A FPT prepara a fábrica de Sete Lagoas em Minas Gerais, para receber a produção do novo motor elétrico da companhia. Segundo o seu novo presidente, Carlos Tavares, a empresa deve habilitar o projeto junto ao programa Mover para adaptar as linhas de produção da unidade.
“Os investimentos iniciais serão de preparação da fábrica e, ao longo deste ano, devemos buscar as aprovações e habilitação da linha para começarmos a produzir o motor elétrico. Como é um produto que já temos em nosso portfólio no mundo, não teremos que investir no desenvolvimento”, disse Tavares em entrevista à Automotive Business.
O executivo não revelou quanto será investido na adaptação da fábrica mineira, mas ressaltou que a produção do motor elétrico deve se iniciar em 2026.
“Ao longo deste ano e do outro devemos colocar o projeto na rua com todas as homologações e aprovações e isso leva um tempo. É provável que esse motor entre em fabricação em 2026”, afirmou Tavares. A companhia, no entanto, informou que o projeto do motor elétrico ainda não tem data para sair do papel.
Além do motor elétrico em Sete Lagoas, o executivo adiantou que a FPT também vai começar a produzir o motor a gás de menor porte na Argentina, o N67. Atualmente, esses motores são importados da fábrica de Turim, na Itália.
Com a expectativa de avanço desses equipamentos na América Latina, a ideia da FPT é trazer essa produção para mais perto da demanda.
Em Córdoba, FPT vai produzir motor a gás
A fábrica de Sete Lagoas disputava essa nova linha de powertrain, mas a decisão da companhia por Córdoba foi concentrar a produção de motores a gás nesta unidade.
“A produção deve se iniciar no ano que vem. É necessário somente uma adaptação da linha de montagem. Existem discussões de exportação desse motor, principalmente para a África, mas ainda são conversas, nada oficial”, disse Tavares.
“O certo é que esse propulsor deve ser exportado para os países do Mercosul, para ser usado em geradores.”
Para o Brasil, segundo ele, a FPT já tem preparada uma solução para o uso de biogás neste motor em pequenas propriedades rurais.
“O biogás passa por um biodigestor para um processo de limpeza para ser usado em geradores. Já tem um pacote desenvolvido e em aplicação no Brasil”, afirmou o executivo.
FPT também desenvolve motor a etanol
Outro projeto que deve ser levado para Córdoba é o motor movido puramente a etanol. Segundo Tavares, a FPT vai usar a base do propulsor Cursor 13, que é aplicado em veículos maiores e em máquinas agrícolas e de construção, no desenvolvimento do novo conjunto motriz.
O desenvolvimento está na fase de mapeamento da curva do motor. Na sequência, começam os testes de bancada para determinar a potência e consumo e, depois, os testes de campo.
“Isso será feito este ano. Já temos clientes para realizar os ensaios de operação”, expica o executivo.
Tavares justificou a possível produção do novo motor na Argentina. “Já fazemos o Cursor 13 por lá e devemos somente atualizar a linha de montagem. Esse motor entra comercialmente no mercado no início do ano que vem”, disse o executivo.
Segundo Tavares, o propulsor a etano deverá ser usado basicamente em máquinas agrícolas, com foco em usinas de cana-de-açúcar.
“Para esta aplicação, esse produto é mais viável porque o produtor já tem o etanol à disposição. Já em caminhões em operação rodoviária o diesel ainda é mais indicado por causa do custo.”
A Fiat encerrou o quadrimestre com chave de ouro. A marca conquistou a liderança no mercado brasileiro tanto no acumulado do ano como também repetiu a façanha no encerramento de abril. No último mês, a marca obteve 20,2% de market share e 42.096 emplacamentos, um crescimento de 15,9% no volume de vendas comparado a março.
Como se não bastasse, no mês, que foi melhor abril desde 2019, a marca ainda garantiu a liderança de diferentes segmentos: hatches com 22,8% de segment share, picapes com 38,4% desta categoria e vans com 35,1% da fatia do segmento. Além disso, a Fiat ainda cravou três modelos entre os top 10 mais vendidos do Brasil: Strada na vice-liderança com 11.497 emplacamentos e o Argo marcando a quarta posição com mais de 8.599 carros vendidos e o Mobi em nono lugar com 5.420 unidades comercializadas.
Liderança no quadrimestre
Nos quatro primeiros meses do ano, a liderança da marca foi evidente, com 143.608 unidades emplacadas, alcançando o market share de 20,7%. Esses números representam uma vantagem significativa de 32.655 unidades sobre a segunda colocada.
A Fiat também se destacou no período com três modelos entre os dez mais vendidos do ano: a Strada, que está há 50 meses no Top 10 do mercado e teve 38.077 unidades emplacadas; o Argo, que ficou em quarto lugar com 26.652 unidades vendidas; e o Mobi, que conquistou a sexta posição com 20.085 unidades emplacadas.
Em relação aos segmentos, a marca dominou várias categorias. Nos hatches ficou em primeiro lugar com 23,3% de segment share. Nas picapes também liderou com 38,5% e nas vans a Fiat alcançou 40,6% de participação na categoria. Vale destacar ainda que em SUVs a marca conquistou o terceiro lugar com um desempenho sólido de 10,6% da fatia deste disputado segmento.
Você sabia que escolher o veículo ideal para transportar suas cargas é fundamental para garantir viagens seguras, eficientes e dentro das regulamentações?
Sim! Saber identificar a finalidade de uso, categorias específicas e a capacidade dos caminhões é muito importante. Afinal, o que funciona bem para uma carga de 3 toneladas pode não ser adequado para uma carga de 10 toneladas.
Além disso, a escolha entre diferentes tipos de caminhões e suas carrocerias ou semirreboques é crucial para economizar tempo e dinheiro. Desta forma, é possível evitar desperdícios de capacidade ou sobrecarga.
Neste guia, vamos te ajudar a escolher o veículo ideal para suas necessidades de carga. Então, se você tem dúvidas sobre este assunto, já estaciona aí, pega um cafézinho, e vamos em frente com a leitura!
TIPOS DE CARGA X CARROCERIA
Bom, o primeiro passo ao escolher o veículo ideal é entender as características específicas da carga que você transporta ou deseja transportar. Isso irá influenciar diretamente na carroceria a ser utilizada.
Abaixo, estão os tipos de carga e carrocerias indicadas para cada uma delas:
Carga seca: Produtos embalados em caixas, sacos e fardos. Ex: eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, roupas, ferramentas, peças automotivas, itens de higiene pessoal, etc.
Para carga seca, as categorias de carrocerias podem ser diversas, sendo as principais:
Baú Simples: carroceria fechada usada para o transporte de materiais que demandam maior proteção contra condições adversas.
Grade Baixa: para cargas secas mais resistentes, como chapas de aço, materiais de construção, por exemplo.
Graneleiro: indicada para cargas secas a granel que não necessitam de invólucro, como grãos, cereais, fertilizantes e adubos, ou materiais de construção também.
Baú Sider: ideal para produtos paletizados, engradados e caixas que não demandam proteção contra condições adversas. Pode ser fechado por lona e possui uma abertura lateral que facilita o deslocamento.
Cargas refrigeradas: Alimentos perecíveis que requerem refrigeração, como carne e laticínios. Para esse tipo de carga, utiliza-se Baú refrigerado ou frigorífico.
Cargas a granel: Materiais soltos como areia e grãos, ou líquidos, como água potável, leite, combustível, entre outros. Para esse tipo de carga, utiliza-se o Tanque, que é uma carroceria própria para o transporte. Outra opção é a Caçamba basculante, que permite a descarga por escoamento traseiro.
Cargas Especiais: Cargas que exigem tratamento especial, como produtos químicos perigosos. Para produtos perigosos, utiliza-se o Implemento do tipo Tanque. Outra carroceria indicada é o Porta contêiner, que conta com encaixes para fixação do container transportando a carga de forma segura.
TIPOS DE VEÍCULOS
Agora que você já sabe as carrocerias indicadas para cada tipo de carga, é hora de falarmos do bruto. Isto é, o veículo que será seu parceiro nas estradas e/ou centros urbanos.
No mundo do transporte de carga, existem diversas opções de veículos, cada um com suas características e finalidades específicas. Abaixo, apresentaremos os seis modelos mais comuns para ajudar você a entender qual é o mais adequado para o seu trabalho.
Veículo Urbano de Carga (VUC)
O VUC é um veículo de menor porte especialmente projetado para circular em áreas urbanas.
Na IVECO, a linha de veículos que se encaixa nesta categoria (VUC) é a Daily, líder em vendas no mercado brasileiro. Ela disponibiliza opções de Chassi-Cabine, Furgão e Minibus. Com o conforto de um automóvel e a potência de um caminhão, os modelos atendem a uma ampla variedade de negócios e aplicações.
Caminhão Médio e Semipesado
O caminhão semipesado possui um eixo simples na carroceria, com um eixo traseiro e outro frontal. Costuma ser utilizado para atividades como mudanças e distribuição de carga seca, bem como para transporte de materiais nos setores de construção civil e agronegócio.
Para a categoria de médios e semipesados, a IVECO tem a linha de caminhões IVECO Tector. Com modelos de 9 a 31 toneladas, são veículos reconhecidos pelo seu baixo custo operacional, potência e conforto.
Com uma nova geração Euro VI, todos os veículos desta linha oferecem cabines de alto padrão e incorporam novos elementos de segurança. E total versatilidade: são diversas opções de tração, cabine ou potência para se adequar a sua necessidade.
Caminhão Pesado
O caminhão pesado, também chamado de Truck , podendo ser 6×2 e 6×4, tem eixo duplo na carroceria. Essa característica aumenta a sua capacidade de carga sem comprometer a performance do bruto.
Carretas
As carretas são veículos articulados divididos em duas partes: o cavalo e a carroceria. A força do motor fica no cavalo mecânico, que inclui as rodas de tração e a cabine do motorista. Já a segunda parte, a carroceria, é a que recebe a carga.
Na carreta, a força do motor fica no cavalo mecânico e a carga na carroceria.
O cavalo mecânico pode ser acoplado a diferentes tipos de carga, e cada módulo é conhecido como semirreboque.
Vale lembrar que essas combinações devem obedecer às normas de peso e dimensões estabelecidas pela legislação. Alguns modelos incluem:
Cavalo Mecânico Trucado ou LS: Com eixo duplo em seu conjunto para melhor distribuição de peso.
Caminhão de 2 Eixos: Equipado com um trator mecânico e um reboque de 2 eixos cada. Peso bruto total permitido de 33 toneladas e comprimento máximo de 18,15 metros.
Carreta 3 Eixos: Além do cavalo mecânico, inclui um semirreboque de 3 eixos. Capacidade máxima de carga de 41,5 toneladas e extensão máxima de 18,15 metros.
Caminhão com Cavalo Trucado: Segundo a nova norma, os conjuntos, denominados tecnicamente como Combinações de Veículos de Cargas (CVCs), compostos por um caminhão e um semirreboque, serão permitidos atingir um comprimento máximo de 19,30 metros.
Bitrem: Tem uma grande capacidade de transporte, com sete eixos que aguentam um peso total bruto de 57 toneladas.
Rodotrem: Esta configuração é composta por dois semirreboques com 9 eixos que aguentam um peso total bruto de 74 toneladas.
O veículo é interligado por um dolly e só pode ser tracionado por um cavalo mecânico trucado.
O rodotrem não se adequa às normas de peso e tamanho do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), conforme a Resolução 210/06. Logo, empresas que precisam usar o rodotrem devem obter uma Autorização Especial de Trânsito (AET) do DNIT.
Para o segmento de caminhões pesados, a IVECO conta com o IVECO S-Way. O S-Way está disponível em três opções de potência: 450 cv (4×2), 480 cv (6×2) e 540 cv (6×4).
Com tecnologia avançada, um conforto único, além da potência e alto desempenho, este é o melhor caminhão pesado já feito pela IVECO.
Ele passou por cerca de 450 testes que refletem as condições das estradas brasileiras. Além disso, viajou muito para ser um produto diferenciado e pronto para atender às necessidades dos caminhoneiros e gestores de frotas no Brasil.
Esperamos que este guia tenha sido útil para ajudar você a escolher o veículo certo para transportar sua carga por esse Brasilzão. Se você tem mais alguma dúvida sobre este tema, é só deixar nos comentários abaixo.
Pelo segundo ano consecutivo a renomada linha Daily foi eleita pelo Prêmio Quatro Rodas/KBB Melhor Revenda, uma das principais premiações da imprensa automotiva brasileira, em 2024. Depois do Daily Furgão vencer a categoria Furgão Comercial no ano passado, desta vez a Daily Minibus foi eleita em primeiro lugar na categoria Van Comercial. Na mesma premiação, a Daily Vetrato também conquistou a terceira colocação. O reconhecimento reforça a confiabilidade que só a linha Daily oferece, com a certeza de rentabilidade, aliada à baixo consumo de combustível e custo de manutenção reduzido.
Produzida no Complexo Industrial de Sete Lagoas (MG), a Daily Minibus combina o melhor das vans com a robustez de um micro-ônibus. Disponível nas versões 45-160 e 50-160, para 15 passageiros + motorista e 20 passageiros + motorista, o modelo equipado com o motor FPT F1C Euro 6, de 3,0 litros, se adapta perfeitamente às necessidades de cada tipo de negócio: seja para fretamento executivo, escolar, turismo ou qualquer desafio de transporte de passageiros.
A quinta edição do prêmio promovido pela Quatro Rodas e a Kelley Blue Book Brasil, empresa especializada em precificação de veículos novos e usados, destacou os veículos que menos desvalorizaram ao longo do ano anterior, em 23 categorias. Uma média aritmética foi calculada para se chegar ao índice de desvalorização.
“Nosso produto é conhecido pela robustez, durabilidade e baixo custo operacional, o que resulta em um valor de revenda atrativo e alta rentabilidade para o operador”, aponta Paulo Kazuto, coordenador de Marketing Produto da IVECO BUS. “A versatilidade da Daily Minibus a torna ideal para a necessidade da aplicação do cliente, com redução no consumo de combustível e maior desempenho, o que proporciona o melhor TCO”, explica.
Reconhecimento consagra a proximidade da IVECO BUS com o cliente
Danilo Fetzner, diretor da IVECO BUS para a América Latina, celebra a conquista, que consagra o posicionamento da Daily Minibus e o foco da marca ao cliente final. Como parte da sua estratégia, a IVECO BUS está cada vez mais próxima do mercado, entendendo profundamente suas necessidades e aplicações, antecipando suas necessidades futuras e o que vem por aí.
“A Daily Minibus é um carro-chefe no nosso portfólio. O reconhecimento do Prêmio Melhor Revenda 2024 consagra o trabalho do time IVECO BUS, com um produto robusto, flexível e competitivo para a realidade do operador brasileiro. É gratificante sermos apontados como referência no segmento Van Comercial”, comemora.
A Páscoa é um momento de fé, confraternização e generosidade. É por isto que nesta Páscoa, participamos da campanha Mesa Compartilhada, da Escola de Educação Básica Josefina Caldeira de Andrade, levando um momento doce para os alunos e professores da instituição.
Na ação, foram entregues caixas de bombons para todas as crianças e os professores presentes, como forma de levar mais alegria às famílias nesta data tão especial.
Felipe Carboni, diretor financeiro da Carboni, realça a importância dessas ações e incentiva que as empresas colaborem, principalmente nessas datas importantes do ano, para levar uma alegria a mais para crianças. Para ele, “além dos objetivos de sucesso, lucros e crescimento da empresa, é valioso olhar para o próximo, principalmente para as crianças que são o futuro do nosso país.”
Além de entregar mais um sorriso para as crianças, este gesto de solidariedade e parceria entre a Carboni e a escola Josefina Caldeira de Andrade também fortalece o laço entre a instituição educacional e a comunidade empresarial.
A diretora geral da escola, Marta Falchetti, comentou que “Com a colaboração da Carboni, estamos confiantes de que os educandos tiveram uma comemoração memorável neste período de Páscoa. A doação não apenas proporcionou momentos de felicidade, mas também demonstrou o compromisso da empresa com o bem-estar e o desenvolvimento da nossa comunidade escolar. Agradecemos sinceramente à empresa Carboni por tornar possível esta iniciativa”.
Para a Carboni, é um grande orgulho ser parte da construção e desenvolvimento da nossa região e do nosso país. Seguimos em frente, de mãos dadas para o futuro!
O Complexo Industrial do Iveco Group em Sete Lagoas (MG) foi palco nesta quarta-feira, 03, da cerimônia de entrega do Prêmio global Dorian Shainin Awards 2024 para a Iveco – categoria ‘Prêmios de Liderança’. Carlos Fraga, head de Suporte ao Cliente e Produto da Iveco para a América Latina, foi nomeado para receber a honraria por liderar o processo de engajamento e suporte dentro da montadora por meio da disseminação de métodos de solução de problemas complexos. A premiação é promovida pela Shainin, empresa especializada na aplicação de métodos para a resolução de problemas técnicos em diferentes segmentos da indústria, como em empresas do setor aeroespacial e montadoras de veículos.
O evento contou também com a presença de Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina, Bernardo Brandão, diretor de Peças e Serviço da Iveco para a América Latina, Peter Steinhauser, diretor de Soluções para Clientes da Shainin para a América Latina, Rafael Cardoso, diretor de Operações da Shainin para a América Latina, entre outros representantes das empresas.
Para Marcio Querichelli, o Prêmio chancela a estratégia da Iveco em investir na qualidade dos produtos, serviços e, principalmente, nas pessoas, responsáveis por fazer a Iveco ampliar cada vez mais a participação de mercado na região.
“Nosso time é um dos principais pilares da marca, e esse reconhecimento é mais uma forma de agradecermos o empenho e a dedicação de uma equipe altamente qualificada que vai além do óbvio”, completa o executivo.
O Prêmio Dorian 2024 prestigia, anualmente, times, líderes e companhias que são exemplos da aplicação dos métodos da Shainin. Os projetos inscritos se destacam pelo número de pessoas treinadas e certificadas, resolução de problemas e melhoria nos resultados das empresas.
O Grupo Cetric, empresa especializada em coleta, transporte e tratamento de resíduos, é uma das primeiras empresas do Brasil a incorporar na sua frota os caminhões Iveco S-Way NG, os pesados movidos a gás da Iveco.
A nova frota é de 28 unidades do modelo, que foram negociados na Carboni Iveco de Chapecó. Os brutos movidos a gás chegam para complementar uma frota composta em 70% por caminhões da marca Iveco na empresa. Esta decisão, segundo Gustavo Baldissera, presidente do Grupo Cetric, reforça o compromisso da empresa em reduzir as emissões de carbono e promover práticas ambientalmente responsáveis.
Novo S-Way NG, o bruto movido a gás natural da Iveco
Os pesados Iveco S-Way NG são fabricados sob encomenda na fábrica da Iveco em Sete Lagoas/MG. Na linha de produção utilizada para estes modelos, os brutos recebem motor FPT Cursor 13 de 460 cv, e cilindros com capacidade para 960 litros (240 m³) de gás natural ou biometano, sendo a opção que proporciona a maior autonomia dentre os veículos movidos a gás no Brasil. Quanto ao conforto e funcionalidades, não possui diferenças com o Iveco S-Way movido a diesel.
Segundo Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina, o S-Way NG faz parte da estratégia multi energética da marca. “Acreditamos muito no gás natural e biometano, como a melhor opção de transição do diesel para os combustíveis renováveis. Hoje, temos o S-Way NG e o Tector NG atuando em operações mistas e rodoviárias. Para as operações urbanas, a versão elétrica eDaily será nossa principal aposta”.
Grupo Cetric e Carboni Iveco: parceria de longa data
O Grupo Cetric aderiu ao Iveco S-Way NG para rodar pelo Brasil com um menor impacto ambiental, fazendo a sua parte para implementar soluções de sustentabilidade no dia a dia da empresa. Estas unidades complementam uma frota composta modelos a diesel, modelos híbridos e modelos Iveco 100% movidos a biometano. O objetivo, segundo Gustavo Baldissera, é seguir ampliando a frota para ter uma operação cada vez mais limpa e sustentável.
A negociação foi feita na Carboni Iveco de Chapecó. Sidnei Rosa, gerente de vendas da concessionária, comentou que “O Grupo Cetric tem por volta de 250 caminhões, dos quais quase 70% são Iveco. Além disso, a empresa tem 50 cotas de Consórcio Iveco para seguir complementando a frota, e 25 cotas de Caminhão a Gás. É um grande parceiro da Carboni, sendo uma empresa que acredita na marca Iveco e no nosso serviço de Pós Venda. Já é uma empresa de muito sucesso, e com certeza seguirá crescendo”.
Com isso, as empresas também aportam ao crescimento do projeto Rota Azul em Santa Catarina, por meio do incentivo para instalação de pontos de abastecimento de biometano ao longo da rodovia BR-282/470, impulsionando assim a ampliação do uso deste combustível no transporte nacional.
A premiação GIF (Gestão Integrada de Fornecedores) da BRF é um programa focado no modelo de gestão das empresas prestadoras de serviço de transportes. O programa tem como objetivo orientar o transportador a cumprir as atividades do dia a dia com um método de gestão focado em gerar oportunidades para o aumento da rentabilidade e o crescimento sólido e sustentável do negócio.
Para isso, a BRF incentiva treinamentos e capacitações para fortalecer a base de cada transportadora e garantir que o conhecimento e a cultura seja propagada para todos os colaboradores, incluindo a equipe de gestão e, é claro, os motoristas.
O programa é anual, e no final de cada ciclo é realizada uma premiação que avalia duas categorias principais: Processos e Resultados. A pontuação máxima é 1.000 (mil), sendo um máximo de 300 pontos para Processos, e um máximo de 700 pontos para Resultados.
Nesta ocasião, a Rodoviário Monte Sereno recebeu várias homenagens e subiu ao palco como destaque pelos pelos seguintes prêmios:
5° lugar no Ranking Geral do GIF BRF 2023.
2° lugar no Projeto PDCA o qual teve o tema: Desvios de Telemetria
Destaque entre as 3 melhores em Boas Práticas de Segurança e Sustentabilidade.
A transportadora agradece a toda a equipe de colaboradores pelos resultados alcançados. Sem o esforço de todas as áreas envolvidas nesta missão, nada disso seria possível. Parabéns a todos pelo excelente trabalho!
O IVECO eDaily recebeu mais um reconhecimento no setor vencendo o prêmio de ‘van elétrica inovadora do ano’ no Fleet News Awards de 2024, uma competição anual que celebra o melhor do setor automotivo no Reino Unido, de gestores de frota a fornecedores e fabricantes.
Um grupo de especialistas do setor elegeu o eDaily por suas inovações tecnológicas. O júri declarou que, do ponto de vista técnico, a IVECO é muito inovadora. Com o eDaily, a IVECO tem uma abordagem crucial que se assemelha à operação com vans a diesel, permitindo que todos os clientes considerem veículos elétricos uma opção, independentemente do cenário.
A linha Daily é a mais robusta entre os veículos comerciais leves. O eDaily possui os mesmos recursos, mas com zero emissões de carbono. Utilizando um chassi baseado em caminhões, o modelo totalmente elétrico proporciona uma capacidade de reboque de até 3,5 toneladas e até 4,6 toneladas de carga.
Uma inovadora configuração de bateria modular com três baterias (e agora com uma quarta disponível na cabine com chassi 72C, de 7,2 toneladas, com peso bruto, de 5.100 mm) permite um equilíbrio perfeito de carga útil e alcance. A característica intercambiável da bateria permite uma melhor flexibilidade de frota em casos de troca de funções de veículos. O eDaily leva mais operadores a considerar a eletrificação como uma opção, mantendo a essência do IVECO Daily, ao mesmo tempo em que possui o desempenho impressionante dos veículos elétricos.
Outra característica inovadora do eDaily é sua potência de bordo ePTO única de 50 kW. Sendo o único modelo do segmento no momento à venda a fornecer um ePTO de 50 kW, as aplicações de potência do veículo são amplas e capazes de alimentar carrocerias personalizadas a equipamentos essenciais.
A Iveco começará a produzir o caminhão S-Way com motor movido a gás em Sete Lagoas, MG, no último trimestre do ano, segundo afirmou Márcio Querichelli, seu presidente para a América Latina, durante entrevista para a Agência AutoData. O veículo terá capacidade para rodar com gás natural ou biometano, combustível escolhido pelo cliente após comprar o veículo: “A produção de 2024 já está toda vendida para um único cliente aqui do Brasil. Também temos outras negociações em andamento, mas ainda não posso revelar os pormenores”.
O presidente disse que a produção será realizada apenas após o pedido fechado, sem estoque do modelo, diferentemente do que acontece com o S-Way movido a diesel, que tem estoque. O caminhão será produzido na mesma linha dos movidos a diesel, pois a estrutura dos dois é praticamente a mesma.
Algumas mudanças, porém, precisaram ser feitas na fábrica: quando o S-Way movido a gás chega na parte de alimentação, é direcionado para uma linha paralela da plataforma que foi criada para realizar a instalação dos cilindros que armazenam o gás, que é a sua grande diferença na comparação com o modelo a diesel, que utiliza tanques tradicionais.
Com o S-Way movido a gás a Iveco completa o seu portfólio verde para o mercado brasileiro, com uma forte oferta em cada segmento, com furgão elétrico eDaily posicionado no mercado de leves e o Tector GN a oferta no segmento médio.
Mercado
Para 2024 a meta da Iveco é encerrar o ano com participação de mercado de dois dígitos, considerando todas as vendas a partir de 3,5 toneladas, patamar que já foi conquistado no ano passado, quando a empresa chegou a 10% de market share: “Para os próximos anos a nossa projeção é ainda maior: queremos chegar a uma participação de 15% a 20% no período de três a cinco anos”