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O Futuro Sustentável do Transporte: A Ascensão dos Caminhões Eco-Friendly

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Fala, amigo(a) do trecho! Nos últimos anos, temos acompanhado as diversas mudanças do setor de transportes, sobretudo em relação a práticas mais sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente. Por isso, hoje vamos falar sobre os chamados caminhões eco-friendly, que vêm ganhando destaque como uma solução que promete tornar o transporte de cargas mais verde e eficiente. Já ouviu falar nesse termo?

Então vem com a gente que, no texto de hoje, vamos aprender mais sobre a importância dessa novidade do mercado, seus benefícios ambientais e econômicos, o papel das tecnologias na logística e o futuro do transporte de cargas sustentável. Então, embarque nessa jornada para aprender mais sobre essa novidade.

O QUE SÃO CAMINHÕES ECO-FRIENDLY E POR QUE SÃO TÃO IMPORTANTES?

O nome em inglês pode parecer estranho para algumas pessoas, mas o termo eco-friendly nada mais é do que uma coisa que é amigável ao meio ambiente, em tradução literal. Ou seja, algo que é sustentável, “verde”, ecológico e consciente.

Sabendo desse contexto, fica mais fácil de entender o que são os caminhões eco-friendly. Eles também são conhecidos como veículos ecológicos e projetados para minimizar o impacto ambiental durante sua operação.

Essa nova categoria de brutos é equipada com motores elétricos ou até mesmo outras fontes de energia renovável, como gás ou célula de hidrogênio. Isso ajuda a reduzir significativamente as emissões de gases poluentes em comparação com os veículos tradicionais movidos a combustíveis fósseis, como diesel e gasolina. Além disso, os caminhões eco-friendly geralmente incorporam tecnologias avançadas de eficiência energética e aerodinâmica para maximizar sua economia de combustível.

QUAIS OS BENEFÍCIOS AMBIENTAIS?

Uma das principais vantagens dos caminhões eco-friendly é o impacto positivo na redução da emissão de gases poluentes. Alguns dos “vilões” da qualidade do ar são o dióxido de carbono (CO2) e óxidos de nitrogênio (NOx) que, apesar da legislação que incentiva o uso da tecnologia para sua redução, e até o uso do Arla 32, ainda são um grande problema para a população.

Essas emissões são uma das principais causas do aquecimento global e da poluição do ar, contribuindo para problemas de saúde pública e danos ambientais. Por isso, ao optar por caminhões eco-friendly, as empresas de transporte podem ajudar a minimizar esses impactos negativos e promover um ambiente mais limpo e sustentável para todo mundo.

ECONOMIA QUE VAI ALÉM DA SUSTENTABILIDADE

E não é só a natureza que aproveita os benefícios dessa tecnologia! Afinal, o bolso também agradece, já que esse tipo de caminhão também pode oferecer vantagens econômicas significativas.

Embora o custo inicial de aquisição possa ser mais alto do que o dos veículos tradicionais, os caminhões ecológicos geralmente têm custos operacionais mais baixos a longo prazo, além da diferença de valor entre os combustíveis “verdes” em comparação ao diesel. Isso acontece principalmente por causa da economia de combustível, uma vez que esses veículos têm custos de energia mais baixos em comparação com os combustíveis fósseis.

Outro ponto que vale a pena ser destacado é que os motores elétricos possuem menos peças móveis e exigem menos manutenções preventivas e corretivas em comparação aos motores a diesel, reduzindo os custos com reparos e peças de reposição.

O PAPEL DAS TECNOLOGIAS VERDES NO TRANSPORTE SUSTENTÁVEL

Em um país como o Brasil, no qual o principal meio de transporte é o rodoviário, sobretudo para a distribuição e logística, os caminhões eco-friendly são uma aposta ainda mais interessante.

Neste cenário, as tecnologias verdes desempenham um papel fundamental na transformação do setor de transportes em direção a práticas mais sustentáveis que terão impacto direto sobre o meio ambiente e as pessoas.

Entre as inovações mais promissoras estão os veículos a gás natural e, principalmente, os sistemas de propulsão elétrica e híbrida, que permitem que os caminhões funcionem com energia limpa e renovável.

Além disso, também é importante pensar em outras soluções de logística verde, como rotas otimizadas e veículos compartilhados. Essas alternativas podem reduzir ainda mais as emissões e os custos operacionais. Com isso, as empresas não só melhoram sua eficiência operacional, como também reduzem seus impactos, a chamada “pegada ambiental”.

O FUTURO DO TRANSPORTE DE CARGAS COM CAMINHÕES ECO-FRIENDLY

Quando pensamos no futuro do transporte, sobretudo quando falamos em cargas, ele parece cada vez mais verde e sustentável, com os caminhões eco-friendly desempenhando um papel central nessa transformação

Principalmente porque grandes empresas têm buscado soluções mais sustentáveis para transportar sua produção e minimizar seu impacto no meio ambiente em toda a cadeia produtiva. E quanto mais a demanda por soluções de transporte sustentável cresce, mais vamos ver os avanços no desenvolvimento desses veículos, como por exemplo:

  • Melhorias na autonomia da bateria;
  • Tempos de recarga mais rápidos;
  • Desenvolvimento de infraestrutura de carregamento mais ampla.

Outro ponto importante para que essa novidade fique cada vez mais comum e acessível no mercado, é a implementação de políticas governamentais e projetos de lei favoráveis que estimulem a adoção de caminhões eco-friendly, como incentivos fiscais e subsídios.

AS SOLUÇÕES ECO-FRIENDLY DA IVECO

De olho no transporte do futuro, a IVECO está investindo na criação, desenvolvimento e produção de veículos eco-friendlys. Dentre os nossos veículos sustentáveis sustentáveis com combustíveis alternativos, apresentados na última Fenatran, está um caminhão pesado movido a gás natural.

Estamos falando do S-Way NG 460, que tem autonomia de 500 quilômetros em um único abastecimento e redução de até 95% das emissões de CO2.

Para o segmento de leves, foi apresentado o e-Daily. O caminhão de pequeno porte é o primeiro a ser movido totalmente a eletricidade. Seu rendimento depende do número de células de bateria e do peso da carga transportada. Atualmente, nossa meta é que até o ano de 2040 possamos oferecer veículos zero carbono em todo o mundo.

NOVOS CAMINHOS, POR UM FUTURO MELHOR 

Como vimos no texto de hoje, os caminhões eco-friendly representam o futuro do transporte de cargas sustentável e a IVECO está saindo na frente, como a única montadora a oferecer um portfólio 100% verde, dos leves aos pesados.

Com seus benefícios ambientais, econômicos e tecnológicos, esses veículos estão se tornando uma escolha cada vez mais interessante não só para empresas de transporte, mas também para os próprios caminhoneiros e o meio ambiente.
Os caminhões eco-friendly ajudam a reduzir sua pegada ambiental, economizar dinheiro e promover um futuro mais limpo e saudável para todos. E você, o que acha dessa tecnologia? Compartilhe com a gente!

 

Fonte: Blog da Iveco

IVECO BUS faz a turnê M72 do Metallica na Europa mais sustentável

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A IVECO BUS fornecerá três veículos de baixo impacto para essa turnê com responsabilidade ambiental: dois micro-ônibus elétricos eDaily e um ônibus EVADYS compatível com XTL – soluções perfeitas da oferta sustentável da marca.

Os veículos exibem um design especial criado pelo Centro Stile do Iveco Group e inspirado nas cores do álbum 72 Seasons do Metallica.

A IVECO BUS fornecerá uma frota sustentável para o transporte da equipe nos locais dos shows em todo o trecho europeu da turnê M72 da banda Metallica. Serão utilizados dois micro-ônibus elétricos eDaily e um ônibus EVADYS com motor de última geração compatível com combustível alternativo XTL, para garantir o conforto e a sustentabilidade dos deslocamentos do staff.

“A turnê M72 do Metallica combina perfeitamente com a IVECO BUS, pioneira e especializada em veículos de energia alternativa”, disse Domenico Nucera, presidente da Unidade de Negócios Ônibus do Iveco Group: “Essa turnê foi organizada com base em princípios de sustentabilidade e responsabilidade social e está atraindo uma grande audiência internacional. Ela é a plataforma ideal para apresentar nosso portfólio de soluções sustentáveis para todas as demandas. Nossos veículos de baixo impacto ambiental oferecidos à turnê demonstram que podemos atender aos mais diversos requisitos sem deixar de respeitar os recursos naturais, o meio ambiente e a saúde pública.”

A frota sustentável da IVECO BUS, que será usada pela equipe da banda durante o trecho europeu da turnê, é formada por dois micro-ônibus elétricos eDaily e um ônibus EVADYS. Para essa ocasião, um design especial, inspirado nas cores do álbum 72 Seasons do Metallica, foi criado pelo Centro Stile do Iveco Group.

Os dois micro-ônibus eDaily têm capacidade para acomodar 19 e 22 passageiros, respectivamente. Eles vêm equipados com três baterias que oferecem capacidade total de 111 kWh, além de um motor elétrico síncrono que entrega uma potência máxima de 140 kW (torque máximo de 400 Nm). O modo de carregamento flexível possibilita que a carga de até 80 kW seja feita com rapidez em estações públicas de carregamento, tomadas industriais e tomadas domésticas. Os micro-ônibus eDaily oferecem autonomia de 200 km, o que possibilita que atendam a uma ampla gama de demandas: serviço de transporte, de deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida e de transporte escolar com zero emissão local.

O EVADYS é um veículo com 13 metros de comprimento e motor Cursor 9 de 400 hp (294 kW) compatível com XTL e em conformidade com a norma EURO VI-e. Ele pode acomodar 63 pessoas sentadas. Para garantir as melhores condições de conforto e segurança aos passageiros, o veículo está equipado com tomadas USB, oferece cerca de 12 m3 de espaço para bagagem e incorpora os novos dispositivos ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) em conformidade com a GSR (General Safety Regulation). O EVADYS é um veículo versátil e multitarefa e pode atender a qualquer demanda: desde o serviço de transporte até o uso por operadoras de turismo, desde ônibus de excursão até transporte em rotas regulares.

A turnê fará paradas em nove cidades europeias entre 24 de maio e 14 de julho: Munique, Milão, Viena, Helsinki, Copenhagen, Oslo, Clisson, Varsóvia e Madrid.

Fiat Cronos chega às 200 mil unidades comercializadas no Brasil

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Lançado há seis anos, o Fiat Cronos conquistou o coração dos brasileiros. O sedã acaba de atingir a marca de 200 mil unidades comercializadas no País. O modelo teve o melhor mês do ano em abril, chegando a cerca de 3.400 carros vendidos com 17,6% de segment share entre os B-Sedãs. No acumulado de 2024 já são mais de 9.800 veículos. Em 2023 o modelo teve um aumento de 22% nas vendas em relação ao ano anterior.

Vendido em dez países na América Latina, o modelo tem design arrojado, interior espaçoso com ótimo acabamento e o maior porta-malas do segmento (525 litros). Ele conta, por exemplo, com central multimídia de 7″ Touchscreen com Android Auto e Apple Car Play em todas as quatro versões e bancos em couro ecológico de série na Precision 1.3 AT. Já para as versões Drive 1.3 é possível incluir o pack S-Design que traz itens como faróis de neblina dianteiros, ar-condicionado automático digital, retrovisores externos elétricos com Tilt Down, câmera de ré, rodas de liga leve com acabamento escurecido e interior escurecido com acabamento exclusivo.

Importante ressaltar ainda que o Cronos é o sedã automático mais econômico do Brasil em uso urbano com câmbio CVT aliado ao motor Firefly 1.3. É também o sedã com motor 1.0 aspirado mais econômico do país em uso urbano com o consagrado motor Firefly.

Aclamado não só pelos consumidores, o Fiat Cronos também foi premiado pela imprensa. Recentemente recebeu o reconhecimento da Premiação Mobilidade Estadão 2023 na categoria Melhor Sedã Compacto. Já foi eleito também a “Melhor Compra” em sua categoria pela revista Quatro Rodas. No guia de compras de veículos zero-km do site Motor1 venceu como o carro com o “Melhor Custo-Benefício” em seu segmento e no prêmio Abiauto como “Carro Nacional 1,2 até 1,6l”.

Iveco Tector ganha atualização visual e aprimoramento em conforto

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A Iveco promoveu mudanças estéticas e funcionais na linha Tector, gama de caminhões para necessidades de 9 a 27 toneladas de peso bruto total (PBT). Na aparência, a cabine tem agora uma nova grade dianteira alinhada com identidade global da marca. Também recebeu faróis de luz diurna (DRL) e defletores laterais de ar em vista a melhorar a eficiência aerodinâmica.

Nas versões de 9 e 11 toneladas com cabine curta, o para-choque foi redesenhado para aperfeiçoar sistema fixação. A engenharia aproveitou e adicionou à mudança novo degrau que tornou mais seguro e confortável o acesso ao habitáculo, novidade que chegou também a opção de 15 toneladas. Os três modelos ainda passaram a sair de fábrica com faróis de neblina.

Por fim, o interior recebeu revestimento mais resistente para mais durabilidade e climatizador. Os bancos ganharam atenção com nova espuma e ajustes ergonômicos. As cabines do tipo leito ainda herdaram a mesma espuma utilizada na cama do pesado S-Way.

REMAN IVECO amplia oferta de transmissões e motores

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Com foco total no cliente, a IVECO investe em um amplo portfólio de peças para atender às diferentes demandas de autônomos e transportadores por meio da linha de Peças Genuínas, NEXPRO e Linha REMAN. Para o leque de peças remanufaturadas, a montadora terá o incremento de transmissões e motores neste ano.

A estratégia de ampliação do line-up visa ofertar componentes que aliam qualidade, garantia e preço competitivo, segundo Simone Santana, Gerente de Marketing de Produto de Peças da IVECO.

“Entre 2023 e 2022 crescemos mais de 500% nas vendas da linha REMAN, e vamos continuar expandindo o nosso portfólio na Rede de Concessionárias em 2024. Seguimos em destaque no segmento de Caminhões e Ônibus na comercialização de peças remanufaturadas”, diz a executiva.

Atualmente, a linha REMAN conta com itens como embreagem, bico injetor e bomba injetora que podem ser adquiridos em qualquer uma das concessionárias IVECO, posicionadas em 100% do território nacional, e têm garantia de 12 meses se instalados em uma das oficinas da Rede.

Ricardo Cardozo, diretor de Marketing de Peças da IVECO para a América Latina, afirma que para promover segurança e qualidade dos itens, são realizados rigorosos processos de remanufatura onde os núcleos são examinados, refeitos e testados de acordo com as especificações de desempenho original.

“Com garantias de qualidade incorporadas em todos os processos e garantias idênticas às peças genuínas, os produtos proporcionam aos clientes ótimo custo-benefício e desempenho. Destaco também a importância da sustentabilidade, um dos pilares globais do nosso grupo, nesse processo por conta da reutilização de componentes”, completa Cardozo.

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FPT vai produzir motor elétrico em Sete Lagoas

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A FPT prepara a fábrica de Sete Lagoas em Minas Gerais, para receber a produção do novo motor elétrico da companhia. Segundo o seu novo presidente, Carlos Tavares, a empresa deve habilitar o projeto junto ao programa Mover para adaptar as linhas de produção da unidade.

“Os investimentos iniciais serão de preparação da fábrica e, ao longo deste ano, devemos buscar as aprovações e habilitação da linha para começarmos a produzir o motor elétrico. Como é um produto que já temos em nosso portfólio no mundo, não teremos que investir no desenvolvimento”, disse Tavares em entrevista à Automotive Business.

O executivo não revelou quanto será investido na adaptação da fábrica mineira, mas ressaltou que a produção do motor elétrico deve se iniciar em 2026.

“Ao longo deste ano e do outro devemos colocar o projeto na rua com todas as homologações e aprovações e isso leva um tempo. É provável que esse motor entre em fabricação em 2026”, afirmou Tavares. A companhia, no entanto, informou que o projeto do motor elétrico ainda não tem data para sair do papel.

Além do motor elétrico em Sete Lagoas, o executivo adiantou que a FPT também vai começar a produzir o motor a gás de menor porte na Argentina, o N67. Atualmente, esses motores são importados da fábrica de Turim, na Itália.

Com a expectativa de avanço desses equipamentos na América Latina, a ideia da FPT é trazer essa produção para mais perto da demanda.

Em Córdoba, FPT vai produzir motor a gás

A fábrica de Sete Lagoas disputava essa nova linha de powertrain, mas a decisão da companhia por Córdoba foi concentrar a produção de motores a gás nesta unidade.

“A produção deve se iniciar no ano que vem. É necessário somente uma adaptação da linha de montagem. Existem discussões de exportação desse motor, principalmente para a  África, mas ainda são conversas, nada oficial”, disse Tavares.

“O certo é que esse propulsor deve ser exportado para os países do Mercosul, para ser usado em geradores.”

Para o Brasil, segundo ele, a FPT já tem preparada uma solução para o uso de biogás neste motor em pequenas propriedades rurais.

“O biogás passa por um biodigestor para um processo de limpeza para ser usado em geradores. Já tem um pacote desenvolvido e em aplicação no Brasil”, afirmou o executivo.

FPT também desenvolve motor a etanol

Outro projeto que deve ser levado para Córdoba é o motor movido puramente a etanol. Segundo Tavares, a FPT vai usar a base do propulsor Cursor 13, que é aplicado em veículos maiores e em máquinas agrícolas e de construção, no desenvolvimento do novo conjunto motriz.

O desenvolvimento está na fase de mapeamento da curva do motor. Na sequência, começam os testes de bancada para determinar a potência e consumo e, depois, os testes de campo.

“Isso será feito este ano. Já temos clientes para realizar os ensaios de operação”, expica o executivo.

Tavares justificou a possível produção do novo motor na Argentina. “Já fazemos o Cursor 13 por lá e devemos somente atualizar a linha de montagem. Esse motor entra comercialmente no mercado no início do ano que vem”, disse o executivo.

Segundo Tavares, o propulsor a etano deverá ser usado basicamente em máquinas agrícolas, com foco em usinas de cana-de-açúcar.

“Para esta aplicação, esse produto é mais viável porque o produtor já tem o etanol à disposição. Já em caminhões em operação rodoviária o diesel ainda é mais indicado por causa do custo.”

 

Fonte: Automotive Business.

FIAT garante novamente liderança no mercado brasileiro em Abril!

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A Fiat encerrou o quadrimestre com chave de ouro. A marca conquistou a liderança no mercado brasileiro tanto no acumulado do ano como também repetiu a façanha no encerramento de abril. No último mês, a marca obteve 20,2% de market share e 42.096 emplacamentos, um crescimento de 15,9% no volume de vendas comparado a março.

Como se não bastasse, no mês, que foi melhor abril desde 2019, a marca ainda garantiu a liderança de diferentes segmentos: hatches com 22,8% de segment share, picapes com 38,4% desta categoria e vans com 35,1% da fatia do segmento. Além disso, a Fiat ainda cravou três modelos entre os top 10 mais vendidos do Brasil: Strada na vice-liderança com 11.497 emplacamentos e o Argo marcando a quarta posição com mais de 8.599 carros vendidos e o Mobi em nono lugar com 5.420 unidades comercializadas.

Liderança no quadrimestre  

Nos quatro primeiros meses do ano, a liderança da marca foi evidente, com 143.608 unidades emplacadas, alcançando o market share de 20,7%. Esses números representam uma vantagem significativa de 32.655 unidades sobre a segunda colocada.

A Fiat também se destacou no período com três modelos entre os dez mais vendidos do ano: a Strada, que está há 50 meses no Top 10 do mercado e teve 38.077 unidades emplacadas; o Argo, que ficou em quarto lugar com 26.652 unidades vendidas; e o Mobi, que conquistou a sexta posição com 20.085 unidades emplacadas.

Em relação aos segmentos, a marca dominou várias categorias. Nos  hatches ficou em primeiro lugar com 23,3% de segment share. Nas picapes também liderou com 38,5% e nas vans a Fiat alcançou 40,6% de participação na categoria. Vale destacar ainda que em SUVs a marca conquistou o terceiro lugar com um desempenho sólido de 10,6% da fatia deste disputado segmento.

Como escolher o veículo certo para cada tipo de carga?

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Você sabia que escolher o veículo ideal para transportar suas cargas é fundamental para garantir viagens seguras, eficientes e dentro das regulamentações?

Sim! Saber identificar a finalidade de uso, categorias específicas e a capacidade dos caminhões é muito importante. Afinal, o que funciona bem para uma carga de 3 toneladas pode não ser adequado para uma carga de 10 toneladas.

Além disso, a escolha entre diferentes tipos de caminhões e suas carrocerias ou semirreboques é crucial para economizar tempo e dinheiro. Desta forma, é possível evitar desperdícios de capacidade ou sobrecarga.

Neste guia, vamos te ajudar a escolher o veículo ideal para suas necessidades de carga. Então, se você tem dúvidas sobre este assunto, já estaciona aí, pega um cafézinho, e vamos em frente com a leitura!

TIPOS DE CARGA X CARROCERIA 

Bom, o primeiro passo ao escolher o veículo ideal é entender as características específicas da carga que você transporta ou deseja transportar. Isso irá influenciar diretamente na carroceria a ser utilizada.

Abaixo, estão os tipos de carga e carrocerias indicadas para cada uma delas:

  • Carga seca: Produtos embalados em caixas, sacos e fardos. Ex: eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, roupas, ferramentas, peças automotivas, itens de higiene pessoal, etc.

Para carga seca, as categorias de carrocerias podem ser diversas, sendo as principais:

Baú Simples: carroceria fechada usada para o transporte de materiais que demandam maior proteção contra condições adversas.

Grade Baixa: para cargas secas mais resistentes, como chapas de aço, materiais de construção, por exemplo.

Graneleiro: indicada para cargas secas a granel que não necessitam de invólucro, como grãos, cereais, fertilizantes e adubos, ou materiais de construção também.

Baú Sider: ideal para produtos paletizados, engradados e caixas que não demandam proteção contra condições adversas. Pode ser fechado por lona e possui uma abertura lateral que facilita o deslocamento.

  • Cargas refrigeradas: Alimentos perecíveis que requerem refrigeração, como carne e laticínios. Para esse tipo de carga, utiliza-se Baú refrigerado ou frigorífico.
  • Cargas a granel: Materiais soltos como areia e grãos, ou líquidos, como água potável, leite, combustível, entre outros. Para esse tipo de carga, utiliza-se o Tanque, que é uma carroceria própria para o transporte. Outra opção é a Caçamba basculante, que permite a descarga por escoamento traseiro.
  • Cargas Especiais: Cargas que exigem tratamento especial, como produtos químicos perigosos. Para produtos perigosos, utiliza-se o Implemento do tipo Tanque. Outra carroceria indicada é o Porta contêiner, que conta com encaixes para fixação do container transportando a carga de forma segura.

TIPOS DE VEÍCULOS 

Agora que você já sabe as carrocerias indicadas para cada tipo de carga, é hora de falarmos do bruto. Isto é, o veículo que será seu parceiro nas estradas e/ou centros urbanos.

No mundo do transporte de carga, existem diversas opções de veículos, cada um com suas características e finalidades específicas. Abaixo, apresentaremos os seis modelos mais comuns para ajudar você a entender qual é o mais adequado para o seu trabalho.

Veículo Urbano de Carga (VUC)

O VUC é um veículo de menor porte especialmente projetado para circular em áreas urbanas.

Os chamados VUC, sigla para Veículo Urbano de Carga, são veículos leves feitos para circular nas áreas urbanas 

Na IVECO, a linha de veículos que se encaixa nesta categoria (VUC) é a Daily, líder em vendas no mercado brasileiro. Ela disponibiliza opções de Chassi-Cabine, Furgão e Minibus. Com o conforto de um automóvel e a potência de um caminhão, os modelos atendem a uma ampla variedade de negócios e aplicações.

Caminhão Médio e Semipesado

O caminhão semipesado possui um eixo simples na carroceria, com um eixo traseiro e outro frontal. Costuma ser utilizado para atividades como mudanças e distribuição de carga seca, bem como para transporte de materiais nos setores de construção civil e agronegócio.

Para a categoria de médios e semipesados, a IVECO tem a linha de caminhões IVECO Tector. Com  modelos de 9 a 31 toneladas, são veículos reconhecidos pelo seu baixo custo operacional, potência e conforto.

Com uma nova geração Euro VI, todos os veículos desta linha oferecem cabines de alto padrão e incorporam novos elementos de segurança. E total versatilidade: são diversas opções de tração, cabine ou potência para se adequar a sua necessidade.

Caminhão Pesado

O caminhão pesado, também chamado de Truck , podendo ser 6×2 e 6×4, tem eixo duplo na carroceria. Essa característica aumenta a sua capacidade de carga sem comprometer a performance do bruto.

Carretas

As carretas são veículos articulados divididos em duas partes: o cavalo e a carroceria. A força do motor fica no cavalo mecânico, que inclui as rodas de tração e a cabine do motorista. Já a segunda parte, a carroceria, é a que recebe a carga.

Na carreta, a força do motor fica no cavalo mecânico e a carga na carroceria. 

O cavalo mecânico pode ser acoplado a diferentes tipos de carga, e cada módulo é conhecido como semirreboque.

Vale lembrar que essas combinações devem obedecer às normas de peso e dimensões estabelecidas pela legislação. Alguns modelos incluem:

Cavalo Mecânico Trucado ou LS: Com eixo duplo em seu conjunto para melhor distribuição de peso.

Caminhão de 2 Eixos: Equipado com um trator mecânico e um reboque de 2 eixos cada. Peso bruto total permitido de 33 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros.

Carreta 3 Eixos: Além do cavalo mecânico, inclui um semirreboque de 3 eixos. Capacidade máxima de carga de 41,5 toneladas e extensão máxima de 18,15 metros.

Caminhão com Cavalo Trucado:  Segundo a nova norma, os conjuntos, denominados tecnicamente como Combinações de Veículos de Cargas (CVCs), compostos por um caminhão e um semirreboque, serão permitidos atingir um comprimento máximo de 19,30 metros.

Bitrem: Tem uma grande capacidade de transporte, com sete eixos que aguentam um peso total bruto de 57 toneladas.

Rodotrem: Esta configuração é composta por dois semirreboques com 9 eixos que aguentam um peso total bruto de 74 toneladas.

O veículo é interligado por um dolly e só pode ser tracionado por um cavalo mecânico trucado.

O rodotrem não se adequa às normas de peso e tamanho do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), conforme a Resolução 210/06. Logo, empresas que precisam usar o rodotrem devem obter uma Autorização Especial de Trânsito (AET) do DNIT.

Para o segmento de caminhões pesados, a IVECO conta com o IVECO S-Way. O S-Way está disponível em três opções de potência: 450 cv (4×2), 480 cv (6×2) e 540 cv (6×4).

Com tecnologia avançada, um conforto único, além da potência e alto desempenho, este é o melhor caminhão pesado já feito pela IVECO.

Ele passou por cerca de 450 testes que refletem as condições das estradas brasileiras. Além disso, viajou muito para ser um produto diferenciado e pronto para atender às necessidades dos caminhoneiros e gestores de frotas no Brasil.

Esperamos que este guia tenha sido útil para ajudar você a escolher o veículo certo para transportar sua carga por esse Brasilzão. Se você tem mais alguma dúvida sobre este tema, é só deixar nos comentários abaixo. 😉

 

Fonte: Blog da Iveco

Daily Minibus vence o renomado Prêmio Quatro Rodas/KBB Melhor Revenda 2024

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Pelo segundo ano consecutivo a renomada linha Daily foi eleita pelo Prêmio Quatro Rodas/KBB Melhor Revenda, uma das principais premiações da imprensa automotiva brasileira, em 2024. Depois do Daily Furgão vencer a categoria Furgão Comercial no ano passado, desta vez a Daily Minibus foi eleita em primeiro lugar na categoria Van Comercial. Na mesma premiação, a Daily Vetrato também conquistou a terceira colocação. O reconhecimento reforça a confiabilidade que só a linha Daily oferece, com a certeza de rentabilidade, aliada à baixo consumo de combustível e custo de manutenção reduzido.

Produzida no Complexo Industrial de Sete Lagoas (MG), a Daily Minibus combina o melhor das vans com a robustez de um micro-ônibus. Disponível nas versões 45-160 e 50-160, para 15 passageiros + motorista e 20 passageiros + motorista, o modelo equipado com o motor FPT F1C Euro 6, de 3,0 litros, se adapta perfeitamente às necessidades de cada tipo de negócio: seja para fretamento executivo, escolar, turismo ou qualquer desafio de transporte de passageiros.

A quinta edição do prêmio promovido pela Quatro Rodas e a Kelley Blue Book Brasil, empresa especializada em precificação de veículos novos e usados, destacou os veículos que menos desvalorizaram ao longo do ano anterior, em 23 categorias. Uma média aritmética foi calculada para se chegar ao índice de desvalorização.

“Nosso produto é conhecido pela robustez, durabilidade e baixo custo operacional, o que resulta em um valor de revenda atrativo e alta rentabilidade para o operador”, aponta Paulo Kazuto, coordenador de Marketing Produto da IVECO BUS. “A versatilidade da Daily Minibus a torna ideal para a necessidade da aplicação do cliente, com redução no consumo de combustível e maior desempenho, o que proporciona o melhor TCO”, explica.

Reconhecimento consagra a proximidade da IVECO BUS com o cliente

Danilo Fetzner, diretor da IVECO BUS para a América Latina, celebra a conquista, que consagra o posicionamento da Daily Minibus e o foco da marca ao cliente final. Como parte da sua estratégia, a IVECO BUS está cada vez mais próxima do mercado, entendendo profundamente suas necessidades e aplicações, antecipando suas necessidades futuras e o que vem por aí.

“A Daily Minibus é um carro-chefe no nosso portfólio. O reconhecimento do Prêmio Melhor Revenda 2024 consagra o trabalho do time IVECO BUS, com um produto robusto, flexível e competitivo para a realidade do operador brasileiro. É gratificante sermos apontados como referência no segmento Van Comercial”, comemora.

Crianças da escola Josefina Caldeira de Andrade tiveram Páscoa mais doce com doações da Carboni

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A Páscoa é um momento de fé, confraternização e generosidade. É por isto que nesta Páscoa, participamos da campanha Mesa Compartilhada, da Escola de Educação Básica Josefina Caldeira de Andrade, levando um momento doce para os alunos e professores da instituição. 

Na ação, foram entregues caixas de bombons para todas as crianças e os professores presentes, como forma de levar mais alegria às famílias nesta data tão especial.

Felipe Carboni, diretor financeiro da Carboni, realça a importância dessas ações e incentiva que as empresas colaborem, principalmente nessas datas importantes do ano, para levar uma alegria a mais para crianças. Para ele, “além dos objetivos de sucesso, lucros e crescimento da empresa, é valioso olhar para o próximo, principalmente para as crianças que são o futuro do nosso país.”

Além de entregar mais um sorriso para as crianças, este gesto de solidariedade e parceria entre a Carboni e a escola Josefina Caldeira de Andrade também fortalece o laço entre a instituição educacional e a comunidade empresarial. 

A diretora geral da escola, Marta Falchetti, comentou que “Com a colaboração da Carboni, estamos confiantes de que os educandos tiveram uma comemoração memorável neste período de Páscoa. A doação não apenas proporcionou momentos de felicidade, mas também demonstrou o compromisso da empresa com o bem-estar e o desenvolvimento da nossa comunidade escolar. Agradecemos sinceramente à empresa Carboni por tornar possível esta iniciativa”. 

Para a Carboni, é um grande orgulho ser parte da construção e desenvolvimento da nossa região e do nosso país. Seguimos em frente, de mãos dadas para o futuro!