas propriedades rurais.

“O biogás passa por um biodigestor para um processo de limpeza para ser usado em geradores. Já tem um pacote desenvolvido e em aplicação no Brasil”, afirmou o executivo.

FPT também desenvolve motor a etanol

Outro projeto que deve ser levado para Córdoba é o motor movido puramente a etanol. Segundo Tavares, a FPT vai usar a base do propulsor Cursor 13, que é aplicado em veículos maiores e em máquinas agrícolas e de construção, no desenvolvimento do novo conjunto motriz.

O desenvolvimento está na fase de mapeamento da curva do motor. Na sequência, começam os testes de bancada para determinar a potência e consumo e, depois, os testes de campo.

“Isso será feito este ano. Já temos clientes para realizar os ensaios de operação”, expica o executivo.

Tavares justificou a possível produção do novo motor na Argentina. “Já fazemos o Cursor 13 por lá e devemos somente atualizar a linha de montagem. Esse motor entra comercialmente no mercado no início do ano que vem”, disse o executivo.

Segundo Tavares, o propulsor a etano deverá ser usado basicamente em máquinas agrícolas, com foco em usinas de cana-de-açúcar.

“Para esta aplicação, esse produto é mais viável porque o produtor já tem o etanol à disposição. Já em caminhões em operação rodoviária o diesel ainda é mais indicado por causa do custo.”

 

Fonte: Automotive Business.