back to top
InícioCarboni IvecoDaily elétrico recebeu R$100 milhões de investimento da Iveco

Daily elétrico recebeu R$100 milhões de investimento da Iveco

Enquanto produção local é estudada, comercial leve começa a ser vendido no país em configurações furgão e chassi-cabine

A Iveco destinou R$ 100 milhões para trazer a versão elétrica do Daily para o Brasil. Segundo o presidente da montadora para a América Latina, Márcio Querichelli, os recursos são complementares ao ciclo de investimentos de R$ 1 bilhão em curso na operação e serão aplicados nos testes do novo veículo, na regionalização e capacitação da rede.

“O aporte será gasto de 2024 a 2026 e regionalizaremos o produto. No primeiro momento estarmos importando da Itália. Existe uma expectativa de trazer para o Brasil a produção tanto da bateria, quanto do caminhão.”

Serão três versões do Daily elétrico, uma furgão e duas chassi-cabine neste primeiro momento. Elas serão vendidas a partir de R$ 549 mil, já com o carregador incluso, mas inicialmente apenas nas regiões metropolitanas de São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG).

Com uma plataforma de chassi modular, as versões do eDaily têm peso variando de 4,2 a 7,2 toneladas. Sua tração traseira e baterias escaláveis permitem uma potência de 100 a 140 kW.

O modelo tem autonomia que varia de 110 quilômetros a 300 quilômetros. “As baterias são modulares e há opção de equipar o veículo com uma a três baterias”, disse o diretor marketing e desenvolvimento de rede, Carlos Fraga.

Segundo a Iveco, o e-Daily vem equipado com a tomada de carregamento frontal (carregador on board), que torna possível a utilização de carregadores AC off board. Este conversor inteligente é responsável por transformar a corrente alternada em corrente contínua, alimentando a bateria do veículo. Completam o portfólio o carregador portátil “Cabo”, o carregador de parede “Wallbox” e o carregador rápido “Fast Charger”.

Custos fixos do Daily elétrico como argumento de venda

A bateria, inclusive, é produzida pela FPT e, segundo a montadora, tem uma longevidade de até 10 anos em condições normais de operação do veículo.

“Vamos ter uma garantia de até 200 mil quilômetros para a bateria para veículos com dois a três equipamentos e de 100 mil km, para o modelo com uma bateria.”

Segundo o diretor de pós-vendas da marca, Bernardo Brandão, esse modelo elétrico promete redução de custos de até 65% em relação à versão diesel.

“Os intervalos de manutenção são até duas vezes maior que o Daily com motor de combustão. Além disso, o veículo tem um plano de manutenção de 60 meses”, disse o executivo.

Primeiro lote já foi todo direcionado

O primeiro lote do Iveco Daily elétrico no Brasil, com 26 unidades – dentro da cota isenta do importo de importação -, foi usado para a fase final de validação no país e para atender à demanda de diferentes clientes. No segundo semestre está previsto um novo lote com 24 veículos para totalizar 50 no ano.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS POPULARES

COMENTÁRIOS RECENTES