Na contramão do cenário desafiador enfrentado pelo mercado brasileiro de caminhões em 2023, a IVECO encerrou o primeiro semestre do ano com bons motivos para comemorar.
Prova disso é o crescimento registrado no período, destaque especialmente para 10,3% de market share nos seis primeiros meses do ano. Somente no mês de junho, a marca foi responsável por 13% das vendas no mercado, o melhor desempenho já registrado desde a chegada ao Brasil.
“O Brasil é um mercado de extrema importância para a IVECO. Tivemos um primeiro semestre extremamente complexo. A combinação dos produtos Euro VI, de custo mais alto, com a elevada taxa de juros e baixa disponibilidade de crédito acabou por travar o mercado de caminhões e segue sendo motivo de grande preocupação. Ainda assim, conseguimos mostrar resiliência e alcançar um resultado expressivo graças ao trabalho dos colaboradores, fornecedores e da nossa rede de concessionários”, destaca Márcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.
“Estamos investindo sempre. Trabalhamos em busca de novos caminhos para o transporte e continuamos fazendo a nossa parte. Acreditamos na redução da taxa Selic para os próximos meses. O Finame, linha de financiamento que no passado foi mecanismo propulsor das vendas de veículos comerciais pesados, pode voltar a ter um papel importante no setor. A intenção é que a linha do BNDES, aliada ao programa de renovação, ajude a destravar as vendas do segmento. Acreditamos muito no potencial do país e seguimos forte na missão de proporcionar o melhor TCO do mercado para os clientes”, afirmou Querichelli.
Linha Tector e S-Way são destaques
No segmento de caminhões médios e semipesados, abrangendo modelos de 9 a 32 toneladas, a IVECO apresentou um crescimento expressivo no primeiro semestre: a linha Tector ampliou em 3% a participação na categoria de médios.
Já no segmento de pesados, o IVECO S-Way, caminhão 100% conectado da marca e que se destaca pelas novas tecnologias, conforto e alta eficiência de consumo de combustível, já conta com todas as 1.000 primeiras unidades produzidas em Sete Lagoas vendidas.
Foco no cliente
A IVECO também vem mantendo foco total no cliente em cada um dos negócios realizados. Segundo a marca, a proximidade com os clientes é fundamental para entender suas necessidades e oferecer soluções personalizadas. Destaque para o investimento em iniciativas como o IVECO ON, uma plataforma digital que facilita a comunicação e o suporte aos clientes, e a expansão da linha NEXPRO, que oferece uma diversidade de componentes e acessórios originais destinadas a veículos da marca com mais de seis anos, com custos altamente competitivos.
As ações visam proporcionar uma experiência única no relacionamento entre cliente e marca, garantindo que suas demandas sejam atendidas de forma eficiente e satisfatória. O reflexo disso foi o crescimento sólido nas vendas totais de peças de 16,6%, com destaque para o aumento de 15,7% nas peças genuínas e de 68,6% na linha NEXPRO.