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Fiat Pulse supera a marca de 150 mil unidades produzidas no Polo Automotivo de Betim

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Primeiro SUV da Fiat desenvolvido e produzido no Brasil, o Pulse chegou ao mercado brasileiro em outubro de 2021 com o objetivo de ampliar a linha de produtos da marca e fazer com que a Fiat ingressasse na categoria que mais cresce no País. O modelo vem cumprindo bem sua missão e acaba de atingir a marca de 150 mil unidades produzidas no Polo Automotivo de Betim (MG). Além de ser comercializado no Brasil, o veículo é exportado para 12 países da América Latina.

Graças ao seu design contemporâneo e tecnologia de ponta, o Pulse obteve rapidamente a preferência dos consumidores, posicionando-se como um dos B-SUVs mais desejados de sua categoria. Juntamente com o Fastback, contribui significativamente para o aumento das vendas da Fiat no segmento. Em 2024, até maio, a marca está na terceira posição do ranking de SUVs com 10,3% de segment share e 33.319 unidades vendidas.

Com ótima performance em todas as versões, o modelo pode ser equipado com três diferentes motorizações (1.3 Firefly aspirado, 1.0 Turbo 200 e 1.3 Turbo 270), dois tipos de câmbio (manual e automático CVT) e conta com as seguintes versões atualmente: Drive 1.3 MT, Drive 1.3 AT, Audace Turbo 200 AT e Impetus Turbo 200 AT. Vale dizer ainda que o Pulse foi escolhido para ser o primeiro SUV da Abarth no mundo e está disponível também no mercado brasileiro em uma versão sob a marca do escorpião.

Repleto de tecnologia, o Pulse se destaca por seu pacote ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) para mais segurança de seus ocupantes. O modelo conta com funções como a Comutação Automática dos Faróis, Aviso de Mudança de Faixa, Frenagem Autônoma de Emergência (AEB), Controle de Estabilidade e Tração (ESC) e Indicação de Frenagem de Emergência (ESS). Para completar, entre outros itens, traz ainda tela flutuante da central multimídia de 8,4 polegadas e 10,1 polegadas sensível ao toque. Ambas oferecem conectividade Android Auto e Apple CarPlay sem fio e recebem o Fiat Connect////Me, a plataforma de serviços conectados da marca.

Reconhecido também pela imprensa especializada, o Fiat Pulse já recebeu várias premiações. Em 2023, o veículo conquistou um troféu na Argentina como Auto/SUV Regional reconhecido pelos jornalistas da PIA (Periodistas de la Industria Automotriz) e no Brasil ganhou como Melhor Revenda pela revista Quatro Rodas e KBB como SUV Compacto, além de ter sido reconhecido como o SUV de Entrada com Maior Valor de Revenda pelo AutoInforme. Logo que foi lançado ainda recebeu prêmios como o Carro do Ano pela Autoesporte; SUV Compacto e Destaque da premiação do UOL Carros; Melhor Carro Nacional pelo Car Awards Brazil e SUV Compacto pelo Carsughi L’Auto Preferita.

Iveco quer CNH B para elétricos com PBT acima de 3,5 t

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Veículos elétricos são mais pesados do que modelos equivalentes com motor a combustão. O motivo é o peso das baterias pode variar de 20% a 30% do peso total do veículo. Assim, em modelos comerciais há perda de capacidade de carga. É o caso dos novos Iveco, nas versões furgão e chassi-cabine, com Peso Bruto Total de 4,2 toneladas. Porém, a Iveco está trabalhando para mudar isso.

Segundo a marca, já há um pedido, feito à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para mudar essa lei. Ou seja, o objetivo é permitir que motoristas com carteira nacional de habilitação de categoria B possam guiar veículos mais pesados, com rodado duplo e 4 t. Não por acaso, recentemente a Iveco lançou eDaily de 4 t no Brasil.

Atualmente, veículos acima de 3,5 t de PBT só podem ser guiados pelos motoristas profissionais. Ou seja, com CNH de categorias C e D, por exemplo. Assim, de acordo com a legislação brasileira, motoristas com CNH B podem guiar apenas veículos de passeio, como automóveis. Bem como modelos comerciais com PBT de até 3,5 t e rodado simples.

Mudança pode incluir veículos elétricos pesados

Segundo a Iveco, as conversas com o governo começaram em fevereiro deste ano. “É uma forma de incentivar o uso do utilitário elétrico na cidade. O empresário já faz um alto investimento no veículo. Porém, se ele tiver que investir em motoristas profissionais, o custo de operação encarece”, diz o presidente da Iveco América Latina, Marcio Querichelli.

Conforme o executivo, o tema também foi discutido com outras empresas por meio da Anfavea, que representa as fabricantes do País. “O tema é uma iniciativa da Iveco. Mas a Anfavea também participa dessa discussão junto ao governo”, afirma Querichelli.

No mesmo sentido, a Volvo pleiteia na Senatran a adição de 2 t no peso do eixo dianteiro dos caminhões elétricos pesados. Segundo a atual lei, esses caminhões têm 6 t de capacidade no eixo dianteiro. Porém, com a mudança será possível transportar quase que a mesma carga de um caminhão a diesel. Na prática, isso serviria como um incentivo para a compra do caminhão elétrico.

Brasil não incentiva veículo elétrico

No Brasil, não há incentivos financeiros para troca da frota com motores a combustão por outra menos poluente. Ou seja, diferentemente do que ocorre em outros países, como na Europa, por exemplo. Seja como for, tudo indica que essa mudança será anunciada em breve. A informação foi revelada ao Estradão pelo Secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

De acordo com ele, os testes em simuladores foram concluídos com sucesso. Portanto, o próximo passo é finalizar as avaliações práticas para, em seguida, dar continuidade ao processo de mudança da lei.

Fonte: Estradão

Carboni Iveco é membro Exclusive do Experience Club, programa de benefícios do Banco CNH

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Aqui na Carboni Iveco, trabalhamos com dedicação para oferecer vantagens exclusivas para os nossos clientes e a nossa equipe. Prova disso é a nossa classificação como membro Exclusive do Experience Club do Banco CNH, o banco da Iveco.

Neste ano, conseguimos nos manter na posição mais alta do programa graças aos bons resultados apresentados durante 2023 em quatro critérios de avaliação: Originação de negócios, Participação nos financiamentos, Cycle Time, e Participação em treinamentos. 

Estes critérios são pontuados anualmente pelo Banco CNH, e as concessionárias com os melhores resultados são incluídas em um seleto grupo de membros Exclusive. A Carboni Iveco já era parte deste grupo, e conseguimos manter esta classificação para 2024. 

Vantagens de ser uma concessionária Exclusive 

Este reconhecimento nos permite ter acesso a algumas vantagens de negócios com o Banco CNH e, assim, oferecer aos clientes benefícios exclusivos nas negociações. Por exemplo, contamos com incentivos exclusivos para campanhas de marketing, prioridade nos processos de análise e reanálise de créditos e prioridade nos processos de cadastro e formalização. Assim, podemos entregar mais agilidade nas negociações e oferecer um serviço de maior qualidade. 

A equipe da Carboni Iveco também sai ganhando com esta classificação da concessionária. Entre os benefícios voltados para o negócio interno, podemos contar com  um impacto direto no custo da taxa de Wholesale, além de ter tratamento diferenciado e exclusivo com as áreas de marketing, financeira, jurídica e de operações do Banco CNH, bonificação nas premiações de campanhas de vendas, entre outras vantagens. 

Ser membro Exclusive do Experience Club é um orgulho para a Carboni, já que este grupo representa as concessionárias que mais se dedicam em importantes aspectos do negócio, promovem o crescimento de toda a cadeia Iveco, e buscam superar os desafios com soluções eficientes ano a ano. Esta classificação coloca a Carboni Iveco no topo do ranking, entre as concessionárias de alta performance a nível nacional. 

Estamos muito felizes com este resultado. Esperamos continuar fazendo o melhor trabalho para manter esta posição, e assim oferecer benefícios para o nosso time de vendas e para os nossos clientes, que são quem fazem estes resultados serem possíveis. Continuamos trilhando o caminho do sucesso junto com o Banco CNH, de mãos dadas para o futuro! 

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Daily elétrico recebeu R$100 milhões de investimento da Iveco

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A Iveco destinou R$ 100 milhões para trazer a versão elétrica do Daily para o Brasil. Segundo o presidente da montadora para a América Latina, Márcio Querichelli, os recursos são complementares ao ciclo de investimentos de R$ 1 bilhão em curso na operação e serão aplicados nos testes do novo veículo, na regionalização e capacitação da rede.

“O aporte será gasto de 2024 a 2026 e regionalizaremos o produto. No primeiro momento estarmos importando da Itália. Existe uma expectativa de trazer para o Brasil a produção tanto da bateria, quanto do caminhão.”

Serão três versões do Daily elétrico, uma furgão e duas chassi-cabine neste primeiro momento. Elas serão vendidas a partir de R$ 549 mil, já com o carregador incluso, mas inicialmente apenas nas regiões metropolitanas de São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG).

Com uma plataforma de chassi modular, as versões do eDaily têm peso variando de 4,2 a 7,2 toneladas. Sua tração traseira e baterias escaláveis permitem uma potência de 100 a 140 kW.

O modelo tem autonomia que varia de 110 quilômetros a 300 quilômetros. “As baterias são modulares e há opção de equipar o veículo com uma a três baterias”, disse o diretor marketing e desenvolvimento de rede, Carlos Fraga.

Segundo a Iveco, o e-Daily vem equipado com a tomada de carregamento frontal (carregador on board), que torna possível a utilização de carregadores AC off board. Este conversor inteligente é responsável por transformar a corrente alternada em corrente contínua, alimentando a bateria do veículo. Completam o portfólio o carregador portátil “Cabo”, o carregador de parede “Wallbox” e o carregador rápido “Fast Charger”.

Custos fixos do Daily elétrico como argumento de venda

A bateria, inclusive, é produzida pela FPT e, segundo a montadora, tem uma longevidade de até 10 anos em condições normais de operação do veículo.

“Vamos ter uma garantia de até 200 mil quilômetros para a bateria para veículos com dois a três equipamentos e de 100 mil km, para o modelo com uma bateria.”

Segundo o diretor de pós-vendas da marca, Bernardo Brandão, esse modelo elétrico promete redução de custos de até 65% em relação à versão diesel.

“Os intervalos de manutenção são até duas vezes maior que o Daily com motor de combustão. Além disso, o veículo tem um plano de manutenção de 60 meses”, disse o executivo.

Primeiro lote já foi todo direcionado

O primeiro lote do Iveco Daily elétrico no Brasil, com 26 unidades – dentro da cota isenta do importo de importação -, foi usado para a fase final de validação no país e para atender à demanda de diferentes clientes. No segundo semestre está previsto um novo lote com 24 veículos para totalizar 50 no ano.

TECTOR: O CAMINHÃO IVECO PARA TODAS AS MISSÕES

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Se você está procurando um caminhão capaz de enfrentar os desafios da construção civil, transporte de minérios e até operações canavieiras ou madeireiras, o IVECO Tector se destaca como uma escolha robusta e versátil. Projetado para atender a uma ampla gama de necessidades, esse caminhão combina força e flexibilidade, tornando-o ideal para diferentes finalidades. Com uma reputação estabelecida por sua durabilidade e desempenho confiável, o Tector é um parceiro valioso nos setores mais exigentes.

Recentemente, o IVECO Tector se reapresenta com inovações significativas no segmento de médios e semipesados. As novidades vão desde melhorias no design e conforto da cabine até avanços tecnológicos que aumentam a eficiência e a segurança. Estas atualizações são projetadas para elevar a experiência do usuário e a performance operacional, tornando o Tector ainda mais competitivo em um mercado que demanda veículos que combinem eficácia com sustentabilidade e economia.

Convidamos você a continuar lendo para descobrir mais sobre as características renovadas do Novo IVECO Tector e como ele pode contribuir para a eficiência e sucesso de suas operações. Continue!

DESCUBRA O IVECO TECTOR: ROBUSTEZ E VERSATILIDADE PARA TODOS OS CAMINHOS

O IVECO Tector é mais do que apenas um caminhão; é uma solução multifuncional projetada para atender às exigências de uma variedade de rotinas de trabalho. Seja pelo caos das zonas urbanas, cruzando longas distâncias rodoviárias, enfrentando os desafios de terrenos off-road ou sendo empregado em aplicações vocacionais específicas, o Tector se destaca por sua adaptabilidade. Esta versatilidade faz dele uma escolha excelente para qualquer tipo de missão, demonstrando sua capacidade de lidar com desafios que as estradas ou os caminhos menos percorridos possam apresentar.

O IVECO Tector é construído sobre uma fundação de robustez, conforto e sustentabilidade, integrando tudo o que os profissionais do transporte valorizam: eficiência de motor, facilidade de manutenção, e uma experiência de condução superior que não compromete a segurança. Cada aspecto do Tector foi pensado para apoiar o empreendedorismo e potencializar negócios, tornando-o o parceiro ideal para o dia a dia, especialmente para aqueles que enfrentam longas horas ao volante em condições desafiadoras. Independentemente da tonelagem, o Tector se mostra acessível a todos os públicos, ressaltando a filosofia da IVECO de fornecer um veículo que se adapta não apenas às necessidades empresariais, mas também às exigências pessoais dos motoristas. Este caminhão não apenas atende a diversas demandas operacionais, mas também promove uma condução eficiente e econômica, estabelecendo-se como uma peça fundamental no cenário atual de veículos comerciais.

CONFORTO E DESIGN: A EXPERIÊNCIA APRIMORADA DE DIRIGIR UM TECTOR

O IVECO Tector redefine a experiência de dirigir através de melhorias significativas no conforto e no design interior. Um dos destaques dessa renovação é o novo design dos bancos, que agora incluem espuma de alta qualidade e opções de ajuste de altura, permitindo que cada motorista encontre a posição ideal de condução. Além disso, a nova trava de rebatimento do banco biposto facilita a adaptação do espaço interno, melhorando tanto o conforto quanto a funcionalidade do veículo.

A climatização também recebeu atenção especial no novo Tector. O caminhão agora vem equipado com um climatizador integrado, similar ao encontrado no modelo S-Way, que elimina a necessidade de um reservatório remoto. Este sistema moderno não só melhora a eficiência do ar-condicionado, mas também reduz os custos de manutenção e aumenta a durabilidade do sistema, oferecendo um ambiente sempre agradável, independentemente das condições externas.

O interior do Tector foi igualmente aprimorado com novos revestimentos, disponíveis em opções de teto baixo e alto. O foco foi não apenas em reduzir custos e melhorar a qualidade, como resolver questões anteriores de infiltração de água, mas também em unificar a paleta de cores internas, adotando um tom bege elegante e coeso, similar ao utilizado no S-Way.

Esse esforço para padronizar e elevar a qualidade estética interna também se reflete no novo design dos compartimentos superiores, que oferecem mais espaço e praticidade para os motoristas. Essas atualizações transformam a cabine do Tector num espaço mais funcional e confortável, demonstrando o compromisso da IVECO com a excelência em todos os aspectos de seus caminhões.

ADEQUAÇÕES TÉCNICAS: APRIMORAMENTO EM SEGURANÇA

Para elevar os padrões de segurança e conformidade, o IVECO Tector introduz significativas atualizações técnicas em sua mais recente iteração. Essas mudanças não só atendem às rigorosas normas legislativas, mas também reforçam o compromisso da IVECO nesse quesito e a inovação no design de seus caminhões.

INOVAÇÕES FRONTAIS E ILUMINAÇÃO APRIMORADA

Uma das alterações mais notáveis é a nova grade frontal, que agora inclui o sistema DRL (Farol de Luz Diurna) e defletores laterais. Esse sistema de iluminação é projetado para aumentar a visibilidade do veículo durante o dia, melhorando a segurança para o motorista e outros usuários da estrada.

A nova grade não apenas atende à legislação que entra em vigor a partir de janeiro de 2024, mas também reflete a identidade visual da marca, alinhando-se com as linhas estéticas dos modelos Daily e S-Way. Além disso, o design inclui um defletor lateral especificamente desenvolvido para o Tector, melhorando a aerodinâmica e a eficiência do veículo.

MELHORIAS NO PARA-CHOQUE E ACESSO À CABINE

O Tector também recebeu um novo para-choque adaptado às versões de cabine curta (9t e 11t) e um degrau redesenhado para facilitar o acesso à cabine. Essas melhorias não apenas proporcionam uma estética mais robusta e alinhada ao design geral do caminhão, mas também aumentam a segurança, com tampas de fixação mais resistentes que minimizam riscos de desprendimento em movimento.

O novo degrau, disponível também para a versão de 15t, garante um acesso mais seguro e confortável para o motorista e passageiros, destacando a atenção da IVECO aos detalhes que impactam diretamente na operação diária.

ADIÇÃO DE FAROL DE NEBLINA

Complementando as medidas de segurança, os faróis de neblina foram adicionados às versões de cabine curta, oferecendo melhor visibilidade em condições adversas, como neblina e chuvas intensas. Esses faróis são essenciais para manter a visibilidade e a segurança em situações climáticas desafiadoras, garantindo que o Tector esteja equipado para enfrentar qualquer condição de estrada.

Convidamos você a descobrir pessoalmente como o IVECO Tector pode transformar a eficiência e a segurança das suas operações. Não perca a oportunidade de melhorar sua frota com um caminhão que está na vanguarda da tecnologia e do design.

Entre em contato com um consultor Carboni IVECO hoje mesmo e veja como o Tector pode ser adaptado às suas necessidades específicas, garantindo que você esteja sempre à frente no mercado. Venha explorar todas as possibilidades e iniciar uma nova jornada de sucesso com o IVECO Tector.

Fiat Fastback recebe prêmio de Menor Custo de Uso em SUVs Compactos pela Quatro Rodas

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A Fiat é responsável pelos modelos mais comercializados do país em diferentes segmentos. E não é somente pelo resultado de vendas que os veículos da marca são reconhecidos, destacando-se também quando o assunto é custo de posse. O Prêmio Menor Custo de Uso 2024, realizado pela Quatro Rodas, apontou quatro produtos da Fiat entre os melhores de suas categorias em um levantamento que considera combustível, manutenção e seguro anual.

Campeão entre os SUVs compactos, o Fiat Fastback T200 Flex adiciona este reconhecimento aos detalhes que faz do modelo um verdadeiro sucesso: a melhor combinação de design, performance, segurança e tecnologia em um SUV coupé.

Referência no segmento de picapes, a Fiat foi reconhecida com a Strada, veículo mais vendido do Brasil, e a Toro, que ocuparam a segunda e a terceira colocação na categoria de Picapes com a Strada Endurance 1.3 CP e Toro Freedom 1.3 Turbo Flex, respectivamente. Líderes de segmento as picapes demonstram também a competitividade no custo de manutenção.

Para completar, o Fiat Mobi, hatch da marca que figura entre os 10 veículos mais vendidos do país, foi considerado como um dos modelos com menor custo de uso na categoria em sua versão Like 1.0. Desde 2016, o Mobi é um exemplo de carro democrático e isso se aplica também nos quesitos avaliados pela publicação para a premiação.

Criado em 2017 pela Quatro Rodas, o Prêmio Menor Custo de Uso surgiu a partir de uma reportagem baseada na pesquisa sobre quais carros pesam menos na renda do brasileiro, e segue reconhecendo diferentes modelos ao longo dos anos.

Iveco Daily Vetrato: conforto, durabilidade e versatilidade para o seu negócio

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O Iveco Daily Vetrato é a van da Iveco com mais vantagens da categoria. Aliando conforto, versatilidade de implementação, potência de motor, economia, durabilidade e acessibilidade, este modelo é a opção certa para levar o seu negócio adiante, seja em transporte de passageiros ou outros serviços.

O modelo está disponível em duas versões: Daily Vetrato 45-160 e Daily Vetrato 50-180. Confira abaixo as suas principais características. 

Iveco Daily Vetrato 45-160: versatilidade e potência de motor 

O Daily Vetrato 45-160 Vetrato é um veículo único, que combina a robustez de um caminhão, com o conforto de uma van. O modelo traz a maior potência da categoria, com 170 cv e 400 Nm de torque. O motor é um FPT de 3L Turbo Intercooler a diesel, que entrega maior força, e uma faixa de torque de 1250 rpm a 2900 rpm. 

A transmissão é manual de seis marchas, que aliado ao motor exige menos troca de marchas e menos giros para movimentar o veículo. Junto ao design ergonômico da cabine, o Daily Vetrato entrega o mesmo conforto de estar dirigindo um automóvel.

Além disso, esta versão do Daily Vetrato traz um PBT de 4,3 toneladas, o maior da categoria. Em relação ao design, o modelo é ergonômico, confortável e espaçoso, com um salão alto e largo. 

Uma característica importante é que quando implementado para o transporte de passageiros, o Daily Vetrato traz um recurso único de acessibilidade: a poltrona móvel. Com este recurso, os passageiros com necessidades especiais ou mobilidade reduzida podem embarcar na van com mais segurança e conforto.

Iveco Daily Vetrato 50-180: maior espaço e capacidade de carga

Esta é a versão Minibus do Daily Vetrato. O motor de 170cv é mantido, mas este modelo traz maior espaço interno, maior capacidade de carga útil e maior PBT técnico, com 5,3 toneladas. 

O salão é mais alto e largo, com um volume de 16m³, permitindo transportar mais pessoas, ou implementar outras configurações de acordo com a necessidade da sua empresa. Em relação às funcionalidades e conforto, traz todos os mesmos recursos que o Daily Vetrato 45-180, incluindo a possibilidade de instalação da poltrona móvel.

As duas versões vêm com janelas no formato van ou Minibus e têm predisposição para serem implementadas para o transporte de pessoas, com capacidade homologada total de 17 a 20 passageiros, além do motorista. Porém, o espaço interno também pode ser configurado como você preferir, como serviços de ambulância, postos de atendimento móveis, entre outras aplicações. 

Versatilidade para a sua empresa

Como já comentamos, o Daily Vetrato vem preparado para ser implementado como uma van, mas não vem equipado de fábrica. Isto permite que você tenha total liberdade para configurar a parte interna do veículo como quiser para as operações da sua empresa. O modelo oferece uma grande diversidade de configurações e versatilidade para você personalizar e customizar como o seu negócio pede.

Quanto aos recursos de conforto, durabilidade e segurança, o Daily Vetrato tem tração traseira e carroceria sobre chassi, o que garante uma maior vida útil do veículo. Também vem equipado com air bag, trio elétrico, ABS + EBD, alternador de 210A, e sistema pronto para ar-condicionado. Quanto à tecnologia, os dois modelos trazem computador de bordo e piloto automático de fábrica, além de teto alto e janelas corrediças no salão. 

Conheça o Iveco Daily Vetrato de perto 

A linha Iveco Daily Vetrato é garantia de conforto, versatilidade, lucro para o operador, e praticidade e segurança para os passageiros. Quer saber mais? Venha conhecer o Daily Vetrato na Carboni Iveco mais perto de você, ou fale com a gente direto pelo Whatsapp

Foton e Iveco anunciam exploração conjunta de futuras sinergias

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Em 4 de junho de 2024, a Foton e o Grupo Iveco assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) em Pequim, China, para explorar a cooperação no campo de veículos elétricos e componentes, com o objetivo de expandir conjuntamente para os mercados europeu e sul-americano.

A cerimônia de assinatura foi acompanhada pelo presidente da Foton, Chang Rui, e pelo CEO do Grupo Iveco, Gerrit Marx.

Exploração conjunta de novos empreendimentos

Como uma das principais fabricantes de veículos comerciais da China, a Foton tem o compromisso de promover a inovação e o desenvolvimento no setor automotivo.

Essa parceria fará com que as duas partes explorem conjuntamente a comercialização de um furgão elétrico para a Europa e a América do Sul, na categoria mais leve de até 3,5 toneladas de peso bruto, utilizando os canais de vendas da Iveco.

A expectativa é que a van tenha um impacto positivo nas cadeias de suprimentos regionais e locais nesses mercados.

A Iveco, a marca de veículos comerciais do Grupo Iveco, é especializada no projeto, fabricação e venda de caminhões pesados, médios e leves.

Para o Grupo Iveco, a promoção da eletrificação de veículos comerciais leves e o aumento da gama de veículos elétricos com GVW de até 3,5 toneladas é uma estratégia importante, e a colaboração com a Foton garantirá a disponibilidade de um modelo de furgão dentro dessa gama de veículos.

A assinatura do MOU também abre as portas para novas discussões sobre colaboração entre as duas partes. Isso inclui a possível localização de atividades na Europa e na América do Sul, a ser avaliada futuramente.

As oportunidades de suprimento entre o Grupo Iveco e a Foton, inclusive por meio da marca de trem de força do Grupo Iveco, a FPT Industrial, também serão discutidas.

Fiat segue líder de mercado e Strada retoma posição de veículo mais vendido do Brasil em maio

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Em mais um mês, a Fiat liderou o mercado brasileiro. Em maio, a marca conquistou 21% de market share e 38.686 veículos emplacados, o que corresponde a 11 mil unidades a mais do que o segundo colocado. A marca ainda apresentou um crescimento de 0,9 p.p. em participação de mercado comparado ao mês anterior. Como se não bastasse, a Strada também garantiu a posição número um do pódio no quinto mês do ano com 6,0% de market share, retomando a liderança.

A Fiat encerrou o mês com três modelos entre os dez mais vendidos. Em primeiríssimo lugar, a Strada registrou 10.973 veículos vendidos. O Mobi ficou na sexta colocação, com 6.148 emplacamentos, enquanto o Argo alcançou a nona posição, com 5.552 unidades comercializadas. Vale destacar ainda o resultado da Fiat Toro em maio. A SUP (Sport Utility Pick-Up) da Fiat garantiu a maior participação no mercado em geral desde agosto de 2023, com 2,3%, e em seu segmento desde setembro do mesmo ano, com 44,2%, e ainda liderou entre as C e D picapes com 4.313 unidades vendidas.

Entre os diferentes segmentos, a marca também obteve destaque, conquistando a liderança em três deles: o de picapes com 15.546 unidades vendidas e 42,6% de segment share; o de vans com 1.274 veículos comercializados e 31,3% da fatia do segmento e o de hatches com 11.704 emplacamentos e 24,5% de participação.

“A retomada da liderança pela Strada tanto no mês quanto no ano mostra a força da Fiat e reforça toda a tradição e qualidades da picape que é tão desejada pelo mercado. Também seguimos nos destacando em diversos segmentos. Para completar, a marca manteve o topo do pódio em maio e no acumulado do ano. Ocupamos o primeiro lugar em 2021, 2022 e 2023 e queremos manter essa posição também este ano”, comenta Herlander Zola, vice-presidente sênior de Operações Comerciais da Stellantis no Brasil e de Veículos Comerciais Leves (LCV) para América do Sul.

Acumulado do ano

Quando o assunto é acumulado do ano, a marca também faz bonito e repete o sucesso. Com 20,8% de market share e mais de 182.294 veículos emplacados, a Fiat garante a liderança absoluta do mercado brasileiro em 2024. Além disso, segue com três modelos no ranking dos dez mais vendidos do ano, com Strada na liderança com 49.050 veículos comercializados, Argo na quinta posição com 32.204 emplacamentos e Mobi, logo em seguida, na sexta colocação com 26.233 unidades vendidas.  Vale dizer ainda que a marca é a número um em diferentes segmentos, como o de hatches, com 23,5% deste mercado, picapes com 39,4% de segment share e vans com a fatia de e 38,6%.

O Futuro Sustentável do Transporte: A Ascensão dos Caminhões Eco-Friendly

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Fala, amigo(a) do trecho! Nos últimos anos, temos acompanhado as diversas mudanças do setor de transportes, sobretudo em relação a práticas mais sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente. Por isso, hoje vamos falar sobre os chamados caminhões eco-friendly, que vêm ganhando destaque como uma solução que promete tornar o transporte de cargas mais verde e eficiente. Já ouviu falar nesse termo?

Então vem com a gente que, no texto de hoje, vamos aprender mais sobre a importância dessa novidade do mercado, seus benefícios ambientais e econômicos, o papel das tecnologias na logística e o futuro do transporte de cargas sustentável. Então, embarque nessa jornada para aprender mais sobre essa novidade.

O QUE SÃO CAMINHÕES ECO-FRIENDLY E POR QUE SÃO TÃO IMPORTANTES?

O nome em inglês pode parecer estranho para algumas pessoas, mas o termo eco-friendly nada mais é do que uma coisa que é amigável ao meio ambiente, em tradução literal. Ou seja, algo que é sustentável, “verde”, ecológico e consciente.

Sabendo desse contexto, fica mais fácil de entender o que são os caminhões eco-friendly. Eles também são conhecidos como veículos ecológicos e projetados para minimizar o impacto ambiental durante sua operação.

Essa nova categoria de brutos é equipada com motores elétricos ou até mesmo outras fontes de energia renovável, como gás ou célula de hidrogênio. Isso ajuda a reduzir significativamente as emissões de gases poluentes em comparação com os veículos tradicionais movidos a combustíveis fósseis, como diesel e gasolina. Além disso, os caminhões eco-friendly geralmente incorporam tecnologias avançadas de eficiência energética e aerodinâmica para maximizar sua economia de combustível.

QUAIS OS BENEFÍCIOS AMBIENTAIS?

Uma das principais vantagens dos caminhões eco-friendly é o impacto positivo na redução da emissão de gases poluentes. Alguns dos “vilões” da qualidade do ar são o dióxido de carbono (CO2) e óxidos de nitrogênio (NOx) que, apesar da legislação que incentiva o uso da tecnologia para sua redução, e até o uso do Arla 32, ainda são um grande problema para a população.

Essas emissões são uma das principais causas do aquecimento global e da poluição do ar, contribuindo para problemas de saúde pública e danos ambientais. Por isso, ao optar por caminhões eco-friendly, as empresas de transporte podem ajudar a minimizar esses impactos negativos e promover um ambiente mais limpo e sustentável para todo mundo.

ECONOMIA QUE VAI ALÉM DA SUSTENTABILIDADE

E não é só a natureza que aproveita os benefícios dessa tecnologia! Afinal, o bolso também agradece, já que esse tipo de caminhão também pode oferecer vantagens econômicas significativas.

Embora o custo inicial de aquisição possa ser mais alto do que o dos veículos tradicionais, os caminhões ecológicos geralmente têm custos operacionais mais baixos a longo prazo, além da diferença de valor entre os combustíveis “verdes” em comparação ao diesel. Isso acontece principalmente por causa da economia de combustível, uma vez que esses veículos têm custos de energia mais baixos em comparação com os combustíveis fósseis.

Outro ponto que vale a pena ser destacado é que os motores elétricos possuem menos peças móveis e exigem menos manutenções preventivas e corretivas em comparação aos motores a diesel, reduzindo os custos com reparos e peças de reposição.

O PAPEL DAS TECNOLOGIAS VERDES NO TRANSPORTE SUSTENTÁVEL

Em um país como o Brasil, no qual o principal meio de transporte é o rodoviário, sobretudo para a distribuição e logística, os caminhões eco-friendly são uma aposta ainda mais interessante.

Neste cenário, as tecnologias verdes desempenham um papel fundamental na transformação do setor de transportes em direção a práticas mais sustentáveis que terão impacto direto sobre o meio ambiente e as pessoas.

Entre as inovações mais promissoras estão os veículos a gás natural e, principalmente, os sistemas de propulsão elétrica e híbrida, que permitem que os caminhões funcionem com energia limpa e renovável.

Além disso, também é importante pensar em outras soluções de logística verde, como rotas otimizadas e veículos compartilhados. Essas alternativas podem reduzir ainda mais as emissões e os custos operacionais. Com isso, as empresas não só melhoram sua eficiência operacional, como também reduzem seus impactos, a chamada “pegada ambiental”.

O FUTURO DO TRANSPORTE DE CARGAS COM CAMINHÕES ECO-FRIENDLY

Quando pensamos no futuro do transporte, sobretudo quando falamos em cargas, ele parece cada vez mais verde e sustentável, com os caminhões eco-friendly desempenhando um papel central nessa transformação

Principalmente porque grandes empresas têm buscado soluções mais sustentáveis para transportar sua produção e minimizar seu impacto no meio ambiente em toda a cadeia produtiva. E quanto mais a demanda por soluções de transporte sustentável cresce, mais vamos ver os avanços no desenvolvimento desses veículos, como por exemplo:

  • Melhorias na autonomia da bateria;
  • Tempos de recarga mais rápidos;
  • Desenvolvimento de infraestrutura de carregamento mais ampla.

Outro ponto importante para que essa novidade fique cada vez mais comum e acessível no mercado, é a implementação de políticas governamentais e projetos de lei favoráveis que estimulem a adoção de caminhões eco-friendly, como incentivos fiscais e subsídios.

AS SOLUÇÕES ECO-FRIENDLY DA IVECO

De olho no transporte do futuro, a IVECO está investindo na criação, desenvolvimento e produção de veículos eco-friendlys. Dentre os nossos veículos sustentáveis sustentáveis com combustíveis alternativos, apresentados na última Fenatran, está um caminhão pesado movido a gás natural.

Estamos falando do S-Way NG 460, que tem autonomia de 500 quilômetros em um único abastecimento e redução de até 95% das emissões de CO2.

Para o segmento de leves, foi apresentado o e-Daily. O caminhão de pequeno porte é o primeiro a ser movido totalmente a eletricidade. Seu rendimento depende do número de células de bateria e do peso da carga transportada. Atualmente, nossa meta é que até o ano de 2040 possamos oferecer veículos zero carbono em todo o mundo.

NOVOS CAMINHOS, POR UM FUTURO MELHOR 

Como vimos no texto de hoje, os caminhões eco-friendly representam o futuro do transporte de cargas sustentável e a IVECO está saindo na frente, como a única montadora a oferecer um portfólio 100% verde, dos leves aos pesados.

Com seus benefícios ambientais, econômicos e tecnológicos, esses veículos estão se tornando uma escolha cada vez mais interessante não só para empresas de transporte, mas também para os próprios caminhoneiros e o meio ambiente.
Os caminhões eco-friendly ajudam a reduzir sua pegada ambiental, economizar dinheiro e promover um futuro mais limpo e saudável para todos. E você, o que acha dessa tecnologia? Compartilhe com a gente!

 

Fonte: Blog da Iveco