InícioCarboni IvecoCarboni Iveco entrega mais de 70 ônibus escolares para o Governo de...

Carboni Iveco entrega mais de 70 ônibus escolares para o Governo de Santa Catarina

O governador Carlos Moisés e o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, receberam mais 70 ônibus novos para o transporte escolar de Santa Catarina.

O investimento de R$ 15,1 milhões, com recursos da emenda coletiva do Fórum Parlamentar Catarinense, beneficiará 66 municípios de todas as regiões do Estado. A entrega ocorreu na tarde desta sexta-feira, 18, na Carboni Iveco de Itajaí.

Municípios beneficiados

A lista de municípios beneficiados com ônibus neste lote inclui Abelardo Luz, Águas Frias, Alfredo Wagner, Anita Garibaldi, Aurora, Balneário Piçarras, Balneário Rincão, Biguaçu, Blumenau, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Bombinhas, Braço do Norte, Braço do Trombudo, Brusque, Campo Erê, Canelinha, Cerro Negro, Chapadão do Lageado, Correia Pinto, Curitibanos, Dona Emma, Faxinal dos Guedes, Forquilhinha, Garuva, Governador Celso Ramos, Irineópolis, Itajaí, Lages, Lajeado Grande, Leoberto Leal, Lontras, Major Gercino, Major Vieira, Massaranduba, Meleiro, Navegantes, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Nova Veneza, Novo Horizonte, Orleans, Otacílio Costa, Papanduva, Passos Maia, Penha, Pescaria Brava, Pinhalzinho, Ponte Serrada, Presidente Castelo Branco, Rio dos Cedros, Rio Rufino, Sangão, Santa Helena, São Joaquim, São José, São José do Cerrito, São José do Cedro, Saudades, Seara, Timbó Grande, Turvo, Vargem Bonita, Videira e Xanxerê.

Ônibus seguem o padrão do Programa Caminho da Escola

Os veículos entregues pela Carboni respeitam o padrão do Programa Caminho da Escola, aprovado pelo MEC e pelo INMETRO como o melhor modelo para o transporte dos estudantes do ensino básico.

O ônibus da Iveco, o chassi 10-190, tem um PBT de 10 toneladas e foi projetado e fabricado no Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas/MG. O veículo tem capacidade para transportar 44 alunos sentados, e inclui um dispositivo especial para portadores de deficiência e pessoas com mobilidade reduzida.

A transmissão é manual de seis marchas, com escalonamento compatível tanto para operações rurais como urbanas. Um bloqueio de diferencial automático foi incluído para facilitar ao motorista passar por atoleiros e pistas de terra molhada. Para ajudar a manobrar e estacionar, o ônibus escolar Iveco vem equipado com sensor de marcha à ré.

Dentro do ônibus os alunos contarão com porta-mochila no teto e rede atrás dos assentos para colocar o material escolar. Tudo no ônibus rural escolar 10-190 foi pensado para a qualidade, conforto e eficiência no transporte dos alunos para as suas respectivas escolas, apoiando a educação e a segurança das crianças e adolescentes.

Todos os ônibus tiveram a instalação de um dispenser com álcool em gel para higienização das mãos dos estudantes dentro dos veículos. Essa é uma das medidas sanitárias previstas no Plano de Contingência Estadual para Educação (PlanCon) com objetivo de prevenir a disseminação de Covid-19.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES

COMENTÁRIOS RECENTES